A gordinha da moda tem que estar nua?

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 12 de janeiro de 2010

Gordinha Yeah Yeah!

Gordinhas fazem poses sensuais na V Magazine Chega às bancas americanas na próxima quinta-feira, dia 14/1 a nova edição da V Magazine com modelos de todos os tamanhos, principalmente os grandes. Porém, mesmo antes de ser lançada, a revista já causou burburinho na internet. Provas disso são não apenas as várias matérias publicadas em sites especializados (ou não) em moda. Mas também os comentários de pessoas que, como gabcruz e tuiterdoroma me indicaram o assunto para tratar aqui na coluna da Gordinha Yeah Yeah.

A V Magazine se lançou numa onda em que a revista Glamour (veja o post sobre esse assunto clicando aqui) já havia se aventurado e também está contribuindo para quebrar o padrão de magreza do mundo da moda. Como? Através de editoriais assinados por nomes de peso, como Karl Lagerfeld, que convidou a voluptuosa e rechonchuda modelo burlesca Miss Dirty Martiny para ser fotografada em poses sexies.

Miss Dirty Martini

(clique aqui para ver o ensaio fotográfico)

Fez também uma série de fotos com modelos plus size, que foram clicadas pelo norueguês Solve Sundsbo em poses super sensuais. Muito sugestivamente, o ensaio chama-se “Curves ahead“.

Daí vêm os questionamentos trazidos por Marcela Buscato – colunista da revista Época, na seção 7×7 – repercutindo junto aos brasileiros os comentários feitos no site americano Jezebel:

“Por que as gordinhas só ganham destaque quando aparecem peladas?”, pergunta Marcela em seu texto. Ela ressalta que os editoriais de moda ou campanhas publicitárias que se propõem a exaltar nossas curvas expõe as mulheres sem roupa ou de calcinha e sutiã. “Será que essas iniciativas realmente contribuem para mudar os padrões de beleza ou só estão reforçando estereótipos?”, propõe a reflexão. E termina polemizando: “por que as gordinhas também não podem ser lembradas como elegantes e poderosas em vez de cheias de amor para dar?”.

V Magazine - ensaio Size fits allParece que a própria V Magazine se encarregou de ensaiar algumas respostas para Marcela. A revista traz um editorial bem bacana chamado “One size fits all“, no qual duas modelos de tamanhos diferentes vestem o mesmo look, pra mostrar que pessoas com vários tipos de corpo podem ficar bem com as mesmas roupas. As belas fotos são assinadas por Terry Richardson.

Independente de qualquer polêmica, na minha opinião, o importante é que as gordinhas estão cada vez mais “na moda”, ganhando espaço e conquistando as passarelas e lentes dos fotógrafos. Vestidas ou não, sem dúvida, as “mulheres de verdade” estampadas nas páginas que ateriormente eram reservadas para modeletes magrelas representam uma vitória tamanho GG.

————–

Fontes:

Gordinha só se estiver pelada?

Editorial de moda “Courves ahead”, da V Magazine

Editorial de moda “One size fits all”, da V Magazine

Editorial de moda “Coco a go-go”, da V Magazine

Modelos tamanho GG fazem ensaio sensual

Para todos os tamanhos

So, Why Are Plus-Size Models So Often Naked, Anyway?

Mulheres de verdade estão na moda

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

12 respostas para “A gordinha da moda tem que estar nua?”

  1. Carolina disse:

    Talvez ainda seja necessário atingir um ponto de equilíbrio. Parece que o mundo da moda está na fase de expor totalmente o corpo diferente (diferente no mundo da moda)e de provar alguma coisa. Assim, para lutar contra a idéia de que mulheres gordas não são sexies, estão exagerando na "sexidade". Entendo que o próximo passo seja a inclusão de tamanhos diferentes em diferentes tipos de editoriais de moda.

  2. Litha disse:

    Completamente apoiada!

    Bom, todo mundo que acompanha meu blog sabe que eu tô sempre falando sobre elegância x exposição demais. Muita gordinha acha que se resume a decote, e os usa até o umbigo todo santo dia. Eu fui assim na adolescência, mas tive a sorte de ter uma amiga que me deu um puxão de orelha (mesmo que a gente tenha passado 6 meses sem se falar depois disso). Hoje em dia eu super agradeço a ela, pois sei que não preciso ser resumida a decote (prova disso é meu blog!)

    Mas já cheguei a ouvir que gordinha é boa pq é boa de cama, já que tem que se esforçar mais pra compensar o fato de não ser magra. Oi? Essa gente viaja na maionese!

    Não quero me reduzir a fetiche, nem a peitos. Sou só uma mulher como todas as outras!

  3. josean de oliveira disse:

    GORDINHA PRA MIM SÓ SE FOR AQUELAS BEM GOSTOSAS, SE TEM ALGO PRA FALAAR ENVIE UM COMENTARIO SOBRE O MEU.

  4. Drielle disse:

    Eu tbem concordo plenamente com a Litha, pra que andar com decote até o pé p chamar atenção , tdo mundo sabe que tenho peitos avantajados e para que mostrar tanto, sim usar decote é bonito mas um decote elegante e não vulgar, enfin somos gordinhas lindas e essa história que gordinha é bom de cama que ela tem que compensa pq não é magra ja escutei rsrsrs , mas enfin somos boas em tdo não somos feitas só de SEXO e sim somos pessoas comuns alias (únicas)como as outras pessoas alias somos lindas e mulheres dignas adoruuu….
    Bjkas!!!

  5. eliza disse:

    Já tinha visto as fotos doa V Magazine, sinceramente achei de muito bom gosto… Quanto a sexualização, realmente sinto que existe todo um movimento, mas que vai além da mulher gorda, e que ás vezes passa do limite sim,eu como mulher me sinto incomodada com isso… mas parece que é algo ligado a mulher em si, já que os atributos da mulher sempre foram ligados a questão da sensualidade e da reprodução… o papel da mulher na socieadade até pouqíssimo tempo era ser mãe e boa esposa e nada mais… talvez todo esse mercado do erotico feminino (tanto gordo, quanto o magro) seja só mais uma herança cultural… espero que nos livremos disso um dia…

  6. eliza disse:

    Só pra completar, e divulgar, quero dizer que existem trabalhos bem sérios sobre a mulher gorda nua na fotografia, como por exemplo o da Fernanda Magalhães, fotógrafa, perfomer,aqui de Londrina… conheço um pouco do trabalho dela, e acredito foram um dos primeiros no Brasil, se não no mundo… pra quem se interessar aqui vai o link do flickr onde ela expõe um pouco desse trabalho:
    http://www.flickr.com/photos/fernandamagalhaes/

    bjs

    eliza

  7. Felipe Rosa disse:

    Gordinhas nuas, quanto mais melhor! Por anos o padrão de beleza sempre foi o das esqueleticas ou malhaderas de plantão, é bom ver que a coisa está mudando finalmente. A nudez femina sempre estampou revistas de moda (pelo menos as poucas que eu tive o interesse de folhear) a questão é que agora as modelos que protagonizam estes ensaios são mais fornidas. Creio que as "fofinhas" só vão parar de ser fetiche e se tornar mainstream quando tivermos uma beldade plus size estrelando a capa de uma Platboy, onde o padrão magra = bela é estampado mês apos mês em nossas caras.

  8. adriana teixeira bor disse:

    oi as gordinhas e lindas

  9. adriana teixeira bor disse:

    as gordinas sõa muitos charmoza eu sou um elas

  10. Flavia Argate disse:

    To procurando alguma agência de modelos gordinhas…quero ser TOP. ;) hahahah beijos galera.

    Quem souber de algum por favor entre em contato comigo no meu e-mail :[email protected]

    Para quem quiser também visitem meu website : http://www.fotolog.com/argateflavia

  11. Cleber disse:

    Olá boa tarde, a todos gostaria de dizer que eu tenho o imenso prazer de namorar uma mulher gordinhas ela e tudo de bom na minha vida me sinto muito muito feliz ao seu lado e que jamais a trocaria por outra de menos peso

  12. KRS disse:

    Acho que deveria começar de nós gordinhas, pararmos com o preconceito, pois existem muitas que se acham feias, gordas claro… Vamos nos valorizar, nos amar, por que lindas somos é muito raro ver uma gordinha de rosto feio, muito difícil mesmo, então vamos nos amar sem ter vergonha de sermos felizes bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *