Guerra de Comida!

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 25 de setembro de 2009

Ao contrário da maioria das crianças magrelas que não gostam de comer, nunca fui de brincar com a comida. Pra mim, a hora da refeição é uma hora sagrada. Meus pais não precisavam me convencer usando artifícios como “olha o aviãozinho” ou ainda “se você não comer, eu como”. Comigo o esquema era bem simples, coloque a comida em meu prato e saia da frente!

Achava um desperdício todas aquelas tortas que Didi, Dedé, Mussum e Zacarias atiravam entre si no programa Os Trapalhões. Ficava imaginando se os participantes do Torta na Cara (ou seria Passa ou Repassa?) do SBT podiam comer as tortas que sobravam depois da gravação.

Vários esquetes do humor pastelão se baseiam em jogar comida um no outro. Lembro de uma cena clássica da novela Guerra dos Sexos em que Fernanda Montenegro e Paulo Autran transformam um pacato café da manhã numa verdadeira batalha.

Guerra de comida é um tema recorrente também em filmes adolescentes, vez por outra rola alguma confusão na cantina e todo mundo começa a atirar o almoço na cara dos outros. Um absurdo desperdiçar tanta coisa assim!

Não, definitivamente eu não gosto de brincar com comida, mas curto quando as pessoas pensam em coisas legais pra se fazer com ela – e olha que desta vez nem estou falando sobre sexo.

Há algum tempo atrás, assisti a um divertido vídeo em que um artista plástico fazia uma cópia da Monalisa usando apenas a gordura dos hambúrgueres. Um feito deveras impressionante e que me fez tomar mais cuidado com os sanduíches que como…

Nessa semana, dona Maira Moraes me mandou outro vídeo, ainda mais fantástico, contando a história das guerras recentes usando apenas comida. Nele, os americanos são hambúrgueres e batatas fritas, os alemães são pretzels, os árabes viraram beirutes e por aí vai… a animação é genial e conseguiu algo difícil, me deixar sem fome.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

12 respostas para “Guerra de Comida!”

  1. Kell xD disse:

    Por incrivel que pareça, quando eu era menor eu quase não comia, lembro de uma vez minha mãe ficar mais de 1 hora comigo na mesa falando: "Você só vai sair quando acabar!".

    Hoje não tenho esse problema.
    É tipo assim, eu faço prato de pedreiro e estou pronta pra repetir se preciso. xD
    E não entendo como não gostava dessa comilança toda antes…

    Comer é simplesmente fantástico! *-*

  2. Joyce disse:

    Realmente, é um grande desperdício jogar comida nos outros. Eu quando via uma cena dessas sempre pensava: "Poxa, e isso deveria estar tão gostoso". Eu como o tempo todo e é uma das minhas maiores diversões! Acho injusto todo esse desperdício. Mas o vídeo é fantástico!

  3. Camila disse:

    Olha eu era igual à @Kell xD

    Eu não comia, não gostava de nada e minha mãe ficava louca.
    Acho que de tanta praga que minha mãe rogou quando eu era pequena, hoje eu não consigo parar de comer em quantidades além do necessário.

    Mesmo assim, concordo com Dudu, brincar com comida é muito desperdício.

  4. Leo Luz disse:

    É duro dizer isso, mas eu fui um moleque chato na hora de comer. Enrolava, deixava no prato e era magrelo demais, hoje descobri o quão idiota eu era, enfim.

    Nunca foi de fazer guerra de comida. Por mais que era chato na mesa, tinha um certo respeito por elas, então nunca quis brincar com a comida. Hoje, o que vier eu devoro e continuo magro.

    Mas como disse no Twitter, "Depois da macarronada, agora é a vez do pão e do café me acompanharem a mais um podcast", acho que vou ganhar uns quilos a mais… o/

  5. Simone B. Chaves. disse:

    Comida… isto me faz lembrar um comercial de Batata Elma Chips que o Pelé fazia, ele estava sozinho num campo de futebol, com saco quase do tamanho dele de batatas chips, aí pegava uma e comia, passava um tempinho pegava outra… e dizia: É impossível comer uma só.
    Nooossa meu sonho de criança era ter um saco de batatas daqueles.

  6. Paulo Patux disse:

    Salve, salve, galera de peso!

    "Tô sem fome, mãe…"

    Eu fui daquelas crianças "dilemas".
    Um prato de comida chegava a GELAR em minha frente. Chegava a ficar 45minutos, 1 hora dianta de um prato sem dar nem uma garfadinha sequer.
    Anemia já era mais comum que novela ruim na TV.
    Tive pelo menos umas três vezes na infância.

    Só fui me alimentar bem quando descobriram que eu amava legumes, verduras e frutas. E no caso das frutas, vitamina sempre foi a melhor opção.

    Sou da política do "comida que dá trabalho pra fazer eu só como, nunca faço" e somo com "comida que dá trabalho pra comer, eu nem olho".

    Mas voltando ao assunto, brincar com comida é "paia". Devíamos conviver mais com alguns povos europeus. Experimenta desperdiçar comida na frente de qualquer russo!! Adios!! hehehe…

    É isso…

  7. Carolina disse:

    Quando eu era criança e via guerras de comida na TV eu pensava nas criancinhas da África. Sério. Ficava até triste.
    A única guerra de comida da qual já participei foi uma violentíssima guerra de uvas. Mas elas não foram desperdiçadas, foram todas comidas pelos cães e gatos da casa.

  8. Fabio Kero disse:

    Sempre achei que comida não era pra se brincar! Não gosto de brincadeiras do tipo jogar ovos e farinha nos aniversariantes, por exemplo.

    Mas esse vídeo é uma iniciativa razoável =)

  9. Ivanildo Junior disse:

    Nossa, no meu caso, essa de deixar comida no prato se tornou trauma: minhas avós e tias sempre me usavam como exemplo pros outros primos, "olha o Júnior, ele come até o fim, tudinho". Hoje em dia eu não consigo, de forma alguma, deixar comida no prato, esteja onde eu estiver. É inconsciente; só me sinto bem praticamente raspando o prato e entregando ele "limpinho".

    Me lembro também de uma vez, quando criança, que comia peixe no almoço e quase engoli uma espinha; a primeira reação que tive foi botar pra fora o bolo de comida que eu tinha, e foi no prato. Com nojo e medo, eu não comi mais, somente pra levar bronca da minha avó "deveria ter cuspido fora do prato, agora vai desperdiçar a comida todinha". Eu só imaginava porque eu, naquela situação de "quase morte", era menos preocupante que a comida no prato…

    Ah, e o que se diria de irmãos mais novos dizendo nojeiras de comida na hora do almoço, do tipo "olha a macarronada, parece uma travessa de vermes". Me dava uma raiva (embora nunca tenha deixado de comer)!

    Só pra terminar: alguém mais além de mim pensa em feijão com arroz quando ouve/lê a palavra ALMOÇO? Deve ser porque eu coloco o arroz em cima do feijão e acho veementemente que não tem nada de errado nisso…

    Abraços.

  10. Paulo Patux disse:

    @Ivanildo Junior: Arroz por cima do feijão? Isso é quase um crime!! ..rs…
    .
    E sim, a palavra ALMOÇO traz consigo, automaticamente, a imagem do prato, com aquele arroz novinho, e o feijão, de caldo grosso, com bacon (levemente frito) dando um saborzinho a mais…
    .
    É só comigo, ou todo mundo fica com fome depois que passa por aqui??

  11. Ivanildo Junior disse:

    "É só comigo, ou todo mundo fica com fome depois que passa por aqui??"

    Hehehehehe. É por isso que eu costumo visitar o site DEPOIS de almoçar. (O que às vezes dá um efeito reverso e eu fico na obrigação de pedir um "lanche complementar" logo depois de almoçar, geralmente um sanduiche, ai-ai…)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *