Chiclete sem açúcar pode ajudar a emagrecer

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 08 de maio de 2009

ChicleteUm estudo feito por cientistas do Centro de Pesquisas Biomédicas Pennington, em Lousiana (Estados Unidos), descobriu que pessoas que têm o costume de mascar chicletes sem açúcar após as refeições consomem menos doces, o que ajudaria a reduzir o número de calorias ingeridas. O estudo foi apresentado num encontro de biologia experimental em New Orleans.

Os pesquisadores observaram 115 homens e mulheres, com idade entre 18 e 54 anos. Os voluntários comiam um lanche com teor nutricional equivalente a um quarto da ingestão de calorias necessárias para um dia. Depois, eram analisados duas vezes: uma ao mascar chicletes por um determinado tempo após o lanche e outra, sem mascar.

Após as observações, percebeu-se naqueles que mascavam chiclete a tendência de ter menos vontade de comer algo doce quando a fome voltava. Consequentemente, essas pessoas ingeriam menos calorias, o que levaria à maior possibilidade de emagrecer.

Porém, é fundamental saber de um detalhe: o estudo foi patrocinado pela empresa Wrigley, que fabrica a goma de mascar Extra, utilizada na experiência. Ou seja, como diria o pessoal do Depois das 11, não precisa ser nenhum Sherlock Holmes para desconfiar por que alguns detalhes foram deixados de lado na divulgação da pesquisa. Um exemplo disso é o fato dos chicletes sem açúcar possuírem sorbitol, uma substância que atua como laxante se for ingerido acima de um determinado nível. Além do mais, mascar chiclete em excesso pode causar problemas no estômago.

Isso não tira o mérito do estudo. Afinal, não se escondeu quem estava patrocinando e a instituição que o desenvolveu é considerada séria. Mas serve de alerta para que ninguém leia esse tipo de informação de forma descontextualizada e ache que encontrou a “fórmula mágica” para emagrecer facilmente.

Fontes: LiveScience e Folha de S. Paulo.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Chiclete sem açúcar pode ajudar a emagrecer”

  1. Resumindo… nada de doces após as refeiçoes…

  2. Eu sempre fiz isso xD, mas agora parei kkkkkk. Gastrite! Tenho certo medo de fazer errado e me ferrar kkk.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *