Obesidade nos EUA é culpa da alimentação, não do sedentarismo

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 13 de maio de 2009

pesarOs norte-americanos estão cada vez mais gordos. Isso não é mistério pra ninguém. Basta observar o tamanho dos sanduíches e baldões de pipoca que eles carregam por aí. Normalmente, a culpa é jogada não apenas na quantidade de comida que eles devoram, mas também na pouca atividade física. Só que uma pesquisa apresentada durante o 17º Congresso Europeu de Obesidade, realizado em 8 de maio em Amsterdã, mostra que a história não é bem assim.

Pesquisadores do Centro de Prevenção da Obesidade da Universidade Deakin, Austrália, examinaram 1.399 adultos e 963 crianças para determinar quantas calorias seus corpos queimam ao todo em circunstâncias normais. Depois disso, calcularam quantas calorias seriam necessárias para os adultos manterem um peso estável e para as crianças estarem em uma curva de crescimento normal. Por fim, analisou-se quanto os norte-americanos comem desde a década de 1970, através de dados nacionais oficiais de disponibilidade de alimentos.

Esses dados foram reunidos com um estudo nacional sobre o peso médio dos habitantes dos Estados Unidos e os resultados mostraram que o peso estimado e o real nas crianças era o mesmo, indicando que o consumo de calorias sozinho explicaria o aumento de peso médio observado no período.

No caso dos adultos, a estimativa de ganho de peso era maior do que a real (foi previsto um aumento de 10,8 quilos, mas ficou em 8,6). A maior ingestão de calorias, portanto, também explicaria o aumento de peso, que só não teria sido maior graças exatamente à melhoria nas atividades físicas nos últimos 30 anos.

Para o peso médio dos norte-americanos voltar ao que era na década de 1970, era necessário cortar 350 calorias por dia para as crianças e 500 calorias para os adultos. O que não é muito provável de acontecer, já que o pessoal nos Estados Unidos come que é uma beleza.

Fontes: Abril.com e Diário da Saúde

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Obesidade nos EUA é culpa da alimentação, não do sedentarismo”

  1. Tato disse:

    Diminuir 500 calorias por dia? O que seria isso? Uma trufa e uma Coca? Acho que isso dá pra fazer…

    Mas o mais importante é que este post salvou minha vida de sedentário. Sou gordo pq como muito, não pq gasto poucas calorias! hehe

    ;)

  2. Lucio Luiz disse:

    500 calorias seria aproximadamente um belo sanduíche caprichado.

  3. Liliana disse:

    grande novidade, eu emagreci com dieta e nao faço exercicio nenhum. Enquanto as pessoas pensarem que e com exercicio que emagrecem vao cada vez ficar mais gordas.

  4. josney disse:

    eu acho q a obesidade e coisa de gordo que se preocupa com isso, fazendo gordices e comendo doces… like a jacson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *