Decisão

Gordo Convidado
@papodegordo

Publicado em 16 de janeiro de 2010

Gordo Convidado

Olá pessoal, meu nome é Pablo, tenho 22 anos e moro em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Alguns de vocês devem conhecer o trabalho que faço no Baú Pirata, onde me chamo de Iskilo666. Nesse natal, completou quinze dias que fiz a cirurgia bariátrica, também chamada de redução de estômago.

Publicarei alguns textos na coluna Gordo Convidado retratando como tem sido a minha experiência até hoje. Lançar os textos aqui, no blog do Papo de Gordo, serve inclusive como agradecimento deste que foi o lugar de onde tirei as principais informação que me auxiliaram nessa decisão. Espero que quem se interesse, leia, e que seja útil; ou que apenas mate a curiosidade dos conhecidos.

———-

Nesse fim de ano, enquanto todos não viam a hora de terminar os seus afazeres para poder curtir as férias, as festas de fim de ano, comer e beber pra caramba, eu também estava me preparando. Só que eu não iria festejar, mas sim passar pela maior transformação de minha vida: fazer a “famosa” gastroplastia.

Os motivos que me levaram a essa decisão foram diversos e bastante pessoais, mas posso resumir alguns fatos: eu estava muito acima do peso saudável, 158 quilos, e mesmo com minha altura de 1,83 meu IMC (Índice de Massa Corpórea) era quase em 47. Pra quem não está por dentro, um índice acima de 40 é diagnóstico de obesidade mórbida. Sim, eu sei que o nome é bem feio, mas retrata a realidade, já que uma pessoa com esse sobrepeso todo corre muito mais riscos de alguma doença que pode levar à morte do que uma pessoa com peso normal.

Por isso, em meados de 2009 decidi, com o apoio de minha família, que faria sim a gastroplastia. Deve-se levar em consideração que esse não é um procedimento simples, já que envolve cortes e suturas nos principais órgãos de nosso corpo e, como toda cirurgia, mesmo tomando todos os cuidados possíveis, há um risco, ainda que mínimo, de morte do paciente.

O que me tranqüilizou foi que eu escolhi o médico de melhor reputação da minha cidade nesse tipo de cirurgia e a faríamos pelo sistema de videolaparoscopia, ou seja, todo o procedimento seria feito por microcâmeras e micropinças, o que reduz o risco de problemas além de deixar uma quantidade mínima de cicatrizes.

Também ajudou na decisão saber que meu médico foi um dos pioneiros nesse tipo de cirurgia, sendo hoje um expert, fazendo uma média de duas operações por dia sem nenhum caso de insucesso. Ou seja, pra dar alguma merda, eu teria que ser muito azarado mesmo.

Tudo conversado, teria agora que passar pela bateria de exames para ser autorizado a fazer a operação. Mesmo que o médico tenha dito que só o meu peso já seria caso de cirurgia, essa não deixa de ser uma cirurgia eletiva, ou seja, é de iniciativa do paciente que ela seja feita e não um encaminhamento médico. Eu não precisei de tantos exames como o nosso amigo Eduardo Sales postou em sua experiência, mas tive que fazer os principais: Muitos exames de sangue (nem sei falar quantos, mas sei que tiraram várias seringas de meu braço), endoscopia com fotos do tubo digestivo, uiltrassom do estômago, exame cardíaco com ultrassom e exames pneumológicos.

Os resultados pareciam que queriam apressar mesmo os procedimentos, pois minha saúde, que nunca tinha dado nenhum problema (fora obesidade, lógico), começou a ter um aumento de colesterol aqui, uma hérnia de hiato ali, e outras coisinhas que, segundo o médico, só passariam se eu perdesse peso.

E assim foi confirmada minha cirurgia para o dia 11 de dezembro. Como o médico exigia um material bem caro, importado e tereréu, tivemos que bancar alguns gastos que o plano de saúde não cobriria. Não foi barato, gastei cerca de quatro mil reais com tudo, mas isso já estava previsto e, honestamente, era um sacrifício que aceitei pra poder fazer a operação chamada “fechada”. Detalhe: O valor total da cirurgia gira em torno de vinte e seis mil reais.

Continua semana que vem.

Pablo Muniz, ou melhor, Iskilo666, é estudante de Economia, servidor público e podcaster por sadomasoquismo. Tem sonho de ser empresário e é fissurado em tudo ligado em tecnologia, midias digitais, games e cultura nerd em geral. É coadministrador do blog Baú Pirata e
participante do podcast Piratacast, onde discutem assuntos o mais variados possíveis.
Pablo Muniz (Iskilo666)

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

6 respostas para “Decisão”

  1. .
    Eu como amigo e "sócio" do Iskilo666 venho acompanhando todos os preparativos dele pra cirurgia e realmente deu pa perceber que existe toda uma preparação (pelo menos pra quem quer fazer a operação de forma responsável)…
    .
    Iskilo… Boa sorte na recuperação, cara… Você merece tudo de bom… Grande abraço do seu amigo Jabour_rio.
    .
    .
    NOTA DO EDITOR:

    Iskilo… Boa sorte na recuperação, cara… Você merece tudo de bom… Grande abraço do seu amigo Maycon (mais conhecido como Jabour_rio).

  2. valkiria disse:

    Olá, vc fez sua cirurgia por algum plano de saude?
    Passou ´por algum acompanhamento psicologico? E que sou de Rondonopolis e vou fazer a cirurgia pela unimed mas a demora com o acompanhamento psicologico e muita.

  3. andreia valen&ccedil disse:

    gostaria de saber se pode me informar os valores referente a cada tipo de cirurgia bariatrica feita hoje no mercado e quais sãoos meios de pagamento.Não tenho convênio, agradeço deste já atenção.

  4. renata disse:

    olá, Pablo!

    td bem?

    tbm fiz a cirurgia de reducao do estomago, a minha foi por video,,,

    estou bastante feliz, apesar de achar os 15 primeiros dias muito dificieis, fiz dia 22 de dezembro, ainda nem completou 15 dias…mas com certeza esse sacrificio vai valer a pena. boa sorte p nos,. Renata

  5. daniela disse:

    ola tudo bem…gostaria de saber como foi sua decisão ´pela cirurgia se vc não ficou ansioso ,com medo emfim vc sabe do que eu estou falando…..bom estou para fazer a cirurgia bariatrica ,,,,e gostaria de saber como vc se sentiu antes e depois….obrigado pela atenção..responde por email para mim

    [email protected]

  6. KellBonassoli disse:

    Olha eu resgatando postagens antigas.
    Fiquei contente em saber que voce tambem faz parte dos gastroplastizados que tiveram sucesso.
    Lerei todos os seus relatos :).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *