Consumindo menos calorias sem abrir mão do sabor

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 23 de julho de 2009

Pra Cozinha!

O prato de hoje é um clássico que vai te mostrar na prática como economizar calorias no dia a dia, Zezinho: macarrão com brócolis.

Embora o macarrão seja um vilão da maioria das dietas, existem opções interessantes nas gôndolas dos supermercados que te permitem aproveitar uma bela massa sem peso na consciência.

Além do truque que ensinamos na primeira receita desta coluna (servir a massa sempre al dente), há uma bela novidade (nem tão nova assim) nas prateleiras: massa integral.

Embora não seja uma invenção recente, somente agora os grandes fabricantes resolveram investir em uma linha de massas integrais, o que, naturalmente, contribui para a redução dos preços, tornando o produto mais palatável ao bolso de nós, míseros mortais.

E, antes que você me pergunte porque deveria optar pela massa integral, a resposta é a mais óbvia possível: fibras, Zezinho, fibras! Todo aumento de ingestão de fibras na sua dieta básica vai te dar, em contrapartida, uma diminuição na absorção de gorduras e calorias.

Da receita tradicional, trocamos a massa comum pela integral. Também vamos trocar o presunto pelo peito de peru (menos calórico), usaremos uma quantidade pequena de azeite e nada de manteiga. Este é o princípio básico para economizarmos na ingestão de calorias e gorduras em nossas refeições triviais.

Portanto, chega de enrolação e vamos direto pro fogão clicando aqui.

    Macarrão com brócolis (4 porções)

    Ingredientes:

    1 pacote de macarrão integral (espaguete, talharim, farfalle, penne), 1 1/2 xícara de brócolis cozidos picados, 1 dente de alho picado, 1 xícara de peito de peru cortado em cubos pequenos (opcional; sem isso a receita fica ainda menos calórica), 1 xícara de tomates cereja cortados ao meio, 1 colher de sopa de azeite, sal e pimenta à gosto.

    Preparo:

    Em uma panela grande, coloque um pouco de sal e água suficiente para cozinhar o macarrão. Quando levantar fervura, coloque o brócolis nessa água e deixe cozinhar até ficar al dente. Retire-o com uma escumadeira, pique e reserve. Acrescente o macarrão na mesma água em que o brócolis foi cozido e deixe cozinhar até ficar al dente (lembre-se de mexer de vez em quando). Escorra, lave com um pouco de água fria para interromper o cozimento e reserve.

    Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente grande (ou até mesmo em uma panela wok com antiaderente) e frite o alho (assim que o alho soltar o seu cheiro característico, já estará no ponto), acrescente o brócolis e frite mais um pouco. Acrescente o macarrão e frite por mais alguns minutos (2 ou 3 minutos). Em seguida, acrescente o peito de peru e misture bem. Finalmente, acrescente o tomate cereja, dê mais uma mexida, acerte o sal e a pimenta e sirva ainda quente.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Consumindo menos calorias sem abrir mão do sabor”

  1. Litha Bacchi disse:

    Parece delicioso, vou tentar!

  2. Capucena disse:

    Flávio, uma dúvida.

    O brócolis pode ser substituido por couve-flor, sem que a mesma altere significativamente o sabor original?

    • Flavio F. Soarez disse:

      Capucena, uma alteração nos ingredientes sempre gera mudanças de sabor. Particularmente eu não gosto de substituir o brócolis pela couve-flor (prefiro misturar ambas no mesmo preparo), porém, se você não gosta de brócolis (ou não vai muito com a cara do dito cujo), pode fazer a mudança, sim. O sabor muda, claro, mas continua um prato saboroso e com um valor calórico menor que o de uma massa comum ou tradicional.

  3. joao disse:

    muito boa receita.
    fiz como mando o figurino e ficou demaisssssssssssssssssssss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *