Qual o sabor da sua infância?

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 13 de outubro de 2009

Gordinha Yeah Yeah!

Comidas que trazem lembranças

Este é o título de um texto que li no site do MSN Entretenimento, e que imediatamente me fez salivar de saudade… (só gordo mesmo para ter água na boca saudosista!). O bacana é que essas lembranças casaram muito bem com clima de Dia das Crianças. Por isso, não poderia escrever hoje sobre outra coisa: nostalgia gastronômica.

Banana amassada com farinha láctea, sem sombra de dúvidas, está entre os top 10 pratos mais servidos no café-da-manhã, tanto de crianças em fase de crescimento vertical, como também preparado por adultos em expansão horizontal. Toda vez que como, bate a maior saudade daquele tempo em que a maior preocupação da vida era não chegar atrasada na escola.

Bolinhos de chuva têm para mim gosto de fim de tarde na casa da minha avó (em Divinópolis – MG), assim como aquele cheirinho de bolo de fubá que invade a casa inteira junto com o café recém passado.

Claro que arroz, feijão, bife e batata-frita são clássicos. Mas o que eu me lembro mesmo é do cheiro e do gosto do lombinho de porco assado por minha mãe, que era (e ainda é!) devorado como recheio do pão de queijo saído do forno. Isso sem falar do bolo de laranja fofinho, com direito a calda feita do suco da fruta.

Como diz o texto assinado pela Rachel Lopes, “cada pessoa guarda um sentimento bem vivo dentro de si de momentos únicos vividos”  e “o importante é sabermos reconhecer estes momentos de integração dos alimentos com as recordações e cuidarmos para transmitir esses ensinamentos para as gerações que nos seguem”.

Indo na mesma linha defendida por Rachel, a pesquisadora Sarah Dowdey, em um artigo intitulado “Como funciona o olfato“, defende que um cheiro pode trazer uma enxurrada de lembranças, influenciar o humor das pessoas e até afetar seu desempenho no trabalho. Ela explica: “Como o bulbo olfativo é parte do sistema límbico cerebral, uma área tão associada com a memória que é muitas vezes chamada de ‘cérebro emocional’, o olfato pode trazer à tona lembranças e respostas poderosas quase que instantaneamente”.

Deixando de lado a ciência, o importante é ter em mente que comer é muito mais do que simplesmente se alimentar. Ao redor de uma mesa, vivemos momentos que ficam guardados para sempre na memória e, por isso, o carinho no preparo a também ao saborear as delícias preparadas são essenciais. Dá até para sentir pena de quem está sendo criado à base de fast food e comidas instantâneas.

E você, caro leitor? Que comidinha especial é capaz de lhe transportar imediatamente para um momento de satisfação e amor em seu passado?

————————————

Fonte: Qual o sabor da sua infância?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

14 respostas para “Qual o sabor da sua infância?”

  1. Fábio Uliana disse:

    Bolinho de chuva e pão de queijo são sabores de tarde de muito video-game e chuva.
    Já mingau (de aveia) eu só aprendí a gostar depois dos 28 anos.
    A memória sensorial é uma das mais fortes que eu tenho.

  2. Maurício Biro disse:

    Olá pessoal do PG , o meu sabor de infância tem gostinho de amendoim com cobertura doce que minha mãe fazia, eu pegava uma tijelona , um cobertor e ficava me deliciando na frente da tv à tarde assistindo os desenhos da Record , como a formiga e o tamandoa , Toro e Pancho entre outros…..

  3. Maurício Biro disse:

    Opa esqueci, arroz com um ovo bem molhinho que faz o arroz ficar amarelo tb era muito bom. Ovo quente , a gente quebrava a casquinh , colocava sal e comia de colherzinha. Hoje ninguém deixa mais isso por causa da Salmonela. Bons tempos qdo não existia esta doença e nem data de validade….hahaha.

  4. Carolina disse:

    Agora fico pensando em farinha láctea, aquela coisa boa dos infernos que só serve para engordar. E bolinho de chuva, que ainda hoje às vezes peço para a minha avó fazer, porque quando faço normalmente o meio fica cru.
    A minha "comida da infância" é banana frita, que ainda como hoje em dia quando aparece banana de fritar. Mas o cheiro mais nostálgico para mim é cloro de piscina que, convenhamos, nem é um cheiro bom.

  5. Litha Bacchi disse:

    Eu? Eu fiquei com fome!!!

  6. Litha Bacchi disse:

    Tenho saudades de comer gemada. Coisa que eu comi até os 5 anos, e depois minha mãe não me deixou mais comer porque engorda. E desde então, não comi mesmo! Saudades de quando eu podia comer sem culpa.

  7. RogerDKS disse:

    Caracas, tirando a primeira foto, TODAS ME DERAM FOME (muita fome!)
    Respondendo a pergunta, minha infãncia teve o sabor de salgadinho, pois comia muito dessa porcaria (muito mesmo). Cheguei até a ter intoxicação alimentar uma vez… rsrs

  8. Nossa são tantas coisas..! Geléia de mocotó que aproveitava o copo depois, aquele “mel” que chamava Karo, ótimo com pão! Salgadinhos de “isopor” comprados emg ramas nas lojinhas da esquina juntamente com tardes de video game de sabado e domingo!

  9. Jeannie disse:

    Da merenda de farinha de paçoca…sério, era minha favorita na escola que eu frequentava.

  10. Leo Luz disse:

    Maira, excelente texto. Gostei pacas de lembrar minhas comidas preferidas na infância, principalmente os bolinhos de chuva.

    Ainda sim, a batata frita da minha avó era perfeita e, hoje, às vezes, consigo fazer igualzinha.

  11. Tamara Ka disse:

    Amava Banana Frita coberta com canela e açucar. Me traz uma ótima lembrança, mas agora, só de pensar, meu fígado já se contorce todo.

  12. Mariza Sales disse:

    Claro que banana frita com açucar em cima,também lembra muito minha infância … muitas vezes o requeijão feito na hora também fazia parte desta farra… ( morava na roça e meu Pai além do requeijão,fazia também manteiga de garrafa;e ainda existia a saudosa coalhada com bastante açucar ) Que tempos bons aqueles!!!

  13. hignoris disse:

    Lembrei da esfia de catupry da escola, o chocalate sensação que dividia com a minha irma indo para escola…
    Do salgadinho de povilho que jogava nos outros…

    Abracos hig

  14. nanda disse:

    o almoço depois da escola da minha avó, fandangos de presunto, misto quente, geléia de mocotó e minha receita creminho de leite ninho com nescau hehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *