Medicina alternativa

Vinicius Tapioca
@DrTapioca

Publicado em 22 de agosto de 2009

Há algum tempo, a alopatia vem sendo complementada e às vezes até substituída por formas alternativas de medicina como homeopatia, acupuntura, iridologia, ortomolecular, entre outras. Nos grandes centros urbanos, a procura por formas mais naturais de tratamento sem uso de drogas ou cirurgias é grande e vem aumentando cada vez mais. Contudo, aqui no interior, apesar disso já ser uma prática antiga, a coisa é bem diferente. Ninguém fica medindo o olho nem furando ninguém. Listei abaixo as práticas mais comuns de tratamentos alternativos do povo interiorano com suas respectivas “bulas”:

Garrafada

Apresentação: Frascos com 1 litro (garrafa de aguardente) ou 200 ml (garrafa de leite de coco).

Composição: Ervas medicinais e diluente (água ou cachaça mesmo)

Indicação: Praticamente tudo, incluindo dor de dente, dor de coluna, dor de cabeça, inflamação em geral, impotência, queda de cabelo, desânimo, desgaste físico, tontura, pressão alta, diabete…

Posologia: Geralmente 1 cálice 3 vezes ao dia, mas depende do fabricante.

Contraindicação: Algumas contêm álcool (consumir com moderação: se tomar, não dirija).

Comentário: É de longe o remédio natural mais conhecido das feiras livres de interior e, se funcionasse mesmo, a indústria farmacêutica estava falida, pois serve pra tudo e ainda é baratinho. O engraçado é como o vendedor chama os clientes em potencial: “Venha velha varizenta, venha velho reumático, venha dona de casa insatisfeita, leve pro seu marido e seja feliz no casamento outra vez”.

Pílulas contra o estupor (ou estupô – dialeto local)

Apresentação: Cápsulas com Deus sabe lá quantos miligramas.

Composição: Mirabilis jalapa L. (planta conhecida como Maravilha, levemente tóxica).

Indicação: Tratamento ou profilaxia das situações que podem levar ao estupor.

Posologia: 1 cápsula via oral 1 hora antes de se expor a uma situação de risco de estupor ou 2 cápsulas imediatamente após a exposição.

Contraindicação: Como pode causar náuseas, vômitos e diarreia, não deve ser utilizada por pessoas com problemas gastrointestinais (gastrite, úlcera, esofagite, duodenite, etc).

Comentário: A solução para um grande problema que assola a humanidade. Com essas pílulas, você pode tomar café quente e sair na chuva, chupar melancia estando suado, comer manga e beber leite, entre muitas outras maravilhas sem o risco de estoporar. Mas não se esqueça: ao primeiro sinal de você vai dar um curtipiu de pinote tome logo duas, só pra garantir.

Banha de galinha

Apresentação: Dependendo do tamanho da ave, um copo ou um pote.

Composição: Ácidos graxos (banha, ora).

Indicação: Inflamações de pele, abscessos, furúnculos e serve pra alisar o cabelo também.

Posologia: Uso tópico, aquecido, 2 vezes ao dia ou até você vomitar com o cheiro rançoso.

Contraindicação: Por ser gordura e servir de alimento para bactérias, não se deve usar em processos inflamatórios bacterianos como abscessos e furúnculos (tá confuso? imagine o médico).

Comentário: Usar em feridas infectadas e dermatites bacterianas é um verdadeiro devaneio, piora muito o quadro clínico inicial. Por ser gorduroso, ela mantém-se aquecida por mais tempo e acaba sendo uma boa compressa quente, mas eu prefiro água pura e pano limpo.

Borra de café

Apresentação: 80g a 100g de pó para 1 litro de água (Fonte: ABIC).

Composição: Pó de café pós preparo da bebida.

Indicação: Cicatrizante geral, excepcionalmente em hemorragias cutâneas.

Posologia: Tópico em qualquer tipo de ferida até parar o sangramento.

Contraindicação: Se você for muito nervoso ou sofre de taquicardia, opte pelo descafeinado.

Comentário: Mais uma vez, prefiro o pano limpo para estancar hemorragias. Além de contaminar a ferida, a borra de café dá um trabalhão pra equipe de enfermagem limpar o ferimento daquele pó fino grudento.

Cinzas

Apresentação: Depende do tamanho da tora (lá ele!) que foi queimada.

Composição: Madeira queimada.

Indicação: Antiinflamatório tópico.

Posologia: Uso tópico enrolado com um pano 1 vez ao dia.

Contraindicação: Não usar madeira de lei sob pena de multa e reclusão.

Comentário: Muito utilizado no passado para tratar caxumba (papeira), tem caído em desuso já que a doença não é mais tão prevalente. No entanto, usa-se ainda hoje em volta do pescoço em casos de amigdalite e faringite (garganta inflamada). A única explicação que eu posso imaginar para seu uso é que o calor alivia a dor, então se acredita que seja anti-inflamatória.

Reza

Definição: Por não ser “medicamento”, não possui bula propriamente dita. É, na verdade, uma terapia realizada por um profissional altamente qualificado conhecido como rezador(a) ou benzedor(a) devidamente equipado com um ramo de erva medicinal da melhor espécie.

Indicação: São muitas, mas as mais comuns são espinhela caída, mau-olhado e nervo rendido.

Processo: Aquele a ser rezado senta-se em um banco de madeira ao ar livre e recebe várias investidas do raminho ao passo que o rezador balbucia a reza num ritmo tão rápido que você não entende nem sequer seu nome quando é pronunciado no meio da ladainha.

Contraindicação: Pessoas alérgicas ao famigerado raminho de erva medicinal (empola tudo!).

Comentário: Como envolve fé e não usa nada que possa prejudicar diretamente o indivíduo, não faço ressalvas sobre o ato. Apenas não recomendo abandonar nenhum tratamento convencional e usar apenas a reza como terapia. Além do mais, não conheço na medicina tradicional qualquer remédio para mau-olhado.

* * *

Há de se respeitar as tradições e crenças populares de cada região. Triste do médico que, por se achar conhecedor supremo de todas as patologias e medicamentos, acaba combatendo certas práticas xamanísticas e tenta adulterar a cultura da comunidade que assiste. É preciso, sim, orientar a população sobre os riscos de certas atitudes prejudiciais à saúde e deixar claro que as duas culturas (a médica e a popular) podem conviver juntas, desde que o chá medicinal da vovó seja utilizado para engolir a pílula do dotô.

Pra encerrar, separei um arquivo MP3 com uma reza pra lá de esquisita que me foi apresentada por um amigo aqui de Amargosa, mas não sei o autor (a voz parece de Marcelo Nova do Camisa de Vênus) e por isso não posso dar o devido crédito a esse exímio rezador. Clique aqui para ouvir ou baixar. (Nota do Editor – esse áudio é uma paródia, um chiste jocoso; se você não tem senso de humor, é melhor nem escutar)

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

17 respostas para “Medicina alternativa”

  1. Lêda disse:

    Oba, até que enfim, já estava sentindo falta. Mas valeu a pena esperar! Adoreiii! Você cada dia está melhor! A pesquisa foi grande, Hein? Ah! foi por causa disso que a coluna demorou a sair, não? Beijos e até a próxima.

  2. Dani disse:

    Muito bom Dr!
    Adorei!
    Aguardo a próxima!

  3. Carmen disse:

    Dr. Viniciu. q reza danada! rsrsrs.Essa cura todo, até depresão…
    Gosto muito dos seus post, não demore tanto, viu?
    Bjs.
    Carmen

  4. jr disse:

    Tudo bem respeitar a cultura, mas deve-se ter certos cuidados com algumas crendices, há relatos de insuficiência hepática por efeito hepatotóxico de algumas garrafadas, fora quantas vezes pacientes abandonam tratamento por que falaram na feira que aquele remédio era melhor

  5. rucosta disse:

    Dr. eu só veterinário. Eu também sofro com esses medicamentos caseiros. Como por exemplo. Óleo queimado pra tratar sarna (acaba com a sarna e o cachorro também)A famosa criolina pra bicheira. Fumo mascado pras vermes, leite pra intoxicação e ai vai..

  6. Alexandre disse:

    A inguinoransa é que atravanca o pogressio…

  7. Dr. Tapioca disse:

    'jr', concordo plenamente com você. Não se pode querer tratar tudo só com folha e algumas charlatanices que infelizmente existem. Tem histórias de garrafadas que possuiam pó de penicilina e que provocaram reações alérgicas em vários usuários.
    Há casos também de pacientes que sofreram infarto ou AVC (derrame) por abandonarem seus anti-hipertensivos e usarem apenas remédios naturais. Isso é um absurdo e sou totalmente contra essa prática.

  8. debora disse:

    Gostaria de saber para que serve a creolina medicinal

  9. Dr. Tapioca disse:

    Debora, que eu saiba creolina é tóxica e não deve ser usado como medicamento. Muita gente usa pra espantar morcegos do telhado e para outras funções com limpeza de áreas contaminadas. A creolina possue fenóis voláteis que além de produzirem um forte odor podem provocar problemas respiratórios e gastrointestinais.

  10. Amelia Patricia Silv disse:

    Gostaria de obter informções mais especificadas sobre a pilula contra o estupor, por que desde pequena minha mãe nos dava para curar qualquer coisa, hoje eu gostaria de saber pra que serve realmente, eu gostaria de dar para minhas filhas e meu neto mais tenho medo.

  11. Dr. Tapioca disse:

    Amelia, a Pílula Contra o Estupor é meramente um laxativo só que sua ação se baseia na ação tóxica da planta (Jalapa ou Maravilha). As pessoas acreditam que por ser um laxante, elimina as "toxinas" do corpo e "limpa por dentro", mas não há nada científico que comprove sua eficácia neste assunto.
    É importante informar que a ANVISA não é muito fã deste "fitoterápico". Abaixo vou colocar alguns links que vale a pena conferir antes de utilizar essa substância em seus filhos e netos: http://www.anvisa.gov.br/busca/busca.asp?palavrachttp://www.cidadeverde.com/anvisa-acha-pilula-falhttp://opovo.uol.com.br/opovo/ceara/891767.html

    EVITE AUTOMEDICAÇÃO, HAVENDO DÚVIDA CONSULTE UM MÉDICO OU FARMACÊUTICO.

  12. NILZA disse:

    DR. TAPIOCA ! GOSTARIA DE SABER COMO FAZER O USO DO OLEO QUEIMADO PARA ESPANTAR OS MORCEGOS. MINHA CASA NAO E FORRADA E ELES ENTRAM PELO TELHADO. SE FOSSE FORRADA ERA PRECISO DESMANCHAR O FORRO PARA LIMPAR. POR FAVOR ME AJUDE…

  13. Ari disse:

    Dr. queria sabe para que serve as pilulas contra estupor, se elas podem abortar, pois uma amiga quer tomar com coca cola, nao sabemos o que pode ocorrer e me dar uma dica quero tirar isso da cabeça dela!

  14. maria silva e silva disse:

    como faz para diminuir o fogo de mulher com muito desejo sexual por favor mim ajuda quero ser normal……

    • luizphill disse:

      Olha só maria silva…um remédio infalível contra isso ai e muita leitura… Com isso, dependendo do conteúdo literário,podera fazer vc esquecer mais o sexo… Mas se isso não funcionar, o único jeito e só com muita rola mesmo…

  15. jamais pensei em tomar cápsola de creolina para matar bactéria, mais a necessidade financeira que nos brasileiros estamos passando é tanta que essa prática volta ao uso, também lembro dos meus pais, quando pequenos as tomavam, mal não faz, pelo menos os problemas de saúde resolve, é o meu caso, passei maus momentos com vomito e diarreia no local onde trabalho em área ribeirinha, graças a creolina sobrevivo, quem não tem cão, caça com gato, obrigada por ainda existir a medicina alternativa no Amapá, beijos.

  16. […] mais! Imagino que se só água já está fazendo isso tudo, o que será que estão prometendo com a tradicional garrafada da feira? “Leve pra casa sua garrafada, cura câncer, pneumonia, unha encravada e paralisia. Com […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *