Vitaminas caseiras para recuperar o fôlego

Brunno Elias
@brunnoelias

Publicado em 22 de fevereiro de 2011

Lembra da sua última sessão de atividade física? Além de todo aquele suor perdido, junto com a água também foram gastas as reservas de carboidratos, minerais, vitaminas, proteínas e gorduras. Com exceção desta última, você deve repor todos os ítens, pois eles são importantes para o seu metabolismo orgânico. Até mesmo para consumir a gordura corporal é importante estar bem hidratado e ter a reserva de micronutrientes adequada.

Apesar de algumas pessoas não se sentirem bem ao consumir alimentos após o treino, é importante que algo nutritivo seja ingerido em até 30 minutos após os esforços físicos, podendo ser um alimento sólido, líquido ou mesmo gel. Pessoas mais radicais apostam na manutenção do jejum para a redução de peso, mas isso não é o indicado para a sua saúde.

Outro ponto importante para levar em conta é o total calórico desse lanchinho. É comum, mesmo na academia, ter acesso a alimentos com mais de 500 calorias (açaí na tigela, shake de proteínas com carboidratos e por aí vai), ultrapassando aquilo que você gastou no treino. Como a equipe do Papo de Gordo entende (muito bem) de comer, consultamos o guia da Runner’s World Brasil e selecionamos algumas receitas interessantes, com menos de 300 calorias, listadas abaixo. Prepare o liquidificador e mão à obra!

Mix crocante de café

120 ml de café gelado, 120 ml de leite desnatado, 1 banana fatiada (congelada, de preferência), 2 colheres de sopa de amêndoas inteiras, 2 colheres de chá de cacau em pó.

Benefícios: reposição rápida de nutrientes e sabor de chocolate! As amêndoas podem ser substituídas por outras oleaginosas (castanha, nozes, avelãs…) e o cacau por chocolate em pó (mas isso aumentará o total calórico).

Mamão com mel

1 fatia grossa (150 g) de mamão, 4 nozes, 250 ml de leite de soja sem açúcar, 1 colher de sopa (25 g) de mel, 1 pitada de canela.

Benefícios: fonte de fibras e o leite de soja atende os intolerantes à lactose (pode também ser substituído por leite desnatado).

Surpresa saborosa

1/2 manga (preferencialmente cortada em cubos e congelada), 2 colheres de sopa de suco de limão, 1/2 copo de suco de laranja (2 laranjas grandes), 1 colher de sopa de gengibre ralado na hora, 1 pitada de pimenta-vermelha em pó, 2 pedras de gelo.

Benefícios: sabor refrescante, fonte de vitamina A e C, além de tentar acelerar um pouco o metabolismo e gastar mais calorias.

—–

Fontes:
Olha o batidão!
Treinar em jejum, vale arriscar?

@brunnoelias sempre treina pensando no que vai comer depois.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Vitaminas caseiras para recuperar o fôlego”

  1. Mi disse:

    A receita da Surpresa Saborosa está de lamber os beiços, vou tentar fazer!

  2. soraya disse:

    Adorei! mas faltou indicar a coloria de cada um :)

  3. […] batedeira com tanta frequência, a versão portátil é uma excelente ferramenta para bater claras, preparar vitaminas ou misturar quaisquer outros […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *