Fechando o ciclo árabe: Kebab

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

29/04/2010 - 10 COMENTÁRIOS

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soares

A receita de hoje nos foi gentilmente enviada pela kebaberia Magid e serve para encerrarmos esse nosso pequeno passeio pela culinária do Oriente Médio (ou inspirado nela) que começou com a bela receita de arroz com damascos, há duas semanas, complementada na última quinta-feira pela receita muito descomplicada do kafta que, aliás, será a base do nosso kebab.

Originário da Turquia e muito comum na Grécia e na costa do Mediterrâneo, o kebab em sua forma orginal é um mix de carnes e vegetais montados em um grande espeto vertical giratório, instalado em uma churrasqueira. Normalmente os vendedores montam o lanche retirando, com uma faca grande e bem afiada, lascas de carne e vegetais deste espeto (para os moradores de São Paulo, o kebab em sua forma mais tradicional, lembra muito o famoso churrasco grego que, aliás, é uma variante do kebab).

O kebab como normalmente oferecido na Turquia e Grécia

É claro que na receita de hoje não vamos montar o prato com toda essa complexidade. Faremos uma versão mais simples tomando como ingrediente principal do recheio os kaftas que já aprendemos a fazer. De lambuja você também irá aprender a preparar a famosa pasta  babaganuche.

Rápido e simples, o kebab pode ser usado como um lanche da tarde num final de semana preguiçoso ou até mesmo como uma opção mais leve para um jantar ou almoço tradicional.

Então, chega de enrolação e vamos à receita!


Kebab Abud (receita kebaberia Magid)

Ingredientes (kebab):
Pão sírio – 01 Unidade, Kafta – 01 unidade, Pasta de Baba Ganuche – 30 g (veja receita abaixo), Salada ( Tomate, Cebola, Salsa, Hortelã e Alface – lembre-se de não exagerar na hortelã uma vez que nosso kafta também é temperado com ela)

Preparo (kebab):
Use uma greelha, uma chapa ou uma frigideira antiaderente bem quente para grelhar o kafta. Reserve. Na mesma chapa, doure o pão sírio dos dois lados por aproximadamente 1 minuto (30 segundos de cada lado) e reserve. espalhe a pasta de babaganuche no pão e, sobre ela, centralize o kafta retirando o espeto de madeira. Cubra com a salada e envolva tudo com o pão, formando um “cone” ou “charuto”. Deixe aquecer na chapa por mais 2 minutos, enrole em papel-manteiga e sirva ainda quente.

Fouet

Ingredientes (pasta de babaganuche – note que a receita é para uma quantide grande de pasta):
Berinjela assada – 6000 g, Molho Tahine – 300 ml, Suco de Limão – 1000 ml, Sal – 60 g

Preparo (babaganuche):
Asse as berijelas diretamente na chama do fogão e, em seguida, retire a pele preta em água corrente. Escorra tudo muito bem, pique com uma faca afiada e reserve em uma tigela grande o bastante para utilizar um fouet. Acrescente o molho tahine, o suco de limão e o sal e misture tudo muito bem com o fouet até atingir o ponto de pasta.

Leia Também

Comente no Facebook

10 respostas para “Fechando o ciclo árabe: Kebab”

  1. Vivacqua disse:

    Não deveria ter lido isso com fome, o desespero não me deixa pensar em fazer, só em pensar em comer!

  2. silene disse:

    Ola , parabens vcs sao maravilhosos.

    Eu gostaria muito, se pocivel vcs mandarem a receita

    passo a passo de como fazer um kebab de 5 kilos exatamente como eles

    fazem no espeto , na minha casa todo mundo ama , quem sabe

    eu posa ganhar um dinheirinho com meus amigos

    que sao louco pelo kebab …

  3. FABRICIO disse:

    ola gostaria de receber a receita original do kebab para
    fazer no espeto .
    desde ja agradeço.

  4. Val disse:

    olá gostaria muito de receber a receita com o passo a passo do Kebab? e como fazem para que a carne fique firme no espeto na vertical? há se você tiver a receita do sanduiche durun também…

  5. ELIANA GONÇALVES FERREIRA disse:

    ADOREI COMO VCS COLOCARAM A RECEITA BEM SIMPLES, QAUALQUER PESSOA PODE FAZER.

  6. katia disse:

    olá, gostaria muito de saber como é o preparo do kebap para fazer no espeto. Eu adoro kebap, porém até hj, não encontrei no Brasil ninguém que o prepare naquele pão turco. Será que vc tem a receita do pão turco para usar no preparo do lanche?
    Obrigada.

  7. gostei mais essa receita do kbab poderia ser mais em portugues para que eu possa entender e identificar melhor ok garato mande para o meu e. mail se for mais clara.

  8. bério Cayres Alves disse:

    SE possível enviar-me a receita, desde já fico grato. desde já desejo saúde e paz.

Deixe uma resposta

 


 
 
Desenvolvido pelo Cientista da Web