Imagem nojenta contra refrigerantes

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 08 de outubro de 2009

A prefeitura de Nova Iorque quer que seus habitantes consumam menos refrigerante. Para atingir esse objetivo, estão realizando uma campanha publicitária que lembra as imagens chocantes que são estampadas nas embalagens e propagandas de cigarro: Uma garrafa de refrigerante tem seu conteúdo despejado num copo, transformando-se em uma nojentíssima banha. Junto, os dizeres “Are you pouring on the pounds?” (algo como “Você está derramando os quilos a mais?”).

Embora as autoridades de saúde novaiorquinas estejam orgulhosas com a campanha, alguns publicitários afirmam que dificilmente ela atingirá seu objetivo, já que é tão nojenta que as pessoas param de olhar antes de assimilar a imagem.

Por um lado, uma campanha promovendo a redução no consumo de refrigerantes faz sentido nos Estados Unidos. Os americanos consomem quase 58 bilhões de litros desse tipo de bebida por ano e todos sabemos que há muitas calorias nos refrigerantes. Além disso, os EUA passam por uma verdadeira epidemia de obesidade.

O que cabe discutir é se esse tipo de propaganda é realmente eficaz. Afinal, embora os refrigerantes causem obesidade, há vários outros problemas de saúde que podem afetar até pessoas magras. Sem contar que a banha nojenta da propaganda dá a entender que é essa a forma como eles enxergam a “banha” dos obesos, o que pode ser considerado ofensivo por algumas pessoas.

Confira o cartaz da campanha:

"Are you pouring on the pounds?" - Campanha contra o consumo de refrigerantes

—–

Fonte:
Campanha mostra refrigerante despejando copo de banha

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

14 respostas para “Imagem nojenta contra refrigerantes”

  1. Leo Luz disse:

    São campanhas assim que não afetam a população. Nos EUA é 'comum', as publicidades serem ofensivas e de mau gosto. Prova que eles nem sempre são os certos nas questões.

  2. Caio Costa disse:

    Quiseram brincar de Oliviero Toscani, mas sem a competência do mesmo em saber chocar com classe. Também não sei se ela é eficaz. Acho que tanto vai ter gente deixando de beber refri quanto não ligando pra este anúncio e continuando a beber litros de coca cola.

  3. Tulio Bambino disse:

    Acho legal estas coisas racha cuca de gosto duvidoso. Tbem acho q a eficiencia deve ser baixa, mas numa epoca de inflamação de imagens, acho q tem lugar pra porradas como esta. Mas no fim, a gente só ve mesmo o q nos interessa.

    To a um ano e pouco sem beber refri, antes ia achar isso impossivel. Mas é muito mais fácil do q eu imaginava. Zero Bubbles in My Life!

  4. Thaís disse:

    Ainda bem que eu não bebo refrigerante há mais de 5 anos…

  5. Fábio Uliana disse:

    Até hoje eu contei pocas campanhas educativas contra problemas de saúde pública que fossem realmente boas e efetivas.
    A grande maioria morre na imagem ou na idéia!

  6. Carolina disse:

    Isso é só para refrigerante comum ou zero também? Eu queria não beber nenhum, mas gosto do gostinho, então bebo zero (light etc). O comum não bebo há milhares de anos. Se for pra engordar que seja com vinho ou cerveja, refri não.

  7. Litha Bacchi disse:

    Realmente, a imagem é UM NOJO. Não sei se me faria parar de tomar refrigerante se eu fosse viciada, mas dá muito nojo mesmo.

    E pra minha sorte, nunca tomei refrigerante com frequência ;)

  8. Litha Bacchi disse:

    Carolina, o refrigerante zero é proibido em países de primeiro mundo. Ele NÃO É a mesma coisa que o light e o diet, ele é um veneno. As calorias a menos não compensam.

  9. Manuel Baptista disse:

    HÁ PUBLICITÁRIOS QUE CONSIDERAM O CONSUMIDOR COMO DEFICIENTES MENTAIS…É PROÍBIDO PROÍBIR!

  10. Carolina disse:

    Todos são proibidos? Qualquer refrigerante zero? E light?

  11. Paulo Patux disse:

    Hunf…
    Propaganda invertida em cigarro, refrigerante ou como as anti-consumo-de-carne (já comentado no Papo de Gordo #vegetarianos) seriam muito mais eficientes se trouxessem mais informação do que tentar provocar pânico.

    Meio redundante este comentário meu, mas é isto.

    @Litha > UAI! Esta de não ter refri "zero" lá fora eu não sabia!!

  12. Litha disse:

    Só o zero é proibido, o light e o diet sao liberados

  13. Crazyseawolf disse:

    Eu amo Coca Cola!!! Não vai ser uma imagem que irá me fazer desistir dela!:-)
    Mas a propaganda é nojenta!

  14. alice disse:

    concordo que é nojenta e pouco eficaz

    não fiquei com nojo da coca-cola… nem associei essa idéia de "transformação" do refri na (?) banha

    me pareceu q estavam despejando um líquido qq (q não tem nada de nojento) num copo com merda =p

    talvez seja trauma daquele famoso filme "2 girls 1 cup" q todo mundo vomita e para de assistir em menos de 5 segundos ahahah

Deixe uma resposta para Caio Costa Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *