Eu ♥ coração

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 10 de março de 2011

Gordo de Raiz, por Lucio Luiz

Fernando Pessoa certa vez escreveu: “Pouco importa de onde a brisa / Traz o olor que nela vem / O coração não precisa / De saber o que é o bem”. Apesar de dizerem o contrário, tenho a forte sensação de que o poeta teve a inspiração para esses versos quando viu o churrasqueiro chegando com um espetinho de coração de galinha.

Eu adoro coração. E sei que muita gente também gosta. Existe algo muito misterioso nesse peculiar órgão bombeador de sangue. Por exemplo: Comemos peito de frango e peito de boi. Comemos coxa de galinha e coxa de vaca. Mas coração, só presta o galináceo.

Nenhum churrasco é completo sem coração. É algo que chega a ser emocionante. Imagine quão metafórico seria fechar um jantar romântico com o casal apaixonado oferecendo ao ser amado um coração para ser mastigado. Bom… A metáfora realmente não funcionaria muito bem, mas ia ser gostoso.

Naturalmente, um texto sobre coração de frango não seria completo sem falar do fantástico X-Coração da Lancheria do Parque, em Porto Alegre. Um sandubão tamanho monstro com uns trinta corações de galinha não é algo a ser esquecido. Um dia ainda volto à capital gaúcha só pra degustar novamente o petisco.

Mas não é só de espetinho e sanduíche que pulsa o coração. Pesquisando por aí, encontramos trocentas receitas de dar água na boca, como lasanha, estrogonofe, molho e até um curioso mix de coração com creme de leite. Qualquer hora experimento fazer um milk-shake. Vai ficar uma porcaria, mas não sobrou muita coisa pra recriar.

Minha única preocupação é que, ora bolas, cada galinha só tem um coração. Vai que um dia o quitute acaba! Podem até descobrir formas alternativas de produzir um coração com soja, sei lá, mas vai sempre faltar alguma coisa.

Tenho a expectativa de que a engenharia genética consiga descobrir uma forma de criar frangos com três ou quatro corações. Afinal, já criaram galinhas com peitão e coxão. Não me refiro às que usam silicone, falo daquelas que todo mundo come… quer dizer… bah, estou falando de chester, pô.

Portanto, caro leitor, se você tiver alguma noção de biologia, vamos iniciar os estudos para garantirmos o surgimento do Heart (ou Corazón, quiçá Cœur), o novo frango multicardíaco patrocinado pelo Papo de Gordo. Quem sabe, com isso, o X-Coração não vira um McCoronária e passa a existir no Brasil todo? Seria a felicidade extrema da população (afinal, quem não gosta de coraçao bom sujeito não é… ou vegetariano é).

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

14 respostas para “Eu ♥ coração”

  1. Pablo disse:

    Eu tb ADORO coração! Mas, tipo assim, "tender" não é pra ser um presunto ou carne defumada de PORCO?

    =P

  2. Mi disse:

    Eu amo coração, mas só no churrasco, feito no fogão ou no forno não é a mesma coisa!

    É, e churrasco sem coração e sem salada de maionese, 4get it!

    Ahhhh, que emoção tu ter citado a Lanchera (apelido da Lancheria do Parque) da minha amada Porto Alegre!!!

  3. Caraca que vontade que deu!

    É uma merecida homenagem a uma coisa muuuuito gostosa. :)

    Ótimo texto, Lucio!

  4. Flávia Santos disse:

    Eu moro na terra do coraçãozinho!! *-*

    Aqui tem pizza de coração, pastel de coração, X-coração (o melhor de todos) e mais uma pilha de coisas feitas com essa coisinha maravilhosa!

    E viva o coraçãozinho!!

    Abraço tio Lucio!

    Flávia Santos, 18 anos

    Porto Alegre – RS

    PS: tem um X melhor ainda de coração, na minha opinião. Nós carinhosamente o chamamos de "X do Alemão", o apelido do dono, mas o nome mesmo é "Mac Aurio". Fica do lado do Beira Rio na avenida Praia de Belas. Vale MUITO!!! Quando vier de novo a Poa, prova lá!

  5. Welton Sousa disse:

    Valeu pra lembrar quando eu era pequeno e consegui convencer um amigo da escola que cada galinha tinha 7 corações.

  6. Diele disse:

    não gosto muito de coração,não hehehe

    mas tu viu este video

    ? esse menino gordinho tem sido tratado como heroi na luta contra o preconceito contra crianças na escola….

  7. Victor disse:

    Somente hoje (21/3) é que eu li o artigo "Eu amo coração", e concordo em quase todos os pontos menos o que diz que "Coração, so presta o galináceo". Quem afirma isso é porque nunca comeu CORAÇÃO DE SUINO RECHEADO, iguaria produzida pelos frigoríficos da região Oeste de Santa Catarina e algumas churrascarias locais.

    O tempero e o recheio são diferentes de tudo, lembra o utilizado para recheio de peru, mas o sabor fica muito melhor.

    Se tiverem a oportunidade de buscar com algum distribuidor procurem pelo da marca AURORA (Coopercentral)…

    Um abraço,

    Victor

    Porto Alegre

  8. Puts, eu adoro coração também. É extremamente saboroso, tanto frito como assado na churrasqueira. E pensar que só experimentei essa maravilha há uns dois anos agora…

    Bem legal o posto. :)

  9. […] mais do que uma simples alimentação: É uma instituição! Aquela carnezinha deliciosa ao lado de coração de galinha e demais petiscos girando na churrasqueira enquanto o pessoal fica em volta conversando e colocando […]

  10. […] Crônica originalmente publicada em 10 de março de 2011 no Papo de Gordo. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *