Cuidado com o consumo excessivo de energéticos

Louise Katherine
@Loukath

Publicado em 22 de Janeiro de 2011

Quando o seu corpo já rendeu o que deveria ter rendido, algumas pessoas recorrem às bebidas energéticas para tentar driblar o cansaço. Isto as mantêm acesas e ligadas por um bom tempo, graças aos estimulantes da bebida: cafeína e taurina. Em doses recomendadas, a cafeína estimula o sistema nervoso central, eleva a frequência cardíaca e a secreção de adrenalina, enquanto a taurina melhora a vascularização periférica, principalmente na região orbital, o que melhora a visão noturna por desencadear luzes artificiais.

Estamos quase no fim da Campus Party Brasil 2011 e os nerds presentes querem mais é aproveitar cada minuto do que resta do evento. Por isso mesmo são consumidas “toneladas” de latinhas de energéticos que depois ficam empilhadas no meio do galpão. Mas é preciso estar atento aos exageros, já que os efeitos adversos de uma super ingestão de energéticos podem ser letais.

Um exemplo disto aconteceu com Michael Lee Bedford, de 23 anos. O jovem consumiu pó de cafeína “às colheradas” numa festa e morreu de overdose. Na necropsia, foi revelado que Bedford tinha em seu organismo o equivalente a 70 latas de energético. Para que uma dose de cafeína seja letal, bastaria uma dose de 10.000 miligramas, ou 100 xícaras de café, desde que seja consumida em curto prazo.

A cafeína é a principal substância estimulante das bebidas energéticas, e foi com estas bebidas que outra jovem desenvolveu um vício por energéticos, consumindo 20 latas por dia para poder dar conta do trabalho. A canadense Joannie Charbonneau, de 26 anos, tinha dois empregos e um servia só para manter o vício.

É importante lembrar também que muita gente adora consumir energéticos misturado com bebidas alcoólicas. Aí que mora o perigo, as pessoas fazem isso para cortar a sonolência do álcool e se manterem ativas durante toda a festa, induzindo ao individuo ingerir cada vez mais álcool, podendo então levar a um possível coma alcoólico. Por isso, não devem ser incetivados a mistura dos dois e nem os excessos de cada um.

—–

Fontes:
Viciada, canadense consumia até 20 energéticos por dia
Jovem morre de overdose de cafeína ao tomar equivalente a 70 energéticos

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

16 respostas para “Cuidado com o consumo excessivo de energéticos”

  1. @Gustavopereira disse:

    Nunca tomei. Vou provar um dia. :D

  2. Rodrigo disse:

    Não vivo sem energético. Adoro essas porcarias e fazem parte da minha vida, mas nunca tomo mais de duas latinhas por dia!

  3. john disse:

    na balada é só red b no alcool. com moderação… rs

  4. Hatake Diogo disse:

    Geralmente tomo pra aguentar eventos de mais um dia (Anime Friends, Semana da Comunicação), ou, no dia seguinte à que tudo conspirou pra que não dormisse bem.

    Abraço

  5. Benedito Portela (Fo disse:

    Caramba, eu até queria experimentar algum desses energéticos mas quando vejo o preço, meus Deus que coisa cara, fico mesmo no velho café! rsrsrs

    Bené

  6. Marcio disse:

    Texto muito bem escrito,Lou!To revendo meus conceitos sobre ser caffeeholic,inclusive.E é verdade:tem gente que usa redbull como se fosse espinarfre do Popeye,rsrs.

  7. Jorge disse:

    Energetico pra mim e ver a mulherada dançando. O grau de utilidade de um energetico é o mesmo comparado a ter uma alimentação balanceada.. se vc a tem nunca vai precisar disso.

  8. JB disse:

    "[…]Melhora a vascularização periférica, principalmente na região orbital, o que melhora a visão noturna por desencadear luzes artificiais."

    Redbull desencadeia luzes artificiais?!?!?!!

  9. […] Dica: Cuidado com o consumo exagerado de energéticos […]

  10. E eu que levei 16 litros de energético pra #CPBR4 e voltei com nenhum! XD (é sério)

    Mudando de assunto, foi um prazer conhecer o Dudu Sales pessoalmente. Muito gente boa mesmo. Abração cara!

  11. Amandaq disse:

    Todo 500ml por dia, de segunda à sexta… Sábado e domingo tomo 2litros… Isso está me fazendo dormir pouquíssimo e tem me deixado cada vez mais "viciada"… Mas eu aaadddooorrrooo!!!!

  12. JOÃO disse:

    CONSUMO EXAGERADOS DE ENERGETICOS, DEVIDO A PRESSÃO PODE CAUSAR DERRAMES CEREBRAIS, E ATÉ MESMO PARADAS CARDIACAS

  13. Larissa Cascardo disse:

    Oi Amanda, tudo bem? Estou fazendo uma pesquisa com jovens de 18 a 30 anos do RJ, SP e Curitiba que bebam frequentemente energético. Você poderia me escrever?
    [email protected]
    Beijos e obrigada,
    Larissa

  14. vasco Dimande disse:

    às bebidas energéticas tem efeitos muito drastico.eu aconselho a todos pararem com essa mistura do alcool com energéticas

  15. Rômulo disse:

    Oi, eu tomo 8.000.000.000.000.000.000
    latinhas de energéticos por hora. Será que isso vai me fazer muito bem?

  16. gui disse:

    Eu tomo só uma latinha por dia e já acho maravilhoso, está de bom tamanho…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *