Droga para demência contra obesidade?

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 19 de novembro de 2008

Depois de ficar puta da vida com a história da escola especial para crianças gordas, aqui vai mais um assunto que me revoltou:

Como assim? DROGA PARA DEMÊNCIA CONTRA A OBESIDADE? O foda não é nem a descoberta em si, mas a forma como está sendo “vendida” na mídia. O título “Droga para demência mostra potencial contra obesidade“, por exemplo, está em dois sites de notícias, o G1 e o BBC Brasil.

A notícia foi publicada em vários veículos de comunicação dando conta de que uma substância desenvolvida para tratar Parkinson e Alzheimer (a tesofensina) pode ser mais eficaz no combate à obesidade do que medicamentos disponíveis atualmente. As pesquisas foram desenvolvidas por uma equipe da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

Os efeitos da tesofensina sobre a obesidade foram descobertos quase “sem querer”. A substância chamou a atenção dos pesquisadores da obesidade quando pacientes obesos com Parkinson ou Alzheimer perderam peso sem a intenção de fazê-lo.

Depois dessa constatação, foram feitos testes nos quais pacientes que estavam fazendo dietas alimentares e recebiam as doses mais altas dos remédios perderam até 12,8 quilos em seis meses. Isso representaria o dobro do que normalmente se consegue ao ingerir drogas como sibutramina (Meridia ou Reductil) e rimonabante.

Para quem entende dessas coisas, aí vai a explicação: a droga funcionaria atuando na forma da noradrenalina, dopamina e serotonina – substâncias que atuam no cérebro e levam à redução do apetite. Isso faz com que uma pessoa coma refeições menores e tenha menos vontade de beliscar entre as refeições.

Como tudo tem o seu lado ruim, a tesofensina tem efeitos colaterais: desde boca seca até insônia, náusea e diarréia. Isso sem falar que a dose mais alta elevou a pressão arterial dos participantes. E se pararmos para pensar que muitos obesos têm problemas cardíacos ou diabetes… a coisa fica ainda mais perigosa.

De acordo com os pesquisadores, a dose intermediária seria “a mais promissora” porque propiciaria uma perda de peso quase tão grande quanto no caso da dose mais alta, com efeitos colaterais “mais graves” em escala reduzida.

E aí? Você tomaria esse negócio?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

7 respostas para “Droga para demência contra obesidade?”

  1. Ricardo Ferro disse:

    Se eu tomaria esse negócio??? hum, deixa pensar… hum… depende… vai ter gosto de quê? Assim, umas pastilhas com gostinho de bacon, outras de pizza… hahaha…

  2. Maycow disse:

    Olá Maira!
    Em primeiro lugar quero dar os parabéns pelo ultimo podcast… muito bom.
    Em relação à essas drogas pra emagrecer, sou catedrático no negócio… não teve nenhuma que não ingeri ainda… A última na qual me aventurei foi o Rimonabanto que me fez perder 10 quilos e de fato encolheu a cintura, mas consegui usar por 30 dias apenas… a medicação me deixou extremamente triste com a vida (nunca fui triste),deprimido e bravo. Trabalho com saúde e tenho alguma idéia do mecanismo de ação de cada uma das drogas… Vou e dizer Maira, do alto dos mus 30 anos… Tomar remédio pra perder peso sempre cobra um preço muito alto de quem o faz. Não vale a pena. Depois dessa ultima bomba que eu testei, definitivamente abandonei a idéia de emagrecer com boletas…
    Era isso. Grande abraço. Sucesso pra vocês!

  3. aff absurdo…tão querendo drogar pessoas gordas para emagrecer ? Aff… eu não tomaria

    falow pessoal :P

  4. Maira Moraes disse:

    Minha experiência com remédios para emagrecer é péssima. Ou me deixavam irritada, ou sonolenta. E, depois que parava de tomar, engordava em dobro. Mesmo quando tomei fluoxetina que (teoricamente) me ajudaria com a ansiedade e (consequentemente) a emagrecer, não deu certo. Ficava loooooouca por açúcar. Por tudo isso, sou completamente contra a tomar remédios. Para mim, o ideal é o de sempre: reeducação alimentar + exercício físico. Claro que tem a gastroplastia também, né?

  5. mariza disse:

    Sou totalmnte conta,já passei por algumas experiências e os efeitos colaterais são ruins,inclusive aumento de pressão arterial.Concordo com Maira,depois tudo volta ao mesmo( peso).Na minha 3ª idade tenho muito a dizer sobre remédios para emagrecer.

  6. Walkiria Mattos disse:

    Eu tomaria, sim!!! Mas com orientação e ACOMPANHAMENTO de um médico. Ninguém merece a série de sofrimentos psicológicos que a obesidade traz.

  7. Tania disse:

    Eu amei o site, os posts … tudão !

    Bem, quanto a remédios de emagrecer … eu não vivo sem, morro, definho. Mas esse é o meu caso, o ideal é nunca tomar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *