Rua dos Bobos, nº 0

Vinicius Tapioca
@DrTapioca

Publicado em 12 de setembro de 2009

Seu Dotô!

Puta que PariuNesse mundo globalizado e informatizado que vivemos, não é difícil alguém responder à pergunta “qual seu endereço?” com um simples “[email protected]”. Mas ter um endereço residencial ainda é essencial para que sejam entregues as compras que você fez na internet e receber seus amigos da sala de bate-papo em sua casa.

No interior, o endereço formal (logradouro, número, bairro, CEP) é um pouco irrelevante, pois todo mundo sabe onde todo mundo mora. Além do mais, é bem mais fácil dizer que sua casa é perto da Igreja ou atrás da Prefeitura, ou, ainda, perto do brega (bordel – toda cidade do interior tem um). Em último caso, se você não mora próximo a um ponto de referência conhecido, aí se faz necessário dar nomes aos bois, pelo menos à sua rua.

Um grande problema que se tem para encontrar uma rua específica em uma cidade do interior é que elas mudam de nome com muita frequência e os próprios moradores se confundem. Sempre que um prefeito ou vereador quer puxar o saco de alguém, faz de tudo pra colocar o nome dele numa rua, praça ou avenida. Por causa disso, praticamente toda cidade baiana tem uma Av. Antônio Carlos Magalhães, culminando com a criação do município Luís Eduardo Magalhães (que eu ainda teimo em chamar de Mimoso do Oeste). É muito bonito no discurso em cima do palanque, mas os pobres coitados que têm que ligar para as centrais de cartão de crédito, bancos, TVs por assinatura, editoras de revista e todos os outros serviços de entrega para mudar o endereço certamente não ficam muito felizes.

Puta que PariuA vantagem disso tudo é que no interior as ruas têm apelidos e estes não mudam, pois foram colocados pelo povo e são eternos. Por exemplo, aqui em Amargosa, quem morava na Rua Marquês de Herval, hoje mora na Rua Deraldo Bulhões, no entanto continua morando na Rua da Lama.

Esses endereços populares são muito mais utilizados e bem mais eficazes. Outro dia, liguei para uma pizzaria, fiz o pedido e dei o endereço para entrega: Av. Governador Lomanto Jr. Mas a atendente não sabia onde ficava e pediu uma referência. Prontamente falei que era na Rua do Ribeirão e ela me respondeu “Ah, doutor, por que não disse logo? O motoqueiro ia ficar rodando a cidade toda até achar sua casa”.

Outros nomes são comuns em toda cidade interiorana como Rua da Linha (onde passava a linha do trem), Praça da Estação (onde ficava a estação de trem), Praça da Matriz (onde fica a Igreja Matriz), Rua do Brega (precisa explicar?) essa última aqui em Amargosa é conhecida como Rua dos Artistas, imagino que arte era praticada ali!

Rua da Bosta também tem em todo lugar, até por que bosta tem em todo lugar. Algumas cidades têm ruas só suas, em Mutuípe temos a Rua do Banheiro, lá ficava a bica onde todos tomavam banho nos primórdios do município. Lá também há a Rua Conselheiro Aureliano Oliveira (tenta falar rápido) que por ser um trava língua de difícil pronúncia os moradores continuam chamando de Rua Nova, embora ela já seja bem velhinha. Em São Gonçalo dos Campos (onde fui criado) tem a Rua do Pontilhão onde passava uma ponte da linha do trem.

Muitos desses nomes são constrangedores. Imagina você marcar um encontro com sua namorada no Mija-Gás ou no Beco da Chuculateira. Pior é morrer e ser enterrado num cemitério que fica na Rua do Fogo. Chega a ser mau agouro. É difícil também pra um músico que mora no Quebra-Viola arrumar emprego. E não pense você que só cidadezinhas possuem endereços engraçados. Em plena Salvador as meninas da Mata Escura não gostam muito dos rapazes do Pau Miúdo.

Os políticos vivem mudando os nomes das ruas por interesses próprios e acabam atrapalhando a vida de quem não tem nada a ver com isso. O bom é que os apelidos duram pra sempre e facilitam a vida dos moradores. Mas se ainda assim eles encherem muito seu saco, manda eles pegarem esse ônibus aí da foto e irem para onde eles já deviam ter ido há muito tempo.

Nota final: se sua cidade tem uma rua, praça, avenida ou bairro com nome curioso, coloque no comentário pra que todos possam conhecer.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

33 respostas para “Rua dos Bobos, nº 0”

  1. The C disse:

    kkkk Muito bom, Tapioca.Aqui em Itabuna eu moro na Rua do Clube(Acho que tem um Clube Gay um pouco acima da minha casa, mas eu não tenho nada a ver com isso…), temos o Jardim do Ó(Porque ele tem forma de O, eu acho) e, não muito longe daqui, em Ibicuí, há a Rua da Pimenta(Onde dizem que ninguém nunca morre).
    Abraços, e continue fazendo esta ótima coluna.

  2. Robson disse:

    Aqui em Maringá norte do Paraná não temos muitas ruas com nomes engraçados mas temos um termo bem curioso para rotatoria, aqui chamamos balão

  3. Carolina disse:

    Acho que em São Paulo tem tantas ruas que não sabem mais que nome usar. Eu sempre achei engraçado o nome da rua Wisard. O que acho mais feio é o nome da Avenida Cupecê, e sei que existe uma rua, na qual nunca estive, que chama Ventos do Amor.

  4. Bruno Guerra disse:

    A familia da minha mãe vem da cidade de Pederneiras, no interior de São Paulo, e lá tem a rua do colesterol, eh uma baita subida q todo gordinho ou com mais idade caminha pra melhorar o colesterol

  5. Dr. Tapioca disse:

    Bruno, vou recomendar essa rua para os meus pacientes.

  6. Sou Recifense, meu avô morou toda a vida na Estrada do Forte do Arrial Novo do Bom Jesus – a avenida do Forte, que cruza a Avenida Gomes Taborda – a rua da Lama. A Mascarenhas de Moraes é sempre chamada de Imbiribeira, por causa do bairro, e a Avenida Boa Viagem é a Beira Mar. Morei em Porto Alegre por 4 anos, e é engraçado como tudo lá em apelido: a Rua dos Andradas é a Rua da Praia; o Parque Moinhos de Vento é o Parcão, mas não é o maior parque da cidade: o maior é o Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção. O parque Luiz Syrotski Sobrinho é o Parque Harmonia, e depois de tanto chamarem o Lago Guaíba de Rio, resolveram acabar com a confusão oficializando o nome de " LAGO 'RIO GUAÍBA' ".

  7. Dr. Tapioca disse:

    Tacito, você esqueceu de citar o mais pitoreco bairro do Recife, o bairro da Brasília Teimosa, próximo ao Pina.

  8. Carmen disse:

    Que cronica gostosa! Parabéns! Em São Gonçalo tem outra rua também q acho muito engraçada, o Beco do Fiado, pois, dizem q antigamente estavam alí as "casas de tolerancia" e as "moças" fiavan seu travalho…
    Já estou esperando sua próxima coluna.

  9. Dani disse:

    Muito bom!
    Super criativo!
    Parabéns
    Adorei!

  10. É mesmo, esqueci da Brasília Teimosa.
    Mas as favelas (algumas já ex-favelas) daqui tb tem nomes pitorescos: Vietnã, Iraque, Roda de Fogo, Dancing Days, Entra a pulso, Mata Sete, Suvaco da Cobra, Tabaca da Xuxa…
    Algumas são fáceis de identificar a origem: o nome é dado de acordo com algum fato marcante – ou novela – da época em que a área é invadida. Mas outros… alguém se habilita?

  11. Dr. Tapioca disse:

    Sovaco de cobra é realmente difícil de deduzir. Partindo do pressuposto que cobra não tem braço é um pouco difícil de encontrar sua axila (ou sovaco, como queira).

  12. Alcione disse:

    em abaetetuba, nordeste paraense existe a rua BURACO FUNDO.advinhem pq?
    ah, e o bairrosanta clara ñ tm energia elétrica,ririririririrri

  13. Mau disse:

    Em Araraquara as ruas todas tem nomes, mas o povo só fala os antigos números, eu fico perdido, rua 2… 36…
    Já Rio Claro é só número mesmo, detesto!

  14. Nossa, é mesmo incrível!! Como é feita a escolha desses nomes? Será que é a Prefeitura que bola esses nomes ou é alguém bem conceituado da cidade em questão?
    Uma curiosidade, quem nasce em PUTA QUE PARIU é o que?
    hehehehe …. desculpe, mas realmente esse nome é no mínimo intrigante.
    Abs

  15. Charles Pimenta disse:

    Apesar do nome da rua ser bastante simples, no bairro São Marcos em Belo Horizonte logo no inicio existiam tres ruas Santa Monica

  16. Marcos Almeida disse:

    Sem nomes nem apelidos, só as referências.
    caro Dr. Tapioca, na cidade em que resido faz 15 anos, as pessoas não as ruas por seus nomes, e sim pelos pontos de referência, tanto que no cadastro de endereços da antiga companhia de telefonia o cadastro começava pelo nome do edifício, a partir daí bastava colocar o número do apartamento e o cadastro estava completo, fácil para cadastrar o endereço, porém para uma pessoa de fora se localizar fica quase impossível. Eu mesmo assim que cheguei tive muita dificuldade para achar uma residência para morar, antes tive que me localizar pelas referências, inclusive referências antigas ainda são usadas como a praça do Ferreira, Ferreira era um supermercado que já trocou de nome umas quatro vezes. Essa cidade se chama Vitória-ES

  17. Bia disse:

    Aqui em S J Xingu, bem perto de onde Judas perdeu as meias (pq as botas ele perdeu antes) tem um lugar chamado Rua da Mandioca, esquina com Rua da Felicidade. Adivinha qual a atividade comercial da Rua da Mandioca? kkkk

  18. Naiara disse:

    kkk essa rua do brega e rua da linha é da cidade onde moro- Itaberaba-Ba

    achei muito legal isso rs

  19. Rogerio disse:

    Em Mogi das Cruzes-SP tem a Praça dos Enfartados, é uma nova praça num bairro de ricos empresários que trabalharam muito, ganharam muito dinheiro, não cuidaram da saúde, viviam estressados e fazem caminhadas na praça. "Enfartados" já sabem a causa…

  20. Cidade com o Nome PUTA QUE PARIU <—– é uma FARSA !!!!

    http://www.e-farsas.com/artigo.php?id=101

  21. André Silva disse:

    Ola ! Moro no Estado do Acre, especificamente no interior do estado, minha cidade se chama Fejó, cerca de 45 mil habitantes, tenho uma bairro aki chamado de Genir Nunes, porem nem todos o conhecem assim, agora se você perguntar por Bairro do Urubú, ai sim qualquer uma sabe, o bairro recebeu esse nome porque, quando a prefeitura abril esse bairro fez terra planejem e abandonou por algm tempo, virando praticamente um lixão, quando começaram a construir as casas era impressionante a quantidade de Urubus na no Bairro, dai o nome !

  22. Gean disse:

    eu passo todo dia na "Rua do Colégio"
    eu acho que toda rua tinha que ter apelido, tipo: minha ru deveria ser rua dos cachorros, pois aqui quase todos tem cachorros (menos eu)
    a rua de cima, deveria ser rua do samba, pois todo sabado se ouve um exalta samba ou um zeca brahmeiro.

  23. Ludmila disse:

    Ooh povoado que minha vó mora se chama Sacoo das varas, isso é nome de lugar?!

  24. José Loula disse:

    Olá. Muito engraçado o blog. Bem, moro em Sergipe, mas precisamente em Tobias. Aqui não tem muitos nomes engraçados. Eu sou natural de Jacobina (BA). Lá sim tem alguns. Vejam: Rua do calango, oficialmente Rua dos Humildes; Rua dos ourives, oficialmente Rua Alice Barros Figueiredo;Rua do barro, oficialmente Rua Miguel Calmon; Rua do Brega, oficialmente Rua dos Artistas; Bairro do Peru, Rua dos Índios, oficialmente Rua Ernestino Pires.

  25. Eron disse:

    Na cidade que eu nasci tem um bairro com o nome de vila sao pedro mais e conhecido em toda cidade pelo nome de pau deitado.ate os onibus usam esse segundo nome.

  26. André disse:

    Boa noite, adorei a coluna muito engraçado, perto da rua onde foi criado tem duas ruas com nomes bizaros. 1° Rua dos Otários e a 2°Rua dos Cornos. Não sei o motivo mas todos conhecem por esse nomes

  27. LILIAN disse:

    Já morei numa rua que fica no bairro Vila Palmeiras, em São Paulo que chama-se: Rua Ribeirão das Alams… acho bem sinistro.

  28. LILIAN disse:

    Corrigindo: Rua Ribeirão das Almas.

  29. mario disse:

    eu moro em araruama , região dos lagos , aqui tem uma rua muito legal , rua do pentelho babado .

  30. Giovanni Pereira disse:

    Na cidade onde nasci nós tambem temos nomes engraçados em alguns bairros como:bairro alfredo Dias que virou Morro do querozene,Bairro Joao Gonçalves que virou morro do piolho, bairro juquinha Dias que é o cavalo deitado,José Maria Alquimim virou pombal, bairro parque jardim é coruja, Fazenda Serrador é sem terra, bairro vila Vieira virou lagoa e muito mais…

  31. Edsom Gomes disse:

    Rua da Bosta; Mudou o Nome Rua Das Flores

  32. jorge disse:

    bm loko… eu gosto dos meninos dos paus miudos, os grandes doi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *