Descubra os benefícios da linhaça

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 18 de novembro de 2009

Linhaca egípciaConfesso. Eu nunca comi linhaça. Mas há quem jure que é bom.

No melhor estilho “historinha do tio Lucio”, fiquei sabendo que a linhaça é a semente do linho, uma planta cultivada no Egito em 2500 a.C. Também, que era utilizada na confecção de tecidos e o óleo usado por pintores, formando uma espécie de verniz.

Porém, não se pode esquecer de citar os benefícios para a saúde: ela é rica em ômega-3 e ômega-6, dupla que garante a saúde cardiovascular. A linhaça protege ainda o intestino – devido aos compostos bioativos e fibras solúveis. Como é rica em vitamina E, alguns cientistas relacionam seu consumo regular até mesmo a benefícios para a pele e os olhos.

E tem mais! O óleo de linhaça é muito utilizado na indústria de cosméticos. Sua também semente guarda um mix de proteínas, minerais e vitaminas.

Resolveu experimentar? Então é importante saber que, para uma melhor absorção dos nutrientes da linhaça, é preciso moer ou triturar a semente. A casca, muito dura, pode passar intacta pelo aparelho digestivo. Também, são necessários alguns cuidados ao armazenar. A linhaça deve ficar em recipientes hermeticamente fechados, em local escuro, seco e fresco. Ela também pode ser guardada na geladeira ou no congelador, em potes bem fechados.

Ainda está animado e quer saber como consumir a linhaça? Fácil! Misture a farinha em sucos, saladas, bolos, tortas, frutas e etc.

Mas cuidado! O óleo de linhaça não deve ser usado no cozimento de alimentos. Apenas acrescente um fio do óleo para temperar o prato recém-preparado.

E para incentivar os gordinhos a comer esse negócio, segue abaixo uma receitinha:

Bolo de laranja, gengibre e linhaça

Ingredientes:
1 pedaço pequeno de gengibre ralado
5 colheres (sopa) de margarina
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de suco de laranja
200 g de iogurte desnatado
1/2 xícara (chá) de sementes de linhaça
3 claras batidas em neve

Modo de Preparo:
Ligue o forno à temperatura média. Bata na batedeira o gengibre com 4 colheres (sopa) de margarina e o açúcar mascavo por 5 minutos. Sem parar de bater, adicione as farinhas peneiradas com o fermento, alternando com o suco de laranja e o iogurte. No final, acrescente as sementes de linhaça (reserve 1 colher de sopa). Incorpore as claras e mexa delicadamente até a massa ficar homogênea. Despeje a massa numa assadeira de 25 cm de diâmetro, untada com a margarina restante e polvilhe as sementes de linhaça reservadas. Leve ao forno por 35 minutos, ou até que enfiando um palito no bolo ele saia limpo. Retire do forno, desenforme o bolo e deixe esfriar. Se preferir, decore o bolo com frutas cristalizadas cortadas em lâminas finas.

Huuuuuuuuuuuuuum!

——————

Fontes:

Conheça os benefícios dessa semente milenar

Enciclopédia de nutrição: linhaça

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

5 respostas para “Descubra os benefícios da linhaça”

  1. Ricardo Ferro disse:

    Interessante. Usamos linhaça aqui em casa. Sim, ela tem que ser triturada na hora, pra evitar a oxidação e a perda rápida de suas qualidades.
    Minha filha de 4 anos experimentava, vez por outra, alguns incômodos ligados a prisão de ventre. Depois do uso da linhaça em sua vitamina matinal – associada também ao gérmen de trigo (cabe um post sobre ele aqui, hein?) – esse problema acabou.
    .

  2. O óleo de linhaça tanto pode ser usado sim, na preparação de alimento, tanto que é indicado como substituto do ovo, na comida vegan. http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha%C3%A7a http://emagrecer.sarmento.org/oleo-de-linhaca-auxhttp://www.saudeforum.com.br/loja/?p=av&id=Os

  3. @jojonerd disse:

    Hummmmm. Será que agora Dudu Sales e companhia vão começar a comer linhaça?

    Eu já como a muitos anos e faz muito bem pra saúde mesmo!

    Inclusive pra mim Soja e Linhaça são os mais saudáveis do vegetais.

    Abraços.

  4. Comecei a comer linhaça a pouco tempo, junto com alguma vitamina pela manhã.

  5. maristela montero disse:

    achei muito interessante a receita citada e bem saborosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *