Parem de desperdiçar alimentos!

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 23 de abril de 2018

Para a equipe do Papo de Gordo, comida é coisa séria! Por isso, a gente não poderia ficar de fora da campanha mundial Stop Food Waste Day – Salve o Alimento!

O dia D está marcado para 27 de abril e mais de 10 países, entre eles Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Japão e Austrália, terão ações que visam diminuir o desperdício de alimentos e mostrar a importância do aproveitamento completo em receitas saudáveis e sustentáveis. A meta global é reduzir 50% do desperdício até 2030.

Os números do desperdício

Se você ainda não se ligou da importância desse assunto, saiba que o Brasil ocupa o 10º lugar no ranking dos países que mais desperdiçam alimentos.

De acordo com dados da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, 28% dos alimentos se perdem no processo de produção agrícola e mais 28% são jogados no lixo após chegarem às casas dos consumidores. No mundo, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de comida são descartadas por ano, enquanto quase 800 milhões de pessoas passam fome.

Faça a sua parte

O primeiro passo para a conscientização é a informação. Por isso, não deixe de visitar o site stopfoodwasteday.com.br para conhecer mais sobre a campanha Stop Food Waste Day – Salve o Alimento! Ao acessar, você descobrirá que a campanha está em seu segundo ano em âmbito global e é o primeiro que vem ao Brasil. Em 2017, Estados Unidos, Inglaterra e Austrália promoveram ações com o objetivo de educar e potencializar a mudança em relação ao desperdício que impacta o mundo.

Outra maneira é colocando em prática estas receitas de alimentos funcionais. Elas estão disponíveis na área do site da campanha que ensina como usar frutas, legumes e verduras em sua totalidade, além dar dicas para o aproveitamento de cascas e talos.

O movimento no Brasil

A embaixadora da campanha no Brasil é a Dra. Valéria Paschoal, Nutricionista e Diretora da VP – Centro de Nutrição Funcional, que também é coordenadora e professora de diversos cursos de nutrição funcional em várias cidades, e autora de livros sobre o assunto.

A campanha é promovida pelo Grupo Compass, líder mundial em serviços de alimentação e suporte do mundo, com atuação em mais de 55 países. No Brasil, acontecerá por meio da GRSA |Compass, que é responsável pela alimentação diária de mais de dois milhões de pessoas em todo o país. Como parte da ação, a empresa oferecerá a seus clientes o Teaching & Kitchen que, a partir do dia 27 de abril, dará aulas sobre como evitar o desperdício no dia a dia, com receitas que utilizam alimentos em sua totalidade como, por exemplo, talos e cascas, que seriam considerados sobras.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *