Bife na cerveja

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 01 de outubro de 2009

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soarez

Normalmente quando perguntamos a um colega que mora sozinho se ele (ou ela) cozinha em casa e resposta é algo próximo de: “eu gosto de cozinhar, mas acho muito chato cozinhar só pra uma pessoa”. Um grupo de sábios xintoístas uma vez afirmou que a solução para este tipo de problema/dilema chama-se “casamento” ou “união estável”. Palavrinhas de difícil digestão que causam síndrome do pânico em pessoas mais sensíveis.

Mas, sejamos francos, só porque você gosta de ser um coração solitário, livre, leve, solto e desimpedido de compromissos não significa que sua única opção é se alimentar de junk food pra não ter que “perder horas na frente do fogão preparando comida só pra uma pessoa”. Existem receitas simples, rápidas e práticas que não tomarão mais do que 20 minutos do seu tempo e trarão um ganho considerável na qualidade da sua alimentação.

A receita de hoje é um exemplo disso. Com a vantagem de possuir baixas calorias.

Rápida de fazer e com poucas calorias? Uhúúúúú!!!! Qual desculpa você vai usar agora pra não cozinhar, hein, seu gordo preguiçoso?

Se tudo isso não serviu de motivação suficiente, aqui vai mais uma: o molho leva cerveja preta.

Então, deixe de ser molenga, pegue aquele avental todo sujo de pó pela falta de uso, clique aqui e vá grelhar seus bifes.

    Bife na cerveja – 4 porções

    Ingredientes: 4 bifes de coxão mole ou patinho, com 100 gramas (aproximadamente) cada um, 2 dentes de alho amassados, 1 colher de chá de azeite de oliva, 1 cebola pequena picada, 4 tomates sem pele e sem semente batidos no liquidificador (use os em lata para poupar tempo), 1/4 de xícara de chá de cerveja preta, 3 colheres de sopa de cheiro verde picadinho, sal e pimenta do reino à gosto (com o cuidado de não exagerar no sal e cair na armadilha da retenção de líquidos da qual já falamos).

    Modo de preparar:

    Em uma vasilha tempere os bifes com o alho, o sal, a pimenta e o azeite (sempre que for grelhar a carne, coloque o azeite nela e não na grelha/frigideira). Deixe tomar gosto por uns 10 minutos (aproveite esse tempo para picar o cheiro verde, a cebola e passar os tomates pelo liquidificador/processador).

    Aqueça uma frigideira antiaderente, grelhe os bifes dos dois lados e reserve. Em seguida, acrescente a cebola e deixe amaciar um pouco antes de juntar o restante dos ingredientes. Abaixe o fogo e deixe o molho reduzir e apurar. Em seguida, volte os bifes para a frigideira para aquecerem mais um pouco e absorverem o molho.

    Sirva com arroz branco.

    Ah, sim: provavelmente você comerá 1 bife se estiver de dieta e 2 se for um morto de fome. Os que sobrarem podem ser guardados em pote fechado dentro da geladeira e aquecidos no forno na refeição seguinte ou no dia seguinte, sem maiores problemas.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

6 respostas para “Bife na cerveja”

  1. locomota disse:

    vou testar com alcatra

  2. KellxD disse:

    Isso me da MUITA fome Fla…
    Só pq eu comi arroz, feijão, 2 hamburgueres, ovo, batata frita e salada no almoço.

    xD
    Minha boca salivou agora…

  3. Simone B. Chaves. disse:

    Sugestãozinha… usar filé mignon no lugar de patinho ou coxão mole, reduz ainda mais as calorias, e os preços dele estão ótimos, fora que é tuuudo de bom.

  4. Rejeane Martins disse:

    ONDE ENTRA A CERVEJA??

  5. André Gama disse:

    legal, eu faço bem diferente… e bem + simples… grelho os bifes no azeite, já temperados na frigideira (antes jogo uma pitada de açucar para queimar), pode adicionar champion ou palmito, mas se não tiver, não tem problema, o bife na cerva vai ficar saboroso do mesmo jeito. depois de assado, reservo o bife em um refratário de vidro (esse bife não volta mais pra frigideira). Agora o pulo do gato: na frigideira, com o caldo q o bife soltou, misturo uma lata de cerveja no fogo alto (mas antes separo umas 40 mls dessa cerveja num copinho e misturo com 3 colheres cheias de sopa de cebola ou creme de cebola e bato com um garfo! Mistura o creme de cebola, na cerveja que já está fervendo! Ai o caldo vai engrossar, quando engrossar desliga o fogo! Joga por cima do bife reservado! Pronto, acabou! Não ferver a cerveja com o bife, se não vai guisar a carne e não fica tão legal! A cerveja ideal: preta, malzebear ou a itaipava normal. Tem cervejas + fortes, que o molho fica amargo. Não pense que quanto melhor a marca da cerveja, melhor ficará o gosto ao usa-la na culinária! Não! Se vc usar uma Boemia, por exemplo, vai ficar muito amarga, por ser cerveja + forte! Sempre prefira uma cerveja fraca! O sabor fica bem mais suave! Cervejas fortes, deixam sabor amargo!

  6. André Gama disse:

    ah sim, os bifes podem ser coxão mole ou alcatra, ou filé, ou maminha! Eu prefiro alcatra ou coxão mole! O coxão mole é uma excelente carne e é mais barata! Toda carne trazeira é boa! Mas se o bolso se garantir, vai pro filé mesmo! Mas lembre-se, não cozinhar o bife na cerveja, o molho na cerveja será feito separado do bife. Primeiro grelha o bife e reserva! Afinal guisar filé é sacanagem! ;) rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *