Erwin Wurm e sua obra de peso

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 25 de março de 2009

Obras de Erwin WurmIntrigada com a campanha Energyvores (devoradores de energia, em tradução livre) iniciei uma pesquisa pela web. Deu trabalho, mas vejam só o que encontrei…

Ao que tudo indica, criações do escultor austríaco Erwin Wurm foram a fonte de inspiração da Leo Burnett Bruxelas para produzir as peças publicitárias encomendadas pelo governo belga com o objetivo de alertar as pessoas a respeito do consumo dos eletrodomésticos. (clique aqui para ler o texto no qual falo sobre esse assunto)

Nunca ouviu falar de Erwin Wurm?

Saiba que ele não é um escultor que molda argila, pedra, metais ou entalha madeira. Na verdade, o austríaco é conhecido por desenvolver trabalhos que mais se assemelham a performances, fotografadas e filmadas.

Nelas, o artista submete a si mesmo e aos seus modelos a relações bizarras com objetos utilizados comumente no dia-a-dia. Com isso, apresenta uma arte espontânea, como você pode conferir nas imagens ao lado.

Muito influente em todo o mundo, Erwin Wurm não serviu de inspiração apenas para a campanha do governo belga. É possível perceber traços de suas obras até no mundo da música, como no clipe “Can’t Stop“, do Red Hot Chili Peppers (assista no final deste post).

No vídeo, os integrantes da banda interagem com objetos como baldes, lanternas, tubos coloridos e luminárias. Dessa maneira, criam o que o artista chama de “esculturas instantâneas” (“One Minute Sculptures”) – em que mostra composições de imagens muito bem cuidadas e “milimetricamente desleixadas”.

—————————-

Ficou interessado nas obras Erwin Wurm?

Saiba mais sobre o artista lendo…

Interview: Erwin Wurm

… ou assistindo a uma reportagem do programa Pretty Cool People Interviews:

Este é clipe “Can’t Stop“, do Red Hot Chili Peppers, sobre o qual falei no texto acima:

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Erwin Wurm e sua obra de peso”

  1. .
    .
    Poxa… Que coxas… HAHAHA.
    .
    .

  2. Jorge Martins disse:

    Eu achei muito bonitinho o carro gordinho!

  3. Tamara Ka disse:

    O trabalho dele me remete ao trabalho do brasileiro Guto Lacaz. Vocês o conhecem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *