Um doce para mamãe: Pudim de Leite Condensado

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 06 de maio de 2010

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soares

É isso mesmo, seu preguiçoso. Você não leu errado. A receita de hoje é de um doce tradicionalíssimo na culinária brasileira (provavelmente o meu favorito), que lhe dará a incrível oportunidade de ficar bonito no almoço de Dia das Mães fazendo uma média com a “véia” e se encarregando da sobremesa desta tradicional reunião familiar. (É também uma grande oportunidade pra você mostrar que seu irmão caçula é um inútil, mas, a maneira de fazer isso eu não vou explicar, não).

Lendo a receita com calma e pedindo, discretamente, uma dica ou outra para sua mãe você conseguira preparar esse doce sem maiores dificuldades.

Como o tempo hoje é bem curto, não vou enrolar muito. Vamos direto pra receita e um bom Dia das Mães para todos vocês.

Pudim de Leite Condensado (8 porções)

Ingredientes: 1 xícara (chá) de açúcar para caramelizar, 1 lata de leite condensado (se quiser economizar calorias, use a versão light), 1 e 1/2 latas de leite (usar a lata de leite condensado vazia para medir e, se quiser economizar calorias aqui também, use o leite desnatado ou semi-desnatado), 4 ovos, 1/4 de xícara (chá) de licor de cacau, 1/4 de xícara (chá) de conhaque, 2 colheres (sopa) de cacau em pó, 1 colher (chá) de café solúvel, 2 colheres (sopa) de amido de milho (a popular maisena).

Preparo: Despeje o açúcar em um a forma com torre ou furo no meio e leve ao fogo, como se fosse uma panela, para caramelizar. Se preferir, caramelize o açúcar em uma panela antiaderente e despeje na forma, tomando o cuidado para cobrí-la muito bem.

Em seguida, bata todos os demais ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea e despeje a mistura (creme) por cima da calda caramelizada que está na forma.

Leve para assar em banho-maria, em forno médio,  por aproximadamente 50 minutos ou até que adquira consistência firme.

Leve para gelar por umas duas ou três horas  e desenforme antes de servir.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *