Os perigos da ração humana

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 30 de março de 2010

Cuidado com a ração humanaA ração humana virou mesmo moda. O Papo de Gordo fez até uma série de matérias falando sobre o que é, como preparar e se a mistura emagrece. E quando a gente pensou que tudo já havia sido dito a respeito desse assunto, leitores enviaram mais dúvidas, principalmente sobre os perigos de seu consumo. Ao que tudo indica, tem muita gente por aí acreditando que o suplemento alimentar é milagroso e que basta comer para emagrecer, mas a coisa não é bem assim.

Pesquisando a respeito dos prós e dos contras de se consumir o produto, logo de cara vem o alerta: como a procura tem sido cada vez maior e a mistura é dispensada de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é preciso ter muito cuidado.

Para que não pareça paranoia de nossa parte, veja as questões levantadas pelas nutricionistas Juliana Verzolla e Flávia Morais, em uma notícia publicada pelo G1.

Juliana, que é especialista em nutrição funcional, diz que um dos erros mais comuns é a pessoa querer perder peso deixando de lado os exercícios físicos e sem fechar a boca, apostando que o produto sozinho será a solução. Há também quem use a ração de forma equivocada, substituindo refeições.

“A ração humana tem que ser misturada com leite ou suco. As fibras possuem muito açúcar e, em excesso, elas fazem mal. A ração alia produtos saudáveis, mas eles não se adaptam ao organismo de qualquer pessoa”, avisa.

Flávia também comenta sobre os riscos do uso abusivo da ração humana, que pode ser comprada pronta ou com os ingredientes separados.

“A ração só pode ser tomada uma vez ao dia e de preferência na parte da manhã. Essa mistura de cereais em pó pode trazer um sério risco à saúde, caso seja tomada sem orientação de um profissional. A pessoa pode ter distensão abdominal ou até mesmo constipação intestinal, já que o organismo de cada um funciona de forma diferente”, explica.

A ração humana é feita através da mistura de diversos grãos

Ela concorda que a ração não é a fórmula para emagrecimento, mas acredita que as fibras misturadas inibem o apetite. Isso não quer dizer que os exercícios físicos e dieta balanceada estejam descartados para manter um corpo bonito e saudável.

Então está dado o recado? A ração não tem segredo e é só conciliar atividades físicas, alimentação saudável e a mistura em pó? Não é bem assim…

Encontramos no site Diário da Saúde uma entrevista com a nutricionista clínica e fiscal do Conselho Regional de Nutrição do Rio de Janeiro, Edna Garambone. Ela reforça o alerta de que a ração humana é um complemento e não substituto da alimentação, podendo ser utilizada, com recomendação clínica, adicionada a saladas, iogurtes e frutas, mas nunca no lugar das refeições.

Edna também alerta para os cuidados com as alergias, pois algumas pessoas podem ser sensíveis a algum de seus componentes e ter efeitos colaterais nocivos à saúde.

“Quem tem alergia à linhaça ou síndrome do intestino irritado pode sofrer com os efeitos colaterais, como a dor de cabeça e o aumento das idas ao banheiro. Além disso, como o produto muitas vezes é consumido por conta própria, as pessoas ficam sem saber que é preciso beber muita água para evitar o fecalomas, ou endurecimento das fezes”, disse a nutricionista.

Nunca é demais lembrar também que grávidas, hipertensos e diabéticos devem estar atentos aos perigos da ração humana. Isso porque algumas receitas trazem ingredientes como cacau, guaraná em pó e açúcar mascavo.

Então ficam os alertas.

—–

Fontes:
Nutricionistas advertem contra o mau uso da ração humana
Ração humana emagrece, mas especialistas pedem cuidados no uso

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

14 respostas para “Os perigos da ração humana”

  1. Control+JR disse:

    É a velha história, pode ser com ração humana ou qualquer outro produto que existe por aí ou que ainda vai existir, deve-se ter orientação profissional, exercícios, moderação e disciplina.

  2. Junior Batista - Itu disse:

    Minha mãe comprou esse trem, tomei umas vez só, é ruin demais, Vou alertá-la sobre esses perigos.

  3. edson luiz disse:

    bom dia eu gostaria de saber c me faz mal a ração humana porque eu tenho pedras nos rins e não bebo muito agua faso muculação pelomenos 4 vezes por semana a 4 anos tenho 41anos de idade e costumo tomar ela com agua de manhã ja que eu não costumo comer nada sempre fui assim antes eu não comia nada agora eu tomo a ração com agua só de manhã isso pode me fazer algun mal

  4. Elizabete disse:

    gostaria de saber se a ração humana pode ser batida no liquidificador.
    e se pode colocar adoçante .

  5. Elizabete disse:

    gostaria de saber em quanto tempo a ração humana começa fazer resultado
    obrigado!.

  6. adriana santos disse:

    Ai, odeio ração humana que gosto horrivel, prefiro chocolates, prefiro academia, caminhadas… não nos primeiros dias tudo bem passou depois não aguentei mais aquela farinhada na minha boca olhava pra geladeira e mesa de café ai que desgosto parei parei com a ração, mas tem gente que gosta mas não se iluda porque não faz milagre ou seja fazer perder 20 quilinhos em 3 meses.

  7. tereza disse:

    desde que comecei a tomar a raçao humana, meu intestino funciona normalmente,mas o que está me preocupando é que estou urinando muito, isso é bom ou ruim pra minha saúde?

  8. marina disse:

    tomo a ração humana já a alguns meses e está sendo ótima,tomo com banana,maçã iogurte e coloco uns 4 morangos bato as frutas metade de cada e o iogurte no liquidificador coloco adoçante e no final misturo 2 colheres de sopa de ração humana,tomo na hora do almoço substituindo o almoço já emagrecí 8k em quase 3 meses .será que é perigoso.

  9. jessica lins da cost disse:

    substitui o jantar pela ração humana e tive dores abdominais,quase fui parar no hospital.

  10. Aucelia Pereira da Silva disse:

    Tomo ração humana a mais de um ano e ñ sinto nada de anormal caminho e faço idrotenho minha alimentação controlada e me sinto muito bem obdgda.

  11. Priscilla disse:

    As fibras possuem muito açúcar?

  12. Rodrigo disse:

    Eu tomo ração humana sem o acúcar mascavo a mais de 1 ano e sempre me fez muito bem, inclusive por eu ter o intestino preso, pra mim foi um santo remédio. Minha pele fica melhor, cabelo melhor, mas tomo muita água também, creio que devemos ter cuidado ao publicar essas reportagens, pois na maioria dos casos ouço falar muito bem. Obs: Tomo ração humnana como suplemento no café da manhã, batida com leite desnatado e banana.

  13. Gisele disse:

    isso é papo furado, você tem que conhecer seu corpo sua mente é não acredita em tudo que o povo diz, tem muita gente formada que não sabe de nada, siga seus sentimentos e seja feliz, eu sempre comi ração humana nunca me fez mau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *