"Hormônio da fome" vem da comida gordurosa e não do estômago vazio

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 18 de agosto de 2009

Comida gordurosaEm 1999, pesquisadores japoneses descobriram um hormônio batizado de grelina, que seria responsável pela sensação de fome. O consenso então era que ficar com o estômago “vazio” estimularia esse hormônio, deixando a pessoa com fome e, claro, querendo comer bastante.

Porém, as primeiras pistas de que a grelina poderia não ser a culpada pelo ganho de peso começaram a surgir em 2002, ano em que pesquisadores da Unicamp descobriram que obesos mórbidos possuíam menos grelina que pessoas de peso normal. Os gordos eram mais sensíveis ao hormônio, mas o volume de produção não mudava com o emagrecimento.

Finalmente, em 2009, a grelina foi desmistificada mais uma vez graças a uma pesquisa da Universidade de Cincinati, nos Estados Unidos. Segundo o novo estudo, a grelina é ativada pela gordura consumida e não pelo jejum!

Em outras palavras, segundo os pesquisadores, a grelina não serviria exatamente para “dar fome”, mas para liberar a passagem para processos consumidores de calorias (o crescimento, por exemplo). Isso afeta todos os tratamentos baseados neste hormônio.

A pesquisa ainda será aprofundada para se ter a certeza do seu impacto no organismo humano, mas estudos de outras instituições, como a Universidade de Virgínia, também nos EUA, demonstram conclusões parecidas.

—–

Fontes: Gazeta e Jornal da Unicamp.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

5 respostas para “"Hormônio da fome" vem da comida gordurosa e não do estômago vazio”

  1. Camila Dias disse:

    NUNCA MAIS EU VOU COMER GORDURA, hoje!
    hauhauhauhauh

  2. Rics disse:

    Com grelina, sem grelina… Depois que eu vi a imagem que ilustra esse post nada disso mais tem importância. Minha vida simplesmente mudou de foco! Meu objetivo principal agora é comer esse pequeno lanchinho da foto!!!

    Onde? Me diga Lucio!!!! Onde foi que você encontrou isso aí?

  3. Lucio Luiz disse:

    @Rics, é uma imagem creative commons que eu catei na internet. Infelizmente, não foi de uma experiência própria :)

  4. Paulo disse:

    Gostaria de receber informaçoes

  5. Vera disse:

    Em uma cirurgia Bariátrica onde este hormônio é retirado
    junto com a cirurgia, será que não afeta outras fontes
    de prazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *