Acessibilidade nos transportes até 2013

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 19 de agosto de 2009

ÔnibusFaz um bom tempo, comentamos no Papo de Gordo sobre as cadeiras preferenciais para obesos no metrô de São Paulo. A partir de 2013, porém, isso não será exclusividade de alguns metrôs ou ônibus, nem de algumas cidades específicas: Todos os meios de transporte rodoviário e aquaviário terão que se adaptar.

Antes que magros exaltados ou gordinhos animados comecem a fazer observações equivocadas, é bom esclarecer: As normas criadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) em conjunto com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são referentes a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Ou seja: Idosos, deficientes físicos e obesos mórbidos, entre outros.

Ou seja, a adaptação nos transportes não é para qualquer “gordinho”, mas para aqueles que possuem Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, o que pode gerar problemas sérios de locomoção. Isso esclarecido, voltemos à notícia.

Todos os ônibus urbanos fabricados a partir de 1996 já têm que estar adaptados desde julho deste ano. No caso dos ônibus interestaduais, o prazo vai até junho de 2010. Embarcações têm até janeiro de 2013 para se adaptar, enquanto que meios de transporte novos devem estar adequados às normas até 2011.

As normas referem-se à existência de assentos preferenciais para portadores de deficiência física, idosos, obesos e pessoas de baixa estatura, além de rampas e elevadores para cadeirantes e espaço ao lado do assento para cães-guias de deficientes visuais.

Portanto, se você é um gordinho com uma barriguinha proeminente, mas que não chega a ser obeso mórbido e nem tem dificuldades de locomoção, não vá se aproveitar do assento preferencial. Afinal, se aparecer alguém que realmente precisa dele, você vai ter que ceder espaço e correr o risco de ficar em pé.

—–

Fonte: UOL Notícias

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *