Emagrecer pode melhorar memória e concentração

Arethusa Dias
@SaucyArethusa

Publicado em 26 de abril de 2011

Se você é daqueles gordinhos que se esquecem de tudo – menos do lanchinho “básico” do meio da tarde – pesquisadores norte-americanos podem ter a solução para você. Após associar a perda de peso a uma série de benefícios e melhorias na saúde, uma pesquisa realizada na Kent State University sugere que a redução de estômago pode ocasionar também uma melhora na memória e na capacidade cognitiva dos pacientes.

O estudo (que será publicado no Journal of the American Society for Metabolic and Bariatric Surgery), realizou testes com 150 pessoas: 109 submetidas a cirurgia bariátrica e 41 obesos como grupo de controle. Todos tiveram seu desempenho cognitivo testado quatro vezes (o primeiro teste antes da operação e os três seguintes, entre doze semanas e dois anos após o procedimento).

De acordo com o levantamento preliminar dos resultados, os pacientes que passaram pela redução de estômago apresentaram melhorias significativas na memória e na concentração doze semanas após a cirurgia. O autor do estudo, John Gunstad, afirma que “muitos dos fatores que vêm junto com a obesidade – como pressão alta, diabetes tipo 2 e apneia do sono – danificam o cérebro. Como esses problemas desaparecem, o desempenho cognitivo melhora”.

Ainda está sendo investigado se as pessoas que perdem peso sem fazer cirurgia também obtêm esses benefícios e se a obesidade realmente é a causa primária desse problema.

—–

Fonte:
Perda de peso melhora a memória e a concentração

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Emagrecer pode melhorar memória e concentração”

  1. Yotsugaia disse:

    mas diminui drasticamente a auto-estima (qualquer erro coloque a culpa na reforma ortografica)

  2. Nadja Oliveira Leit& disse:

    Acho que essa pesquisa deveria ser feita mais tempo após a cirurgia(+ou-3 anos após), quando a falta de vitamina começa a prejudicar algumas coisas ….. e repor essas vitaminas se torna algo complexo ;)

    Falo isso pq já fiz redução do estômago (10 anos atrás) e mesmo tomando todas vitaminas , tenho anemia e falta de vitamina b12, preciso tomar injeções pq se não fico com problemas para me concentrar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *