“Guerra” de comida

Arethusa Dias
@SaucyArethusa

Publicado em 26 de janeiro de 2011

Se você acha que esse texto é sobre aqueles desperdícios de comida perfeitamente boa que vemos em filmes e seriados de TV, desculpe, fica para uma próxima pauta. Nesse post, o objetivo é falar sobre alimentos similares que apresentam valores nutricionais diferentes. Assim você pode decidir o que prefere comer baseado nos nutrientes que combinam mais com a sua dieta e seu estilo de vida.

Um exemplo são as vantagens que a amêndoa leva sobre o amendoim. Além de conter mais cálcio que o amendoim, a amêndoa ainda contém magnésio, elemento essencial para a produção de ATP e para a contração muscular. Sem contar que a amêndoa tem um nível três vezes maior de vitamina E (oxidante que reduz o risco de câncer), e tem mais gordura monoinsaturada, que ajuda a regular os níveis do colesterol ruim (LDL).

O leite de cabra também tem suas vantagens sobre o leite de vaca. Apesar de ser um pouco mais calórico que o de vaca, o leite de cabra contém mais ômega 3, cálcio, fósforo, magnésio e ácido linoléico conjugado (ou ALC). Estudos revelam que esse último pode diminuir o risco de câncer, melhorar a saúde dos ossos e ainda auxiliar na redução de gordura corporal. Gostou? A questão agora ir acostumando o paladar com o gosto mais forte do leite de cabra. Uma sugestão é incluí-lo aos poucos nas refeições, com cereais ou em vitaminas.

E na hora de comprar frios para fazer aquele sanduíche de lanche da tarde, peito de frango ou de peru? A escolha é bem pessoal, ambas as carnes têm 0% de gordura saturada, mas saiba que o peito de peru tem 3g a mais de proteína (a cada 85g), maior quantidade de ferro e de selênio – que protege as células dos radicais livres que por sua vez influenciam no câncer e doenças cardíacas.

Mas voltando ao nosso sanduíche, a escolha do tipo de pão também é importante. Hoje em dia temos disponíveis nas prateleiras, pães com 5, 7 e até 12 grãos diferentes. No entanto, é mais vantajoso consumir o pão 100% integral, no qual não é utilizada farinha refinada, como nos “multigrãos”. O pão integral tem alto teor de fibras, que levam mais tempo para serem digeridas e, portanto, você demora mais a sentir fome de novo.

Por último, mas não menos importante, podemos citar exemplos de alimentos super saudáveis como o mirtilo (blueberry) que contém altos níveis de antioxidante – importante para fortalecer o sistema imunológico, assim como a vitamina A que é encontrada oito vezes mais no pimentão vermelho, em comparação com o verde. Enquanto a laranja tem doze vezes mais vitamina C que a maçã, a coalhada tem duas vezes mais proteínas que o iogurte tradicional. Quer mais uma dica saudável? Ao invés de tomar café, opte pelo chá verde que também contém cafeína e ainda é rico em antioxidantes que ajudam a prevenir o diabetes e alguns tipos de câncer. O chá verde também reduz os teores de colesterol ruim.

—–

Fonte:
A guerra dos alimentos

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para ““Guerra” de comida”

  1. Mi disse:

    É toda uma questão de saber fazer as equivalênicas,mesmo.

    Agora, como psso substituir o chocolate com o mesmo grau de satisfação???

  2. @Gustavopereira disse:

    E a pizza? Qual a melhor opção para trocar a pizza de calabresa e mussarela? HAHAHAHA

  3. Ministério da disse:

    Olá, blogueiro(a)!

    Dia 30 de janeiro é Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Se antes a doença assustava portadores e suas famílias, hoje ela tem tratamento e cura!

    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar informações sobre a doença. Se tiver interesse em colocar o selo da campanha em seu blog, entre em contato com comunicaçã[email protected].

    Para saber mais sobre hanseníase, acesse: http://bit.ly/dZFocW

    Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude

    Obrigado,

    Ministério da Saúde

  4. RaTu disse:

    E o chá vende ganha de qualquer bebida quente quando se trata de ser horrivel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *