O que feijoada e acarajé têm a ver com bronzeamento artificial?

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 24 de março de 2010

Quem explica isso é o juiz federal da 24ª Vara de São Paulo, Victorio Giuzio Neto.

Tudo começou quando, em novembro do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu no Brasil o uso de equipamentos para bronzeamento artificial que tenham a finalidade estética e utilizem a tecnologia de emissão de radiação ultravioleta.

Com isso, o sindicato que reúne empregadores na área de estética e cosmetologia de São Paulo, entrou com uma ação, cujo mérito foi analisado pelo juiz em questão, que provisoriamente liberou as clínicas de bronzeamento artificial no estado.

Baseado em quê?

O juiz considerou que, “sem prejuízo da aparente boa intenção da Anvisa”, a agência “extrapola as suas atribuições, não sendo dispensável afirmar que toda vez em que se adota como solução uma proibição, raramente ela é evitada, passando apenas para a clandestinidade”.

E agora a primeira pérola:

“(…) o que se sabe é que as radiações solares o são [nocivas], e ninguém ousaria proibir o bronzeamento nas praias deste país”.

Para depois listar outros produtos nocivos à saúde, com destaque para o cigarro, o álcool e … Bronzeamento artificial tem a ver com feijoada e acarajé?

…a FEIJOADA!

Mas o juiz alerta. O prato que faz a alegria dos gordos só faz mal dependendo das condições. Aaaaaaaah! Ainda bem!

Nos casos do cigarro e do álcool, ele prossegue, “o interesse público é protegido desde que o consumidor seja advertido”…

… “ mas quanto à feijoada”…

(calma seu juiz! veja lá o que vai falar, pois vai ter gordo chateado… )

… “pode-se dizer que é de domínio público os males que causa em determinadas situações, o mesmo se podendo dizer do ACARAJÉ”.

Pronto! Agora mexeu com a Bahia e Dudu Sales se revoltou!

Para arrematar, o gastronômico magistrado diz que a Anvisa tem competência para regular a atividade, estabelecendo regras mínimas para o exercício da atividade, sem proibi-la.

Sinceramente… não estamos nem aí para o bronzeamento artificial. Mas se a Anvisa resolver se meter a regular a feijoada e o acarajé… VAI TER BRIGA!

———————-

Fontes:

Juiz cita perigos da feijoada para liberar bronzeamento artificial em SP

Anvisa proíbe câmaras de bronzeamento artificial no país

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “O que feijoada e acarajé têm a ver com bronzeamento artificial?”

  1. Control+JR disse:

    Proibido deveria ser a cebolinha com acelga.

  2. Carlos disse:

    A ANVISA mecheu com vara curta, num assunto que não entende. Essa proibição é ridicularizada não só no Brasil. Em novembro, após a proibição, representantes da ANVISA anunciaram em uma reunião da OMS, na França a proibição e que o Brasil seria o primeiro no mundo. FORAM VAIADOS POR TODO AUDITORIO. Hoje passados meses do anuncio de proibir, nenhum outro pais pensa em proibir. ANVISA, baixa essa crista e acha uma saida bacana para liberar o bronzeamento. Tenha consciencia dos prejuisos e desemprego injusto, que estas causando

  3. Dr. Tapioca disse:

    Tanta coisa pior que deveria proibir e tá aí circulando nas ruas e farmácias de todo o Brasil, vai vetar bronzeamento!

    Maira, acarajé eles não proibem, não, pois tem medo do fantasma de ACM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *