Carne e vinho: uma combinação campeã

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 14 de janeiro de 2010

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soarez

Desde que descobriu que esmagar uvas com os pés era um negócio legal, o homem (e determinadas morsas) vêm se embebedando e se esbaldando no vinho e suas inúmeras possibilidades.

Tirando as opções maldosas (como manchar pra sempre aquele vestido branco da sua pior amiga) e as óbvias (embebedar a sua pior e mais gostosa amiga na esperança de que ela tire o vestido branco), sobra-nos as infindáveis aplicações da bebida favorita de Baco nas artes gastronômicas. Usado pelos grandes chefs para compor, inclusive, deliciosas e inusitadas sobremesas, todo cozinheiro que se preze tem pelo menos uma garrafa decente de vinho em casa e uma receita saborosa que utilize esse rico ingrediente.

Ah… Você não tem, Zezinho? Bom, com relação a ter uma boa garrafa em casa, eu não posso fazer nada. Mexa essa bunda gorda e vá até o empório mais próximo (ou grande supermercado) e compre uma. Existem várias opções de preço acessível nas prateleiras. Tenha paciência e cara-de-pau para pedir indicações ao funcionário responsável pela adega do local. Pra começar, dê uma olhada nos rótulos da nacional Salton, que possui algumas opções bem interessantes que não vão comprometer o seu orçamento mensal.

Com relação à receita, bem, pare de encher a cara e clique aqui, porque hoje faremos carne ao vinho!

    Carne ao vinho (4 porções)

    Ingredientes: 400g de coxão mole limpo e cortado em cubos médios, 1 cebola picada, 1 cenoura em tiras, 1 talo de salsão em tiras (grossas), meia xícara (chá) de vinho tinto de boa qualidade, 1 colher (café) de páprica doce, 1 colher (chá) de amido de milho, 1 xícara (chá) de água quente, sal à gosto e 1 colher (chá) de salsinha picada.

    Modo de preparo: Em uma panela antiaderente bem quente (lembra do truque da carne grelhada?) doure a carne por todos os lados. Acrescente todos os demais ingredientes e cozinhe com a panela tampada por cerca de 30 minutos ou até que a carne fique macia. Se for necessário, acrescente mais água quente durante o cozimento. Sirva com arroz branco e uma salada de folhas.

    Uma dica: use a xícara de água quente para dissolver o amido de milho antes de acrescentar à panela. Isso evitará que o amido empelote e a sua receita fique comprometida.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Carne e vinho: uma combinação campeã”

  1. KellxD disse:

    Essa receita me deu fome.
    Isso porque almocei arroz, abóbrinha refogada e frango cozido com batatas ao cubo.
    Nham nham. É de dar água na boca heim, Tio Flávio. =D
    Parabéns.

  2. BrunoLuup disse:

    Quem é o mestre cuca q inventa estes pratos? Todas as receitas passadas aqui já foram executadas na prática? Toda vez q faço uma receita fico imaginando se o sabor esta correto como deveria ser… mas mesmo assim traço tudo… ê laiá

    • Flavio F. Soarez disse:

      Bruno, as receitas são (ou foram) preparadas antes de irem pro site, sim.
      Com relação ao sabor, esta é uma questão muito pessoal. Eu tenho uma regra: primeiro preparo a receita exatamente como está sendo ensinado. Depois, eu começo a fazer do meu jeito acrescentando ou tirando ingredientes até que fique do meu agrado. Tente isso na próxima vez que for pra cozinha.
      Abraço.

  3. Luciana Brito disse:

    Oi Bom Dia, hoje é domingo ,mas o mundo não acabou,hahahcarne ao vinho:coloquei o binho na carne temperada e agora José??vai dá crto? abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *