A genética e o consumo excessivo de sal

Camila Téo
@milateos

Publicado em 28 de junho de 2010

Você já notou que muitas pessoas simplesmente adoram o gosto salgado nos alimentos, mesmo que esteja aliado a outros temperos? Elas têm paladar mais intenso e, às vezes, chegam a colocar sal na comida para compensar a falta de sabor que sentem ao prová-la.

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências da Agricultura da Universidade de Penn State comprovou exatamente isso: que existem pessoas que sentem menos o teor de sal dos alimentos do que as outras.

Participaram do experimento 87 voluntários saudáveis e não fumantes – já que o cigarro comprovadamente altera o paladar – entre 20 e 40 anos. Eles tiveram de comer alimentos com alto teor de sal durante algumas semanas como batatas fritas e pretzels. (NHAM!)

Como resultado, verificou-se que alguns dos voluntários sentiam a necessidade de usar o sal para bloquear o sabor não agradável de certos ingredientes. Por exemplo, aqueles que não gostam de queijo menos salgado por ter evidenciado o caráter azedo do produto. Sendo assim, ao sentirem gostos com mais intensidade, essas pessoas acabam dando preferência ao consumo de produtos que têm uma quantidade maior de sal em sua composição, como os snacks (salgadinhos).

A pesquisa apontou também que as variações de paladar são tão comuns quanto a de cor dos cabelos ou olhos. Isso significa que as indústrias alimentícias terão que se esforçar ainda mais para produzir alimentos que não ultrapassem as necessidades diárias de sal prescritas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – que conforme noticiamos aqui no Papo de Gordo baixou para até 5 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa (Tire suas dúvidas sobre o consumo de sal).

O grande desafio será quebrar a resistência desses consumidores com paladar mais intenso, que continuam preferindo os alimentos tradicionais – e mais salgados – que segundo eles são mais saborosos. Os fabricantes de alimentos inclusive já se uniram aos profissionais de saúde para buscar alternativas que possam agradar a essas pessoas, garantindo o gosto sem causar danos à saúde. A final de contas, como todos sabem, o consumo de sal em excesso pode causar problemas como a hipertensão arterial e o acúmulo de líquidos no corpo.

———————-

Fonte: Genética influencia na percepção dos níveis de sal da comida

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *