Cinco motivos para não desistir da academia nas férias

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 16 de janeiro de 2018

É muito comum as pessoas pararem de praticar atividade física no período em que estão de férias, devido à mudança de rotina ou viagens. Mas parar de treinar faz com que parte dos resultados já alcançados seja perdida. Por isso, o recomendado é manter a prática de exercícios físicos, mesmo em menor frequência.

“Quando seu corpo se acostuma com um determinado ritmo de atividades, quebrar essa frequência pode tornar mais difícil voltar a praticar atividade física. Quanto mais tempo você ficar sem se exercitar, mais difícil será retomar a sua rotina”, explica o professor da Smart Fit, Tony Frota Batista.

Ele listou cinco motivos para você se animar e não ficar parado no período de férias:

1. Manter o corpo em movimento nas férias faz com que o reinício dos seus treinos regulares, após o período de descanso, seja muito mais fácil. O seu corpo terá mais disposição para voltar com força total, já que não parou de se exercitar.

2. Quebrar o ritmo de atividade física nas férias pode fazer com que você perca gradualmente os resultados que alcançou. Ou seja, perda de massa muscular, aumento de gordura corporal, diminuição de força, resistência cardiovascular, etc. Esse é um dos principais motivos para continuar treinando, mesmo que em intensidade reduzida.

3. Nas férias você tem a possibilidade de experimentar novos horários para treinar, desta forma consegue fazer atividades diferentes, que não tenha praticado antes, ou que talvez não tenha tempo. Além de sair um pouco da rotina, o que é sempre bom para o corpo e a mente.

4. Com a quebra no treino aeróbico, o corpo passa por uma reversão total ou parcial de adaptações psicofisiológicas, ou seja, interromper o treino por duas ou quatro semanas, acarretará em aumento da frequência cardíaca, perda de flexibilidade e diminuição do volume de sangue bombeado pelo corpo.

5. A prática de atividade física libera o hormônio serotonina e endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Desta forma, interromper o treino pode causar diminuição da sensação de bem-estar, do humor e autoestima.

Agora não tem mais desculpa para não treinar!

Libere a dose diária de endorfina e sinta-se melhor ainda nas suas férias!

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Cinco motivos para não desistir da academia nas férias”

  1. […] nisso, o Papo de Gordo separou três atletas, de esportes completamente diferentes para analisarmos um pouco melhor a rotina de treino deles. Escolhemos duas brasileiras, a ex-medalhista olímpica Adriana Behar e a melhor jogadora de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *