Batalha doce: adoçante x açúcar

Louise Katherine
@Loukath

Publicado em 06 de outubro de 2010

De que vale um sorvete não adoçado? Um suco de limão não açucarado? Ou um brigadeiro preparado com achocolatado e leite condensado sem conter açúcar refinado?

Sobremesas bem adocicadas fazem a alegria de crianças, adultos, idosos, cachorros e tudo mais. Com isso, muitas vezes, o açúcar é consumido em grande quantidade. Porém, apesar de achamos que comer muitos alimentos doces de uma só vez favorece o aparecimento de cáries, estudos têm indicado que sua ingestão frequente pode trazer mais estrago.

Isso acontece porque a cárie ocorre quando as bactérias que vivem na boca se alimentam do açúcar e criam um ácido que destrói o esmalte do dente. Quando se come algo doce, elas levam cerca de 20 segundos para converter o açúcar em ácido, que age por 30 minutos.

Mas engana-se quem pensa que precisa se preocupar somente com as cáries. Há quem considere o efeito do açúcar no cérebro semelhante ao da cocaína. Estudos realizados nos Estados Unidos defendem que a mesma substância que adoça as nossas vidas também vicia. (veja quadro ao lado)

Diante desses problemas, além de doenças como a diabetes e obesidade, foi preciso encontrar uma saída para fugir do açúcar. Eis que surgem os adoçantes!

Eles são os maiores substitutos do açúcar e vem tomando conta da mesa dos brasileiros, principalmente daqueles que estão afim de perder uns quilinhos. Mas consumir adoçante demais faz mal?

Há vários tipos de adoçantes e cada uma segue suas respectivas recomendações de ingestão diária. Por isso, assim como o açúcar, sal e outros alimentos é importante não fugir da recomendação.

Existem duas categorias de adoçantes: os naturais – Stévia, Sorbitol e Frutose; e os sintéticos – Sacarina, Sucralose, Ciclamato, Aspartame e Acesulfame K.

Entre todos os adoçantes costumo recomendar o Stévia, por ser de origem natural e ser recomendado para hipertensos e diabéticos tipo 2. Porém, é preciso ressaltar que pode ser desagradável às vezes para o paladar, já que tem sabor residual forte.

Outro ponto a ser comentado é a respeito dos estudos relatando que os adoçantes podem fazer com que a pessoa coma ainda mais do que tivesse usando o açúcar. Por alguma razão, a mensagem de que estamos ingerindo algo doce não chega ao cérebro e, devido a isso, acabamos colocando para dentro muito mais comida. Mas, um estudo como esse requer mais evidências para entendermos de fato o mecanismo.

Falam também que os adoçantes como o aspartame podem acarretar doenças como o câncer, o que na verdade é um mito, segundo o Conselho Americano de Ciência e Saúde.

Outra pesquisa fala sobre o uso restritivo de adoçantes para hipertensos e grávidas. As gestantes precisam ser vigilantes quando usarem essas substâncias. No caso da sacarina, ciclamato, sucralose e acesulfame K, eles foram submetidos a pesquisas, mas não há nada que comprove se podem ser maléficos ou não. Por outro lado, os hipertensos devem evitar o ciclamato pelo fato de conter sódio, substância que eleva a pressão arterial. Portanto, é melhor optar mais pelo Stévia.

——————————————-

Fonte:

Consumo de adoçantes deve ser restringido para hipertensos e grávidas

Adoçante faz comer mais; veja as diferenças entre os produtos

Açúcar pode causar efeito semelhante ao da cocaína no cérebro

Consumo regular de açúcar, mesmo pouco, é pior que exagero esporádico

Pequena quantidade de açúcar consumida com frequência eleva o risco de cárie

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

11 respostas para “Batalha doce: adoçante x açúcar”

  1. Rafael A. disse:

    Realmente, eu usava adoçante e me fazia um mal desgraçado, adoro tomar cafés e chá, mas com adoçante o gosto fica ruim deixando aquela sensação de que a vontade de comer um doce não passava. Resultado, eu bebia muito mais café ingerindo muito adoçante, e acabava comendo mais doces do que se estivesse usando o açucar. Escolhi usar o açucar moderadamente, mas sentindo prazer em tomar um bom café, sempre vou diminuindo a quantidade de açucar, agora coloco menos da metade que eu costumava colocar.

  2. Pedro disse:

    Leia o livro ou veja a palestra do medico Russell Blaylock que se encontram na internet e vai ver se o aspartame nao faz mal a saude. Os estudos que dizem bem dos adocantes foram pagos pelos seus produtores. Nao sejam ingenuos.

  3. Pedro, o que acontece é que não podemos nos basear em um artigo que fale "x", tendo outro que fale "y". Há uma limitação de informações sobre este assunto, assim é necessário cada vez mais num aprofundamento nas pesquisas, acredito que não vai demorar muito para termos uma resposta concentra. No caso do aspartame, esse tipo de adoçante vem sendo bastante avaliado no Brasil e os resultados mostram que podem ser utilizados com segurança, até que seja comprovada o efeito carcinogênico da substância!

  4. Dr. Tapioca disse:

    Beleza de post, Louise. Bastante esclarecedor sem ser monótono.

  5. Oie….olá! Boa tarde! Boa matéria. Prefiro o adoçante, já q ando vendo muitos documentários q expõem a máfia da indústria dos alimentos, q só querem ganhar $$ e não pensam na saúde do povo. Veja " food inc. "

  6. bandido 17 disse:

    Eu só tomo café com adoçante, mais acontece que meus amigos vive me dizendo que, adoçante só pode tomar quem é diabético é verdade? Me ajudem.

  7. Eu tenho 43 anos, a 10 só tomo adoçantes, principalmente o com Stevia, 50% mais natural.
    Com isso minha saude é de ferro, tenho 1,90, 85 kg, bem dotado,27 cm de penis, faço sexo duas vezes por dia, já tive 5 esposas, elas não aguenta, sou obrigado as vezes buscar sexo fora de casa.
    Não como carne vermelha, alimento muito com verduras, detesto sal, uso adoçante, não bebo bebida alcolicas,não fumo, não bebo refirgerantes, sim sucos naturais as veses sem adoçantes. Tomo todos os dias vitaminas de A a Z, faço 2 horas de corridas diariamente.

  8. Roberto Alencar Soares disse:

    Olá, eu tenho 35 anos, minha sáude também é de ferro, tenho 183cm de altura, 74 Kg, muito bem dotado 35 cm de puro prazer, tamanho que as vezes assusta as mulheres, já tive 7 mulheres e hoje sou casado feliz com a minha amada Camila, e mantenho relação com outras 3 amantes. Como elas todos os dias. Só como carne raramente tomo água, minha dieta é baseada em muita gordura, cerveja e vodka. Tomo vitaminas A, C, E, K, L, S, j, e U e do complexo B que vai da B1 até a B99. O complementos minerais incluen, Na, Au, Ag, Ar, Rb, Ba, Ge, Hg e Pb. Faço exercicio diariamente, corro 49km por dia e pedalo 50 km.
    A sim, odeio adoçantes

  9. Andriolli disse:

    Um mestre

  10. Rafael Holanda disse:

    Caraí, você é foda ein….

  11. sheila disse:

    Tomei adoçante a bastante tempo mas somente noi café,sucos e chás.Mas nos ultimos meses voltei a usar o açucar e daí entrei numa crise alergica(azia e urticária). Hoje xeretando na internet vi os sintomas de alergia ao açucar,e ainda se tomar adoçante nesse período a urticaria piora.Resumo,acho q vou largar o cafezinho ,o suquinho e o cházinho.Concordam comigo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *