Qual o maior São João do país?

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 28 de junho de 2009

Nessa semana temática sobre São João no Papo de Gordo já falamos dos santos, do forró, das quadrilhas e, claro, das comidas. Mas ainda falta uma questão: onde, afinal, acontece a maior festa junina do Brasil?

Ninguém aqui é doido de apontar algum lugar específico como o melhor. Afinal, esse tipo de assunto é alvo de paixões e disputas locais e não queremos ser responsáveis por deixar ninguém chateado. Porém, não dá pra negar que duas cidades nordestinas são as mais citadas quando pensamos em festejos de São João: Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba.

Distantes cerca de 140 quilômetros uma da outra, Caruaru e Campina Grande travam uma “disputa” anual para ver quem tem o melhor São João do país. Cada uma tem seus argumentos, que vamos conhecer agora.

Caruaru

A cidade pernambucana, que fica a 140 quilômetros de Recife, se autodenomina como “Capital do Forró” e já figurou no Guinness Book, o livro dos São João de Caruarurecordes, como a maior festa regional ao ar livre do mundo.

Neste ano, foram R$ 6 milhões em investimentos para os 42 dias de comemoração (30 de maio a 10 de julho) em dez pólos. É um evento muito grande, que conta com a participação de artistas como Elba Ramalho, Gilberto Gil, Alceu Valença, Dominguinhos, Frank Aguiar, entre muitos outros, representando todas as vertentes da música regional. A prefeitura de Caruaru estima que mais de 4 mil empregos diretos e indiretos tenham sido criados por causa da festa.

O São João de Caruaru está homenageando os 100 anos de Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino, que nasceu em 10 de julho de 1909 na cidade. Ele era artesão ceramista e retratava a cultura e o folclore nordestinos em seus bonecos de barro, que foram reproduzidos em tamanhos maiores para enfeitar a festa.

Campina Grande

Na “disputa” entre as duas cidades, Campina Grande, que fica a 132 quilômetros de João Pessoa, não deixa por menos e usa em sua festa, que existe São João de Campina Grandedesde 1983, o slogan oficial de “O maior São João do mundo”. A frase é corroborada pela Embratur, que aponta essa como a maior festa popular no Nordeste.

São 31 dias de comemorações em uma área de mais de 80 mil metros quadrados em quatro espaços diferenciados. O evento começou em 29 de maio e termina hoje, 28 de junho. Várias apresentações foram realizadas por artistas como Elba Ramalho, Dominguinhos, Aviões do Forró, Calcinha Preta, entre outros.

Considerando que as duas cidades estão distantes apenas cerca de duas horas de carro, o ideal é aproveitar o que cada uma tiver de melhor. Especialmente se considerarmos que, há dois anos, é a mesma produtora que capta recursos da iniciativa privada para as duas festas.

Outras cidades

Não é por Caruaru e Campina Grande manterem essa forte “disputa” sobre qual a maior festa junina do país que não vale a pena visitar outras São João de Amargosacidades nordestinas nesta época do ano. Afinal, praticamente todo o Nordeste respira São João.

Um exemplo é Patos, no interior da Paraíba, uma cidade de apenas 100 mil habitantes, mas que quintuplica esse valor durante os festejos juninos. João Neto, morador da cidade, cita algumas das características que chamam mais atenção na festa, além das tradicionais ornamentações nas casas e nas ruas:

Diz-se que comemoramos a festa em frente à fogueira um dia antes do dia de São João para que a fumaça tenha tempo de chegar aos céus no dia certo para os desejos serem realizados. Nestes dias, também, o povo bebe bastante e, sinceramente, eu participo desses “movimentos etílicos”. As cidades ficam num eterno torpor de manhã, mas quando começa a tocar as musicas e aparecer bebida em cima da mesa, pode ter certeza… O cansaço vai embora!

Outro exemplo é Amargosa, na Bahia, terra do Dudu e do Dr. Tapioca que já foi citada nas colunas que ambos escreveram sobre São João.

———-

Saiba mais:
Página oficial do São João de Caruaru
Página oficial do São João de Campina Grande
Reportagem no BOL Notícias

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

12 respostas para “Qual o maior São João do país?”

  1. Pedro disse:

    Quem e maior ou menor eu não sei dizer, mas hoje me parece um grande carnaval, não sei se evolui, modernizou, mas me parece que esquecemos do que era.
    Eu dancei quadrilha, no meu bairro tinha palhoção, musica, comida, cidade cenografia… era muito mais amador, aconchegante e gostoso.
    Hoje se resumo a juntar o povo em locais fechados, musica eletrônica e os jovens caindo bêbados pelos quatro cantos.
    Antigamente era fogueira, fogos de artifícios, comprar, limpar, debulhar e ficar assando o milho na fogueira… Hoje são crianças alérgicas e se queimando.

  2. Leandro disse:

    o Maior e Melhor são joão do Mundo acredito que é No caruaru Pernambuco; além do parque do forró ser bem maiooor é maiis dias de forró lá.. e aiinda eles ganharão o titulo da capital do forró; eu sou de uberlandia; conheço os Doiis.. maiiis acredito que o de caruaru no pernambuco .. é o maior e maiis belo são joão do país.

  3. SAMISAN disse:

    meus amigos essa disputa ja deveria ter encerrado, pois caruaru sem duvida é o maior e melhor são joão do mundo! e não é apenas para puxar o saco da cidade não, quem ja foi para caruaru e tambem visitou campina grande sabe do que eu estou falando são duas festas gigantes claro sem dismerecer, mas caruaru tem: as comidas gigantes que forman forro ate serem degustadas, tem o alto do mora, tem o patio do forro, tem a feira de artesanato que o forro não para e os trios meus amigos saõ coisa de outro mundo, parece com o carnaval de salvador com ritmo de forró é massa……….conheça vc tbm……

  4. Diogo Alexandre disse:

    Sim, essa disputa ja deveria ter acabado! Se Caruaru tem 42 dias de forró então porque tantos questionamentos assim? Está tão dificil assumir? Meu Deus…!
    E outra, o São João de Caruaru não deixa perder a tradição, é são joão de VERDADE, e não esse forró "estilizado", o que é que Calypso tem a ver com são joão? Não é por nada não, é que essa é uma das atrações de CG. E acontece que a mídia também promove mt C.Grande…

  5. nascimento disse:

    Com certeza é o são joão de campina grande , melhor programação , melhor rede hoteleira , cidade duas vezes maior do que a cidade de caruaru , gente bonita , e tambem tem outro detalhe , pergunto ao pessoal de caruaru , porque quem é de recife , vem mais para o são joão de campina grande ,tambem gente do rio de janeiro , são paulo , comparem as prograções , campina grande outra veis na frente , falando em banda Calypso em campina , e chiclete com banana em caruaru é são joão ou MICARETA kkkkkkk , falando na midia pó velho a globo nordeste fica em recife , e sempre da mais enfaze ao são joão de PE , ou eu to errado , campina grande o maior são joão do mundo .

  6. diogo alef disse:

    esse é o ´melho são joão do munda aqui em recife

  7. Emanuel disse:

    Só lembrando o colega ai em cima que CHICLETE COM BANANA cantou sim em Caruaru, MAS não foi axé (já que vc se refere a uma micareta), ele tocou FORRÓ, pois o seu novo disco Homenageia Luiz Gonzaga, COM ISSO, é ÓBVIO que a banda toque forró nesse período. Vale lembrar que eles cantaram sim o seu repertório que tem como ritmo o axé, mas o ritmo se transformou em forró eletrônico, forró utilizado por muitas bandas como Aviões do forró, Mastruz com Leite, Garota safada em cima de trios elétricos. Então é bom quando for CRITICAR saber do que está falando e porque está falando, pra não sair feito um besouro tonto sem saber dos assuntos a que se refere. Outra coisa, não estou aqui para dizer quem é o melhor são joão, afinal nunca fui pra o SJ de CG, então não posso afirmar nada, MAS eu tinha que corrigir o colega quanto a sua colocação. Obrigado ;)

  8. Andre disse:

    Com certeza é o são joão de campina grande , melhor programação (bem, não se pode afirmar isso pois ambas as cidades possuem a sua programação e que não deixa a desejar, e Caruaru trás ainda símbolos da música nacional como Zélia Duncan, Paulinho Moska, Gilberto Gil, Luiza Possi, Elza Soares, e muitos outros, e todos cantando forró, fora as bandas que tem lá em CG e tem aq em Caruaru, como aviões, garota safada, calcinha preta, forró dos play's… Então onde tem a melhor programação?) , melhor rede hoteleira (isso é relativo, pois gostaria de saber se vc conhece a rede hoteleira de Caruaru pra afirmar isso?), cidade duas vezes maior do que a cidade de caruaru (então quer dizer agora que todo mundo que vai pra CG ocupa toda a cidade? Sem discussão o tamanho da cidade, pois mesmo a cidade de Caruaru sendo menor, nunca teve problema em receber o público, pelo menos quem vai não fica de fora de aproveitar os pólos, como Pátio do forró, Alto do Moura, feira de artesanato, comidas gigantes nos bairros… Acho que essa não colou hein?!), gente bonita (minha gente, em toooodos os lugares do mundo existem pessoas bonitas como também feias, então CG por ser maior é fato que tenha tanto mais gente bonita como mais feia, nem sai "ganhando" nem "perdendo" –' ) e tambem tem outro detalhe , pergunto ao pessoal de caruaru , porque quem é de recife , vem mais para o são joão de campina grande ,tambem gente do rio de janeiro , são paulo (Pelos menos das pessoas que conheço dos Recife todas vieram pra cá, e isso é outra coisa que vc não pode afirmar, ou vc chegou pergutando para todos que estavam em CG se eles eram de Recife, SP, RJ…argumentação que não convence), comparem as prograções (o que é isso? :S ), campina grande outra veis (seria vez? ) na frente , falando em banda Calypso em campina , e chiclete com banana em caruaru é são joão ou MICARETA kkkkkkk (sobre isso o colega ai em cima ja comentou), falando na midia pó velho a globo nordeste fica em recife , e sempre da mais enfaze ao são joão de PE , ou eu to errado , campina grande o maior são joão do mundo (Está errado, pois mesmo ela se situando no Recife, ela tem que envolver todo o Nordeste sem restrições, sem escolher uma preferida, pois é perceptível que quando passa uma matéria sempre se remete a todas as festas juninas do Nordeste). Espero que tenham uma percepção aguçada sobre o que comentei e discutam com base/ênfase em fatos que sejam concretos, e não palavras que ficam "ao ar".

  9. Mayara disse:

    Concerteza é caruaru!Como diz .O povo o maior e melhor São joão do mundo!

  10. Caren disse:

    Concerteza Caruaru é bem melhor,la tem SÃO JOÃO, e não ROEDEIRA!

  11. caruaru com certeza disse:

    Sem dúvida nenhuma em Caruaru esta o melhor são joão do mundo afinal goi nomeada a Capital do forró

  12. lucas disse:

    Já fui para as duas, moro em SP. Caruaru e o maior e melhor sem dúvidas. Por que não e como CG que só tem àquele parque do povo. Caruaru uma festa verdadeiramente cultural a cidade toda. E o pior e que as pessoas campina grande fala da outra festa se saber de nada até mesmo sem conhecer. Conheçam para depois falar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *