Menstruação pode ser antecipada por alto consumo de carne

Brunno Elias
@brunnoelias

Publicado em 09 de julho de 2010

Estudo da Universidade de Bringhton (Grã-Bretanha) indica uma associação da menarca precoce com a ingestão excessiva de carne durante a infância. Segundo Imogen Rogers, líder da equipe de estudo, meninas que consomem muita carne podem antecipar a menstruação.

Para chegar a essa associação, os autores analisaram a dieta de 3 mil meninas de 12 anos, que foram distribuídas em dois grupos: as que já tinham passado pela menarca e as que ainda não haviam menstruado. As análises revelaram que meninas que tiveram alto consumo de carne aos 3 anos (mais de 8 porções por semana) e aos 7 anos (mais de 12 porções semanais) tiveram a menstruação antecipada. O alto consumo nessa última faixa etária também gerou uma chance 75% maior de se menstruar aos 12 anos.

A interpretação da equipe é que o alto aporte protéico oferece condições para o desenvolvimento do organismo da mulher para a reprodução, já que a carne oferece também micronutrientes essenciais para a gravidez (principalmente zinco e ferro).

Além do aumento do consumo de carne, ao longo do século XX a mulher passou a menstruar mais cedo, possivelmente por conta da melhor alimentação e a relação da gordura e da proteína com o sistema hormonal. Dessa forma as meninas “mais pesadas” têm chance de menstruar “antes do tempo”. Além da melhor alimentação, o ambiente social dos jovens se tornou mais “sexual”, desenvolvendo as características de cópula das meninas em idade precoce. A menarca normalmente acontece entre os 11 e 13 anos.

Vale lembrar que após a primeira menstruação a mulher já tem capacidade de gerar filhos, pois seu sistema reprodutor passa a ovular e seu organismo libera hormônios sexuais. É justamente nesse ponto que reside o perigo da menarca precoce, já que a mulher terá mais tempo em contato com esses hormônios ao longo da vida e terá risco maior de desenvolvimento do câncer de mama.

Os autores indicam que a carne não deve ser eliminada da alimentação das meninas, mas que sejam adotadas medidas alimentares de segurança, e não de exagero. Para tanto, consulte o médico pediatra e o nutricionista de confiança.

—–

Fonte:
Dieta rica em carne pode antecipar menstruação.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *