Cadeiras para gordos no metrô de São Paulo

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 29 de abril de 2009

Os gordinhos de São Paulo já podem andar de metrô sem incomodar ninguém: até o final de 2009, serão instalados 234 bancos para obesos nos 117 trens das linhas Azul, Verde, Vermelha e Lilás. Os novos assentos também estarão presentes nas plataformas.

O banco equivale a dois assentos normais e tem cerca de 90 centímetros. A carga máxima é de 250 kg no assento e 100 kg no encosto. Acima de cada banco, há uma plaquinha bem chamativa que diz:

“Assento preferencial para pessoas obesas: Índice de Massa Corpórea IMC acima de 40″.

Com isso, ganham os gordos, que vão poder sentar com mais conforto no metrô, e ganham os magros, que normalmente morriam de medo quando um gordinho “ameaçava” sentar perto deles. Vale lembrar que, em tese, vale para os gordos a mesma lógica de gestantes e idosos: Quem estiver no banco tem que levantar para o gordo sentar.

Confira abaixo a foto de um desses bancos, feita por nossa leitora Carolina Vigna-Maru:
Assento para obesos no Metrô de São Paulo

A iniciativa do Metrô de São Paulo é fruto da Lei Estadual nº 12.225/06, que exige a disponibilidade de assentos para obesos nos transportes públicos. Outros Estados também possuem Leis semelhantes e há projetos de Lei Federais sobre o tema.

Atualmente, a legislação federal trata do assunto no Decreto nº 5.296/04, que regulamenta duas Leis sobre acessibilidade a “pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”.

Os obesos são citados no parágrafo 1º do Art. 23, que define a obrigatoriedade de assentos especiais em teatros, cinemas, estádios, casas de espetáculos, etc. Na parte do Decreto referente aos transportes coletivos, no Art. 35, fala-se sobre assentos especiais para pessoas com mobilidade reduzida, mas sem especificar a inclusão dos obesos (o que não significa que não sejam contemplados, mas dá margem a interpretação contrária).

Fonte: G1

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

12 respostas para “Cadeiras para gordos no metrô de São Paulo”

  1. André Zuil disse:

    A decisão é boa, mas fica aquela incerteza, será que vão mesmo sair do assento para um gordo sentar????!!!….Espero que essa iniciativa seja levada para todos os tipos de transportes públicos, incluindo aviões, mas sem a palhaçada de pagar a mais por ser mais gordo, então vai dizer que se eu, com meus 138kg, subir no avião ele vai consumir mais combustível…. kkkkk tá de sacanagem…

  2. acho que também seria mais válido aumentar os bancos gradativamente, aumentando o molde, até mesmo porq, duvido que um cara sem banco não sente no "banco pra obesos".

  3. Eu sou magro e não concordo com acentos pra gordos. Sei lá, daqui a pouco vão ter que fazer pra altos, baixos, etc.
    Existe uma média, um padrão nacional. Agora eu ter que levantar pra um gordo sentar acho meio estranho.
    Nas cadeiras preferenciais em SP estão colocando um adesivo de gordos tb, agora eles são considerados deficientes? Grávidos? Idosos?
    Sei lá, posso parecer preconceituoso, mas não consigo entender…

  4. Lucio Luiz disse:

    Ricardo, o que eu pude observar nas legislações a respeito é que os obesos são enquadrados como "pessoas com mobilidade reduzida". Mas acredito que esse tipo de Lei se aplica ao gordo com obesidade mórbida, não a qualquer gordinho.

  5. Mariza Sales disse:

    Quem assistiu ao Fantástico,entendeu quais os gordos que têm cadeira especial.Achei legal!…

  6. Esse negócio de gordo pagar mais em avião é ridículo. Ou, pelo menos continuará sendo ridículo até o momento em que crianças paguem metade.

    A lógica só funciona quando é lucro para as grandes empresas, simples assim. Um criança de 4 anos que pesa uns 20 quilos paga a mesma passagem que um adulto. Portanto, um gordo NÃO PODE pagar mais.

    Que coisa.

    :(

  7. Ah, foi mal.. Sobre o lance das cadeiras no metrô:

    Eu estou uma vaca holandesa de gorda e no entanto não tenho problemas de mobilidade e nem de ficar em pé. Quando estava grávida, entretanto, eu seria capaz de matar alguém com tesourinha de unha em troca de 30 segundos sentada.

    Sei que existem casos, entretanto, em que estes assentos são necessários sim. E, como bem sabemos, anda cada vez mais difícil contar com a compreensão, percepção e educação alheias.

    bjins.

  8. André Zuil disse:

    @Carolina… Tive um surto de risada gigante, você não tem noção, por causa da segunda parte do seu comentário.. "vaca holandesa" "matar com tesourinha" rsrsrsr….. Hilário…
    @Ricardo… Acho que cada cabeça tem uma sentença e você tem todo direito de não se levantar para alguém usar seu assento, assim, como um dia você pode ser gordo, deficiente ou mesmo idoso, repare bem, não estou jogando praga rsrsr, mas o futuro é incerto e quem sabe você ainda irá precisar da ajuda ou bondade alheia, eu tenho quase 140kg e não vejo necessidade para me ocupar de um acento destinado à alguém com vários tipos de problemas, físicos e circulatórios, como acontece em vários casos, como pessoas que pesam na faixa de 250kg, que é o tipo de gordo em questão, para você ficar em pé pode ser simples, mas para alguém com tamanho peso, 10min em pé, pode dar início a graves problemas. Seguindo seu raciocínio, então você talvez não se levante para uma grávida, só porque ela é uma “moça de vida fácil” para não dizer puta, e está grávida porque deu mais que chuchu na cerca. Ok, não estou defendendo ou justificando, a obesidade alheia, mas vale a pena ser educado e prestativo, a decisão é sua.

  9. Lisa disse:

    Olá Amigos, blz?

    Bem, eu sou uma pessoa recheadinha, 1,65 e 80 kgs, nada muito assustador.

    Eu acho muito importante os bancos para os obesos, assim como deverímos pensar tb em acentos para pessoas muito altas, pois não é fácil para elas tb.

    Mas acredito que pessoas que não tem problemas (não que eu os tenha com meu peso/altura) não consigam enxergar a necessidade do próximo.

    Mas não podemos esquecer que um dia qq um de nos podemos passar por qq uma das situações acima citada pelo André!!!!

    Abs

  10. Ulysses disse:

    Será que a largura e profundidade atende as necesidades dos obesos.

    Alguém sabe de estudos quanto as dimensões necessárias para as pessoas obesas utilizarem sem constrangimento, mas confortávelmente?

    Se tiverem estudos que demonstrem as dimensões ideais, peço que me encaminhem.

    Quanto pagar em dobro o ingresso, passagem, etc, só rindo, porque aquele que pensar nesta hipótese deve ser…

    … uma pessoa muito magra, para nõ comentar de outra forma.

    Não sou obeso, mas devemos respeitar a todos, independente de qualquer coisa.

    Fico no aguardo destas informações.

    Saudações a todos independente da situação.

    Grato

    Ulysses

  11. Nair Lazzari disse:

    Ei alguém já experimentou o tal banco para obesos no metrô? Eu, sim. O vagão estava vazio.
    Acho que esqueceram que um obeso é maior também na profundidade.
    Um obeso que sentar nesse banco vai ficar como se estivesse na beirinha. Eu peso 70 kg e para mim não era confortável.
    Já escrevi para o Metrô e dei sugestão de reverem as dimensões do banco para obesos. Não pode ser a mesma que a profundidade dos bancos comuns. Aliás dá até a impressão de ser menos profundo que os comuns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *