Quando a comida ajuda no treino

Brunno Elias
@brunnoelias

Publicado em 24 de novembro de 2010

Você já ouviu falar que a prática de exercício físico promove uma boa saúde, mais vitalidade, melhora dos níveis funcionais e até mesmo colabora para o bom humor no dia-a-dia. Mas se esquece que tudo isso acontece graças ao esforço e desgaste físico na sessão de treino.

Para repor as energias, em vez de apelar para os suplementos alimentares, que tal optar por coisas mais naturais? A equipe do Papo de Gordo traz alguns itens que podem contribuir com o seu desempenho físico. Confira:

– Água: é importante basicamente para a hidratação, uma vez que o metabolismo no organismo humano acontece em meio líquido.

A água é essencial também porque participa do processo de desintoxicação, carregando os subprodutos orgânicos – ou “o lixo do metabolismo” – para a eliminação.

A sugestão diária é que sejam ingeridos por volta de 40 ml por quilo de peso corporal.

– Ovo: contém proteína de alto valor biológico, o que significa melhor recuperação após o exercício físico.

Lembre-se que tudo que é construído no organismo conta com proteínas! Além desse macronutriente, que está mais concentrado na clara, a gema carrega outros componentes importantes, como vitaminas e minerais.

– Amêndoas: esta oleaginosa potencializa sua capacidade de reduzir radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce acarretado por morte celular.

Apesar de seu organismo contar com mecanismos eficientes na redução dessa substância, os antioxidantes das amêndoas vão colaborar com esse processo.

O alimento também oferece ácidos graxos poli-insaturados, que vão ajudar a diminuir o colesterol ruim, o famoso LDL.

– Salmão: outro alimento com uma gordura poderosa, o ômega 3. Ela vai contribuir na produção de hormônios e prevenir doenças inflamatórias e degenerativas. Além disso, o peixe oferece proteína de boa qualidade para a construção de músculos.

– Iogurte: é fonte de proteína e cálcio, importante na manutenção dos ossos e também para a contração muscular.

Uma ótima opção é selecionar o alimento que tenha como base o leite desnatado e sem açúcar. Acrescente frutas ou granola e terá um excelente lanchinho!

– Carne vermelha: basicamente, proteína. Em acréscimo, recebe a creatina, importante nutriente do sistema imunológico e colaborador no processo da recuperação muscular.

A carne também traz minerais, mas escolha cortes magros, evitando o consumo excessivo de gordura.

– Azeite de oliva: contém alta concentração de antioxidantes e de gorduras saudáveis, atuando na manutenção da massa muscular e do sistema vascular.

Mas cuidado! O azeite ainda é gordura e contém muitas calorias.

– Café: a cafeína é um neuroestimulante, funcionando como um “turbo” para treinar.

Mas, com o tempo, o corpo se acostuma com a substância e se adapta. Nesses casos o estímulo terá o efeito atenuado.

Outro ponto a favor é a característica termogênica (ainda em discussão), que sugere que a ingestão da substância colabora com o consumo de gordura durante o treino.

– Chocolate amargo: o cacau tem substâncias antioxidantes e colabora com a vasodilatação, facilitando a passagem do sangue. Esse efeito é positivo para exercícios de força, que necessitam de muito sangue em curto período de tempo.

Outro ponto positivo é percebido “naquele momento em que o homem precisa de muita vascularização para uma certa atividade física”… se é que vocês me entendem…

Lembre-se: não vale aquele chocolate cheio de açúcar e quase nada de cacau.

É importante que você tenha em mente que os alimentos descritos acima podem contribuir com o desempenho do corpo e também com a recuperação após as atividades físicas. Mas cuidado! Apesar de “bonzinhos”, todos trazem calorias que, se não forem utilizadas no treino, serão armazenadas como gordura, causando o efeito contrário ao desejado.

Pequenas quantidades das substâncias descritas já vão contribuir com seu esforço, mas tenha atenção na sinergia do prato com o treino.

——————–

Fonte:
Comida para um corpo de aço.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *