Chás: benefícios e perigos

Eduardo Passadiço
@Eduitter

Publicado em 16 de setembro de 2010

O brasileiro adotou o chá como remedinho pra muita coisa, seja pra ajudar na dor de garganta, pra passar o enjoo ou pra auxiliar no emagrecimento. Quase todo mundo tem uma receitinha milagrosa de uma infusão que “funciona que é uma beleza”. Tem até pra quando você exagera na “birita” (hic). Ainda assim, vale lembrar que todo chá é uma infusão, mas o contrário nem sempre é verdade. No Brasil, porém, é tudo popularmente chamado de chá mesmo. Vejamos alguns exemplos:

Erva-mate: Presente no chimarrão da Região sul e no tererê da Centro-Oeste, a infusão da erva é consumida pura ou, no resto do Brasil, misturada a sucos ou leite. Sem dúvida, é a “paixão nacional” dos chás. É estimulante, diurética, antioxidante e ajuda a prevenir doenças cardíacas.

Boldo-do-Chile: Essa plantinha amarga é amiga do fígado. Um alcaloide presente nas folhas, a boldina, é um excelente hepatoprotetor. Alguns benefícios dessa infusão amarga é o tratamento de intestino preso, pedras nos rins e gastrite.

Chá verde: É um dos chás “de verdade”, isso porquê é feito a partir da planta Camellia sinensis. E, no caso do chá verde, por não haver fermentação ou oxidação, seus benefícios são, entre outros, o auxílio à digestão, o tratamento de câncer e o efeito antioxidante.

Hortelã: Muito popular em nosso país, o chá de hortelã é muito consumido no inverno, quando os problemas respiratórios são mais comuns. Ótimo para aliviar a tosse, tratar resfriados, enjoos e dores de cabeça. É também estimulante.

Chá preto: É praticamente a mesma coisa que o chá verde, mas num estágio de fermentação avançado. Por essa razão, são encontrados níveis maiores de cafeína na bebida. É um estimulante natural, auxilia na digestão de alimentos mais gordurosos e é um vasodilatador eficiente.

Erva-cidreira: Essa planta produz uma infusão de sabor suave e agradável e é de fácil cultivo. Alivia cólicas menstruais, dores de cabeça e é um excelente anti-inflamatório. Tem efeito analgésico e sedativo.

Todos sabemos que os chás têm vários benefícios, mas nem tudo são flores. Médicos e especialistas alertam sobre o consumo exagerado e irresponsável da bebida. Alguns deles, por exemplo, podem prejudicar mais do que ajudar. É o caso do chá preto e do chá-mate, que, se consumidos em excesso, podem acabar prejudicando a saúde por conta dos altos níveis de cafeína.

Há também o problema do fator “milagre”. Muitas pessoas usam somente os chás para o tratamento de doenças e nem sempre esse é o melhor caminho. Apesar da fitoterapia ser cada vez mais utilizada, ela não é eficaz em todas as situações. Há doenças que devem ser tratadas pela medicina comum e, na dúvida, o ideal é sempre consultar um médico.

Uma matéria que ilustra bem os perigos na ingestão de chás foi ao ar no Fantástico. Confira o vídeo clicando aqui.

—–

Fontes:
Os benefícios do chá preto
Chás e plantas para tratar doenças podem ser perigosos
Enciclopédia do chá

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *