Comer devagar faz bem e emagrece!

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 02 de dezembro de 2017

Se você é a primeira pessoa a sentar-se à mesa e a última a se levantar, fique sabendo que está coberto de razão. É o que afirmam estudiosos da Universidade de Hiroshima (Japão). Eles descobriram que comer devagar é importantíssimo para perder peso e ter saúde.

A pesquisa, apresentada na American Heart Association’s Scientific Sessions, foi realizada em novembro na Califórnia (EUA). Nela, o cardiologista Takayuki Yamaji examinou, juntamente com sua equipe, um total de 1.083 pessoas. Os pacientes tinham aproximadamente 51 anos, sendo que 441 eram mulheres.

Entenda a pesquisa

Para analisar de que maneira a velocidade da alimentação influencia no surgimento da síndrome metabólica os estudiosos dividiram os participantes da pesquisa em três grupos: comedores rápidos, comedores normais e comedores lentos.

Explicando… a síndrome metabólica é um conjunto de fatores que levam a doenças cardiovasculares. São eles: aumento da circunferência abdominal, hiperglicemia, hipertensão, baixo nível de colesterol bom e alto índice de triglicérides. Antes de começar o estudo, nenhum dos participantes manifestava esses sinais.

Após cinco anos de análise, 84 pessoas desenvolveram a tal síndrome. Inclusive, alguns deles ganharam uns centímetros a mais na barriga.

Durante as observações, foi constatado que o grupo de comedores rápidos tinha quase o dobro de risco de apresentar os sintomas. Já os que se alimentavam num ritmo mais moderado, não sofreram com isso. Por outro lado, quem ingeria os alimentos bem devagarinho levou vantagem: tinha uma propensão muito baixa ao problema.

Diante desses fatos, os cientistas estão tranquilos em afirmar que comer mais lentamente pode ser crucial para prevenir a síndrome metabólica. Isso ocorreria porque, quando as pessoas comem rapidamente, elas tendem a não se sentir satisfeitas e ficam mais suscetíveis a passar da conta.

Portanto, #fikadika: de agora em diante, aprecie mais os prazeres da boa mesa e descanse os talheres durante as refeições!

—————–
Fonte:
Comer devagar é crucial para perder peso e ter saúde, diz estudo

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *