Atletas profissionais dão dicas para sair da rotina nos treinos

Gordo Convidado
@papodegordo

Publicado em 05 de junho de 2019

Os atletas de alto rendimento costumam ser referência quando o assunto é saúde e desempenho. Com treinos e rotinas bem definidos, esses profissionais podem se transformar em um bom modelo para quem busca algumas dicas ou metas nos exercícios diários. Apesar de terem objetivos diferentes, é possível ter bons aprendizados com alguns nomes do esporte nacional e internacional.

Pensando nisso, o Papo de Gordo separou três atletas, de esportes completamente diferentes para analisarmos um pouco melhor a rotina de treino deles. Escolhemos duas brasileiras, a ex-medalhista olímpica Adriana Behar e a melhor jogadora de futebol do mundo Marta, como representantes nacionais. Já o atleta estrangeiro escolhido foi o ciclista britânico Chris Froome, tetracampeão do Tour de France.

Adriana Behar

Mesmo já estando aposentada, a ex-jogadora de vôlei é uma das principais referências no mundo esportivo devido a uma carreira recheada de conquistas. São mais de 18 títulos em quase 15 anos de carreira profissional, cujo auge foram as duas medalhas de pratas conquistadas em Olimpíadas, jogando ao lado de Shelda Bede.

Adriana contou em entrevista para o Globoesporte que a rotina como atleta sempre teve uma disciplina extrema, principalmente na dieta e no treino. Ela acordava cedo, treinava pelo período da manhã e fazia um almoço antes de um descanso de algumas horas. A parte da tarde era parecida com a da manhã, tendo treinos intensos e já planejados. Ou seja, a antiga campeã é uma referência quando o assunto é disciplina, dedicação e comprometimento.

Essas são características essenciais para quem está começando a treinar, principalmente pensando em objetivos maiores. A preparação mental pode ser, algumas vezes, mais importante que a física. Outro aspecto importante da rotina da atleta é a alimentação, que ela afirma manter em dia até hoje. Suplementos, vitaminas, carboidratos saudáveis e proteínas são ajudantes essenciais na rotina de qualquer atleta, seja amador ou profissional.

Chris Froome

O britânico é o único homem da lista, porém é uma boa referência para quem busca inspiração e dicas. Com 33 anos, ele é um dos maiores ciclistas de todos os tempos. Já venceu o Tour de France quatro vezes (2013, 2015, 2016 e 2017) e possui mais de 30 títulos individuais na carreira. Além disso, ele também já conquistou duas medalhas olímpicas. Atualmente, ele possui um contrato de mais de US$ 5 milhões anuais com o Team INEOS.

Pelo ciclismo ser um esporte com grande gasto físico, Froome precisa de uma rotina muito forte para se manter em alto rendimento. Em entrevistas, o atleta conta que o treino sempre foi a coisa mais importante na carreira. Não existe motivo para não treinar, independentemente da situação. Assim, a principal dica que podemos ter com o atleta é a importância de separarmos algumas horas da nossa rotina diária para alguma atividade física. Por mais que trabalhos e outras tarefas sejam importantes, separar algumas horas para um esporte é uma garantia de saúde.

Além disso, Froome também conta que realizar treinos diferentes também ajuda a rotina ficar menos chata, transformando o treino em algo diferente e até com mais dificuldade. É a esperança para o atleta conseguir fazer mais uma temporada com títulos, principalmente no Tour de France. Ele é o principal favorito na disputa, como mostram os dados do portal da Betway. No dia 22 de abril, ele tinha 38,2% de chance de vitória, deixando para trás os rivais Geraint Thomas e Tom Dumoulin.

Marta

A carreira da jogadora não precisa ser explicada, já que os seis prêmios de melhor do mundo da FIFA falam por si só. Com 33 anos, a brasileira chega em 2019 como uma referência no esporte brasileiro e mundial. São mais de 160 gols em menos de 200 jogos disputados, com uma média de impressionar qualquer um. Além disso, Marta também possui na conta cerca de 28 títulos profissionais, como mostram os dados de reportagem feita pela ESPN Brasil.

O principal segredo da atleta é a disciplina e o foco para evitar qualquer coisa fora da curva. Marta mantém uma rotina de acordar cedo, dormir cedo e evitar qualquer alimentação gordurosa ou mais adocicada. Ela afirma que nas refeições o mais importante é ter frutas e salada para matar a fome. Além disso, é preciso respeitar o compromisso que tem com o corpo, estando sempre 100% para os jogos e treinos que realiza.

Com o final de carreira se aproximando, Marta ainda sonha com a conquista de um título mundial com a Seleção Brasileira. A Copa do Mundo na França, que acontece este ano, pode ser a última chance. Porém, a maior atleta de futebol do mundo pode ser sim uma referência para ser alguém mais saudável e dedicado. É o principal ensinamento que todos estes atletas de alto nível passam.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *