Usar sibutramina é bom ou ruim?

Vinicius Tapioca
@DrTapioca

Publicado em 13 de abril de 2010

O interesse sobre a sibutramina vem crescendo muito desde que a EMEA (European Medicines Agency) proibiu o uso, prescrição e comercialização sibutraminadesta substância em toda a União Europeia em 21 de janeiro de 2010. Tudo isso devido aos resultados do estudo SCOUT (Sibutramine Cardiovascular Outcome Trial), que revelou um aumento do risco cardiovascular associado ao uso desta medicação nos pacientes estudados. A FDA (Food and Drug Admnistration) e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também se manifestaram contraindicando a droga para pacientes com história de doenças cardio e cerebrovasculares (infarto, angina, coronariopatias, AVC, insuficiência cardíaca, arritmia, hipertensão descontrolada, doença arterial periférica) ou pacientes diabéticos com sobrepeso ou obesidade com mais algum fator de risco cardiovascular (hipertensão, dislipidemia, etc).

Antes de decidir quem está certo e quem está errado, vamos primeiro avaliar o tal do SCOUT. Esse estudo avaliou durante 6 anos cerca de 10 mil pessoas com 55 anos ou mais e história de doença cardiovascular ou diabetes tipo 2 com um fator de risco cardiovascular adicional, ou seja, gente para quem eu (e provavelmente nenhum médico conhecedor dos riscos da droga) prescreveria sibutramina. O risco desses pacientes já era tão alto que 10% dos usuários de placebo apresentaram eventos cardiovasculares graves como infarto, AVC, parada cardíaca e morte. Ainda assim, o estudo comprovou que os pacientes que usaram sibutramina tiveram um aumento de 16% no risco de complicações cardiovasculares em comparação ao grupo controle. Na minha opinião, o SCOUT “choveu no molhado”, já que só colocou em números o que já se sabia. Existem outros estudos anteriores que comprovaram a eficácia e segurança da sibutramina, salvo as contraindicações, mas como o SCOUT foi um ensaio clínico maior e mais longo, chamou mais atenção. O ideal era um estudo das mesmas proporções com pacientes obesos sem história de doenças cardiovasculares.



Sabe o que os médicos acham disso? A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) é a favor do uso racional da sibutramina por médicos com experiência no tratamento da obesidade e convoca os órgãos regulatórios a reforçar a advertência de não utilizar essa substância em pessoas com problemas cardiovasculares graves. A Sociedade Brasileira de Diabetes concorda com a FDA em contraindicar a medicação para pacientes com história de doença cardio e cerebrovasculares, mas acha desnecessária a proibição do uso. A presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Dra. Manuela Carvalheiro, em entrevista à TSF, afirmou que o estudo SCOUT é contraditório, pois incluiu apenas pacientes que a priori não deveriam utilizar o fármaco e lamentou que a partir de agora os médicos deixem de ter uma ferramenta realmente eficaz no tratamento da obesidade. No site da SBEM há uma enquete para médicos onde mais de 76% admitem que prescreveriam a medicação, pois ela é segura.

Ai vem as dúvidas: A final de contas, sibutramina faz bem ou faz mal? Posso tomar ou não? São perguntas que precisam ser analisadas individualmente e só seu médico pode respondê-las. A minha posição oficial é igual ao da SBEM: pode-se usar sim, mas com manejo clínico de um profissional experiente que conheça a droga, seu mecanismo de ação, seus riscos e benefícios. O importante é nunca se automedicar e sempre procurar um médico.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

119 respostas para “Usar sibutramina é bom ou ruim?”

  1. 1 ano de uso e quase 20 kilos menos gordo, minha experiência foi satisfatória com o medicamento. Inicialmente lembro que sentia variações na minha pressão, até pelo meu peso deverás avantajado, algo em torno de 140 na época. Parei o uso em janeiro, antes da divulgação da pesquisa da EMEA, e ainda estou em dúvida se voltarei ou não a usar o medicamento, vou ter que conversar com o cliníco geral =P

  2. Rafael Smok disse:

    Ja pensei na sibutramina, mas confesso que como estou desenvolvendo hipertensão, fico meio com medo pq dizem que acelera o coração e etc.
    Mas ainda assim, tenho vontade de tentar…

    • shirley disse:

      Eu perdi 3 kls em 2 semanas, fui medicada pelo endócrino,porém, tive alteração da pressão e taquicardia foi horrível se minha cardio não interferisse talvez não estaria aqui escrevendo essas pls.bjs a todos

  3. Dr. Tapioca disse:

    Rafael Smok, só hipertensão não configura uma contra-indicação, a não ser que ela esteja descompensada.
    Não quero estimular ninguém a tomar remédio para emagrecer, apenas quero esclarecer para aqueles que tem indicação clínica de uso da sibutramina os prós e os contras.

  4. Maga disse:

    Dr. Tapioca parabens pelos artigos….

    Sou biologa e ja tive a oportunidade de pesquisar sobre o SCOUT e tb acho contraditorio….. acho que se usado com consciencia valea pena sim…. o alcool…tabaismo e outras drogas que a galera usa, mesmo se for somente em um fim de semana… fazem muito mais mal… nao eh?
    Abraços

  5. Rafael Smok disse:

    Dr. Tapioca, no meu caso, a hipertensão e bem baixa, nada que me faça ter de mudar de rotina drasticamente, mas confesso que sou meio hipocondríaco.
    Mas pra ser bem sincero, a sibutramina deve agir mais no psicológico do que no físico, sei la…

  6. Grazi disse:

    Eu uso sibutramina desde dezembro de 2009, não tenho nenhum problema cardíaco ou de hipertensão. A medicação até o momento só me trouxe benefícios, consegui emagrecer 12kg desde o início do tratamento, com orientação médica e dieta. Baixei meus níveis de triglicéridios e colesterol, assim como as taxas de gordura no fígado. Por isso, acredito que uma pessoa que precise emagrecer e que tenha um acompanhamento adequado, com médico especializado, dieta, etc. pode recorrer ao uso de medicações, sim. Mas não deixem de procurar um médico, nada de usar medicação sem orientação. Isso sim é um erro grave!

  7. O uso do médicamento, mesmo para quem apresenta algum problema cardiaco, não é mais razoável se conciliado com execícios físicos regulares e diários?

  8. Dr. Tapioca disse:

    Thales "TK", o termo "algum problema cardíaco" é vago, o ideal é que seu médico veja qual é o referido problema e avalie o risco.
    Adianto que, segundo o SCOUT, o risco de infarto e problemas sérios cárdio e cerebrovasculares é 16% maior em usuários de Sibutramina. O risco tem que ser avaliado antes do uso da medicação, mesmo praticando exercícios regularmente.

  9. augusta disse:

    quero saber se causa efeito sanfona????

    • Cristina disse:

      Sim, quando tomei a sibutramina estava com 99,5k perdi 6k apenas, depois, mesmo ter perdido os 6 kilos fiquei sem apetite mas não consegui perder mas peso, parei de tomar e estou com 100 kilos hoje, ou seja, ele me trouxe um grande benefício:tirou aquela vontade de comer, mas porém engordei tudo de novo.

  10. Dr. Tapioca disse:

    Augusta. como todo medicamento para emagrecer, a Sibutramina, pode causar efeito sanfona sim. Para evitá-lo, precisa-se reeducação dos hábitos alimentares e retirada gradual da medicação. Outra coisa muito importante é entender que o fármaco é um adjuvante do tratamento e não pode ser baseado apenas nele, ok?

  11. Fernanda Paula disse:

    Dr Tapioca, boa tarde!

    Qual sua avaliação quanto ao uso continuo(até 1 ano) da sibutramina??

    Obrigado! No aguardo.

  12. Ana Patrícia disse:

    Começei o tratamento com sibutramina, ainda irá fazer um mês,porém, estou me dando muito bem. Meu médico indicou para o inicio do tratamento 02 caixas, daí comprei uma e quando fui comprar a outra todas as farmácias falaram que a venda do médicamento estar suspensa,e agora o que devo fazer para continuar meu tratamento.

  13. gatinha disse:

    estou tomando sibutramina há 4 meses, e já emagreci 10 kilos estou muito comtente com o resultado! só vou terminar de tomar quando alcançar os 15kilos perdidos. já endiquei para minhas amigas, elas estão gostando muito. e com isso cada dia que passa fico mais bonita, só recebo elogios, e fico contente.

  14. alessandra disse:

    TOMO RIVOTRIL E TOREST QUERO SABER SW POSSO TOMAR O SIBUTRAMINA JUNTO

  15. Junior Sales disse:

    O que as pessoas precisam entender é que a Sibutramina não faz, e não age sozinha. É preciso qe as pessoas tenham mudança de hábitos, ou seja; uma dieta balanceada, fazer atividades fisicas e ter o acompanhamento de um profissional, pois só ele vai poder te falar se é o medicamento mais indicado ou não. Quantos anos você levou para engordar? Os kilos não vão embora da noite para o dia, há todo um processo. Então primeiramente procure um médico, exercicios e um peso adequado além de estética é saúde… Você não precisa ficar magrinha para receber elogios como a nossa amiga disse, mas você pode emagrecer para ser saúdavel e ter suas consequencias que com certeza são positivas. Mas não devemos nos desanimar pois o caminho é longo, mas os resultados são satisfarios e quando se quer algo com força nós conseguimos.

  16. Sandra A.R. disse:

    Quando tomo subitramina sinto muita tontura? porque?

    • marcia disse:

      oi sandra! eu quando comecei me sentia tonta tmb a tomei suco de laranja com beterraba pelo menos 2 veze por semana agora depois de 2 meses que to tomando a sibutramina ñ sint0 mais nada so boca seca mais tomo muita agua a resolve!

  17. Simone disse:

    Tomo sibutramina a mais ou menos uns 10 meses e já perdi 9 kilos. Não sinto efeito colateral nenhum, a unica coisa q percebo é a saciedade mais rápida qdo me alimento, assim como bem menos do que comia antes.
    Agora não costumo tomar o rémedio todo dia, tomo dia sim, dia não.
    Está funcionando muito bem. Tomarei sibutramina até qdo precisar. É melhor assim do que ficar gorda e deprimida…
    Vale a pena…
    Abraços…

  18. viviani disse:

    uma endrocna passou sibutramina pra mim em 2009,e eu ñ tomei,vou tomar agora,pois ñ tive coragem antes,tem algum problema?

  19. marcio disse:

    Tem que ter receita médica pra comprar sibutramina? Queria tomar.

  20. Kaique disse:

    Bom aqui vai meu caso

    Sou atleta tenho 18 anos

    me exercito 6x por dia cerca de 4h mais também como muuuito mais muito mesmo mais nada de frituras salgadinhos etc etc mais muito arroz feijão carne e salada..

    por mais que treine nunca consegui perdi peso..mais também não aumentei..

    tenho 1,74 de altura e 125kg

    sou atleta do atletismo então faço muito treino na academia..segundo meu nutricionista com 107Kg mais ou menos ja estarei magro..mais não consigo de jeito nenhum baixar meu peso..

    estou sem saber oque fazer..não tenho nenhum problema de saude mais devido ao treino muito intenso minha pressão varia muito durante os treinos…oque eu faço?

  21. RENATA disse:

    PORQUE QUEM AMAMENTA NÃO PODE TOMAR SIBUTRAMINA?

    • Fe disse:

      Simplesmente pq ela vai tomar o medicamento junto com a mãe, tudo q passa pelo sangue materno, vitaminas, medicamentos vai pro leite tb, se vc esta amamentando escolha entre o prazer de amamentar ou o prazer de emagrecer e ser a mãe mais magra ou a q quase naum teve os efeitos da gravidez, vai receber elogios das pessoas, mas quando vc tirar a róupa e se olhar no espelho vai ver toda a diferença, a gordura na barriga permanece por quase 2 anos, os músculos continuam flácidos naquela região mesmo magra,vc vai ter barriga caída, celulite e estrias, seus seios podem ficar mais caídos ainda pq vc primeiro se encheu de gordura pra poder amamentar e depois emagrece em uma semana aquilo q Deveria ter sido tonificado com exercícios e gradualmente reduzido, pensa nas pelancas q sobram das pessoas q fazem a cirurgia bariatrica, e por fim a cria pode ficar doente e pegar varias infecções pq a mãe Nao amamentou como deveria, então vc corre o risco de passar noites em claro sem dormir, junto com a sibutramina, desaconselhadissimo, variações de humor acontecem em quase todos os pacientes, imagina com a mamãe? pode ate dar depressão pôs parto, espera um pouco e tudo volta pro lugar, e se sobrou muito depois da cria deixar de mamar seu corpo precisa de exercícios físicos localizados para se ajustar e depois a medicina ajuda REDUZINDO O APETITE e ajudando na eliminação da água retida, sibutramina naum faz magica. Mas se vc ainda amamenta um criança Ja em idade de beber leite de vaca, primeiro faz ela parar, pra depois recorrer ao medicamento.

  22. Thatiane disse:

    Olá

    Gostaria de tomar a sibutramina para ajudar na eliminação de alguns quilos, porem em uma das minhas pesquizas sobre o medicamento observei que é contra-indicado para pessoas que possuem hipertiroidismo.

    Eu tenho hipertiroidismo e faço controle com synthroid.

    No meu caso, que minha tiroide esta controlada é contra-indicado?

  23. delminha. disse:

    oi gente…eu tomo sibutramina ha 1 mês com acompanhamento medico.

    perdi 10 kilos em 1 mês.

    ja to entrando no segundo mês e em uma semana e perdi mais 3 kilos.

    total de 13 kilos a menos em pouco mais de um mês.

    estou feliz pois minhas calças jeans estão me cabendo novamente,coisa q nao acontecia ha 3 anos.

    beijos e boa sorte a todos!

    • christiane disse:

      OI DELMINHA,TD BEM?FICO CONTENTE QUANDO ALGUEM FAZ ALGUM TIPO DE REGIME E ALCANÇA SEU OBJETIVO.COMECEI A TOMAR SUBITRAMINA ONTEM E O OBJETIVO É EU PERDER 5 KG.,ESPERO ALCANÇAR ESSE RESULTADO EM UM MES.BJSSSSSS

      • Lary disse:

        Boa tarde gente,

        Comecei a tomar o sibutramina há 2 dias apenas, e minha alimentação mudou totalmente… Com quantos dias mais ou menos posso subir na balança e ter uma bela surpresa?

        Beijos!!

    • halana disse:

      Ooi Delminha. Como vc conseguiu perder todo esse peso em apenas 1mês? Estou tomando Sibus, vc tomava qtos comprimidos por dia?

  24. Thania disse:

    Eu sou bipolar e tomo carbolitium e lexotan. Posso tomar a sibutramina??? Por favor me ajudem…Urgente, obrigada, beijos

    • fe disse:

      pergunta ao seu medico,conversa com ele abertamente,diz como vc se sente sobre os kgs a mais,e se vc tem quilos a mais,sinceramente,como usuaria eu daria uma lida nos depoimentos das pessoas aparentemente normais nesse site e em outros, existem pessoas q tiveram muitos problemas,e pensa bem vc acha valido tomar mais uma droga,a sibutramina mexe muito com o humor da pessoa,eu fiquei super feliz agitada e muito animada,acordava parecia q tinha sonhado com passarinho verde,cheia de disposiçao,dormia o suficiente e naum tinha preguiçapra nada,eu sempre fui preguiçosa pra certas coisas,e com a sibutramina eu fiquei doida pra limpar tudo,pra fazer tudo q fosse necessario e imediato.tive so um problema,comi um caju quando ja tomava a uns doze dias e passei muito mal,fiquei com o estomago dolorido e inchado,mas consegui superar o acontecido,entao fui comprar outros dois meses e naum consegui do mesmo fabricante,resultado uma m….. totalmente diferente do outro.Pensa bem,vc ja tem esse disturbio q foi descoberto a pouco tempo,alias sempre existiu,mas ninguem sabia como classifica-lo,uma coisa de cada vez.Fazer exercicios,dança alguma coisa q te agrade,pode ser muito melhor…

    • Fe disse:

      Andei lendo algumas coisas sobre bipolaridade e sibutramina, todos dizem um NAO bem grande a sua pergunta, ate em sites internacionais. existe ate um caso reportado no orgao suíço q legaliza medicamentos.

    • ALINE disse:

      CLARO Q NAO, SO DEVES TOMAR A SIBUTRAMINA PURA, MISTURA-LA COM OUTROS MEDICAMENTOS E PERIGOSO POR DEMAIS

  25. Day disse:

    Tenho 22 anos, fiz uma cirurgia cardíaca há 10 anos atrás. Tinha sopro sistólico, mas hoje não apresento mais problema cardíaco. Posso tomar sibutramina mesmo assim?

  26. ana disse:

    ola,

    comecei a tomar a sibu a cinco dias .

    ainda naõ me pesei mas sinto que estou mais leve

    e com mais disposiçao.Sempre que precisei emagrecer,tomava anfepramona

    uma vez a cada tres anos,agora minha medica e eu resolvemos ver como

    reajo com a sibutramina.espero ter bons resultados pois com a anfepramona sempre emagreci bem.ate agora naõ tive nenhum sintoma desagradavel.tambem faço uma boa dieta das calorias.Saõ apenas 900 por dia .Naõ passo fome e estou muito bem.

    abraços a todos que estaõ nessa luta por melhor qualidade de vida.

  27. Mariana!! disse:

    Ola Galera,

    Estou tomando sibutramina a mais de duas semanas, e não estou sentindo efeito colateral nenhum!!

    Mas me sinto muito bem, sem muita fome e anciedade de comer tudo o que via pela frente!!! To me dando bem!!hahahaha

    Beijinhos

    e boa sorte a todos!!!

  28. Cristina disse:

    A sibutramina é um remédio que tira totalmente o apetite da pessoa, ou seja a fome e vontade de comer tudo que ver pela frente, então quem engorda porque come muito pode tomar ela que vai se dar muito bem, pois tira a vontade e ansiedade de comer, e o melhor, depois que você para de tomar ainda fica de 8 à 1 ano sem sentir a ansiedade de comer. já tem um ano que não tomo ela, agora é que tá voltando a vontade de comer mesmo sem fome, a minha endocrinologista passou ela de novo.

  29. fernanda disse:

    Olá bom dia!

    Em 2009 fiz o uso da sibutramina, eu pesava 69,5 k e minha altura é de 1,54m.Tomei o medicamento por 8 meses e cheguei ao peso de 56,6 k. Na minh opnião fiquei no ponto. Comecei usando 10 mg e parei em 16 mg, pois eu e meu endocrinologista achamos que ja estava no peso certo.Consegui manter meu peso por quase 1 ano sem tomar o remédio porém sofri um acidente de carro e fiquei de cama usando colete cervical por 4 meses e aí engordei tudo denovo.Sabe né dentro de casa sem fazer nada, nervosa comi sem parar, sou muito anciosa. Eu me sentia muito bem tomandoo remédio mas as pessoas ao meu redor achavam que eu ficava muito nervosa e intolerante. Gostaria muito detomá-la denovo e perder novamente os kilos recuperados mas tenho medo de ouvir as pessoas reclamando do meu estado de humor novamente. Há algo que eu possa fazer pra evitar este comportadmento enquanto estiver tomando-a novamente, algum outro mediucamento que eu possa tomar junto a ela pra não me deixar ficar nervosa? E como eu parei de tomar a de 16 mg se eu quiser começar a tomar denovo tenho que começar com 10 mg novamente/

    aguardo sua resposta , obrigada!

  30. Sol Silva disse:

    Bom dia estou morrendo de vontade de tomar sibutramina mas estou preocupada pois tenho hepatite c e gostaria de saber se vai me fazer algum mal

  31. Solange disse:

    Eu ja tomei outras vezes, para mim o resultado foi satisfatório. Não sinto nenhum dos efeitos colaterais que informam. Qdo tive meu ultimo filho emagreci 22 kg depois, depois de 7 anos com outro bb (após parar de amamentar) vou começar novamente. De todos emagrecedores q já tomei esse é o melhor.

  32. flavia disse:

    Galera, vai por mim. Consulte um bom endrocnologista e peça para ele te receitar uma boa reeducação alimentar. Não há nada mais saudável e positivo para emagrecimento. E, pode ter certeza, qdo seguida rigorosamente nunca mais vc vai engordar…

  33. rayans disse:

    perdi 4 kl em 1 semana com subitramina. adorei

  34. JOSIANA disse:

    Olá!! Estou tomando sibutramina a 2 dias 15mg logo após o café, mas estou sentindo fome… no 1º dia foi a noite, e hj 2º dia senti fome por volta das 15:00. Tb tive insôna na 1º noite e boca seca, mas o que estou estranhado é ter sentido fome…

    • josy disse:

      Olá consegui perder 8 kilos em 1 mês e meio…

    • mariana disse:

      oi,tud bem,é normal os 1 dias vc ainda sentir fome pq o organismo esta acustumando com o medicamento faz 2 meses que tome achei que ñ ia parar de sentir fome depois de uma semana percebi que chegava em casa do trabalhoe ñ tava com fome ai tomava um chá um suco e ficava bem hoje to com 7 kilos a menos e cortei o refri tomo muita agua de coco e sucos pq a boca fica seca,reações so a boca seca msm ,,,,xau

  35. Nena disse:

    Recomendo Sibutramina para qualquer um, pois em 2009 emagreci 15 kilos em 60 dias, sem dietas e sem nenhum exercício físico, só tomando Sibutramina. Tomava 1 comprimido de manhã e 1 a noite.

    Não sentia vontade de comer nada. Realmente vale a pena, apesar dos efeitos colaterais que no meu caso foram: insônia, coração acelerado, mudança constante de humor e muita agitação.

  36. Roberta disse:

    VOU FAZER VARIOS EXAMES E TOMO SIBUTRAMINA GOSTARIA DE SABER QUANTOS DIAS DEVO FICAR SEM TOMAR PARA NAO APARECE NOS EXAME OBRIGADA.

  37. juliana disse:

    oi estou tomando sibutramina a duas semana estava com 93 quilos ja perdi 4 quilo estou feliz mais estou com muita insonia faz 3 dias que não durmo estou muito cansada e não consigo dormi passo a moite em claro e durante o dia não durmo.

  38. Elaine disse:

    Olá tenho hiportireoidismo, gostaria de saber se eu começar a tomar o sibutramina vai alterar ou coisa assim ….. . no aguardo

  39. Elo disse:

    gostaria de saber se posso tomar esse remedio sem ir ao médico, gostaria de emagrecer uns 9 kgs , sei que não estou gorda, mas preciso emagrecer, para o verão

  40. thaisla pinheiro disse:

    oi.,quem toma anticoncepcional. pode toma subitramina, não tem, porblema de corta o efeito do remedio .por causa da subitramina ser muito forte.?

  41. Maya disse:

    Olá!!!
    Sempre fui magrinha, mas em 2 anos engordei mais de 15kl e sinto muita diferença em tudo. Perdi todas as minhas roupas, me sinto muito cansada e inchada. Gostaria de saber como faço pra comprar sibutramina sem receita, já que para os outros não estou TÃO acima do peso normal. Obrigada!!

  42. luana disse:

    Gente,que bobagem usar remédio pra emagrecer … é coisa de gente preguiçosa (na boa!) … em Abril eu estava com o IMC acima de 30,e eu comecei a fazer a academia e já estou com o IMC 21,sem tomar remédio (além de poder causar várias doenças a pessoa pode – e quase sempre – fica dependente) !

    Emagrecer não é tão difícil … pra quem tem tempo! Agora tem pessoas que realmente n tem tempo pra nada, e precisa apelar pro remédio,mas mesmo assim eu sou contra … melhor ser gorda que doente :)

    • rose disse:

      Luana, nem todas as pessoas sao iguais….algumas precisam da ajuda de um medicamento.
      A sibutramina me parece a melhor opcao no momento; apesar de eu ter percebido que ela faz um super efeito no primeiro mes e depois parece que a perda de peso se torna muito lenta.

  43. Natalia disse:

    Bom eu já tomei sibutramina outra vez pra mim foi perfeito alta estima nas alturas,tirando alteraçoes de humor,na verdade sempre tive,entao desconcidero como colateral esse efeito.

    Agora como minha vida esta corrida e não tenho tempo pra academia e também meu joelho esta desgastado,foi indicado um repouso longo de atividade física.

    Eu resolvi voltar a tomar já q meu peso depois de muito tempo voltou a subir,antes de decidir eu ja escolhi o exercicio fisico mais devido a outros problemas nao consegui emagrecer pois nao suportava a dor nos joelhos e so conseguia fazer musculação,na hora do aeróbico eu nao conseguia,por isso nao emagreci,infelizmente.

    Só que agora estou com duvidas a respeito do remedio porque minha rotina era outra.
    Hoje em dia tomo anticoncepcional,fluoxetina e sinceramente nao sei se terei algum problema ou se a sibutramina pode afetar os efeitos do anticoncepcional,ou se posso ter problema ao tomar fluoxetina e sibutramina juntos.

    Outra coisa que pode afetar na resposta de voces,eu pretendo tomar dia sim,dia nao,terei efeito mesmo assim?
    Quanto tempo devo tomar dessa forma?
    Queria tambem uma dia de como tomar sibutramina pra tirar aos poucos do meu organismo?

    Espero que possam me ajudar.
    E a todos boa sorte na luta pra ter saude,muita força,e sempre opte em 1º lugar por dieta exercicio fisico.

    • Juliana disse:

      Oi li seu comentario e gostaria de saber como foi e se tomou a Sub? prq tbm tomo fluoxitina e meu endc passou a sub to um pouco apreensiva prq tomo remedio de pressao apesar se estar bem controlada e veio perdendo pesso sem a sub ele me deixou bem confiante e tranquila mas to apreensiva.

  44. […] de tomar este medicamento leia a o relatos feitos pelos usuários do site Papo de Gordo ( usar sibutramina e bom ou ruim? ) // Postado em Remédio para emagrecer Cancelar […]

  45. PRISCILA disse:

    olha meu esposo esta acima do peso ,30 kl porem começou a diminuir na alimentaçao ou seja mais saladas ,legumes … fazer academia , já perdeu 3 kl em 3 semanas..sem remedio passou na nutricionista e endocrinologista e a mesma receitou o remédio mesmo sabendo que ele ja estava perdendo peso sem ele …ele comentou com ela que nao queria tomar o remédio pois sabia que traria mais tarde problemas de saúde a mesma informou que não que é caso e casos … hoje ja faz 2 dia que esta tomando o remédio a unica coisa que esta acontecendo ate o momento é estar indo muito ao banheiro … vamos ver daqui uns dias espero tudo ser positivo.. abraço a todos

  46. rithynha disse:

    tou com muita vontade de tomar.vou começar a semana que vem,estou com um pouco preoculpada mais vai dar td certo tem fe en deus..

  47. Ruy Barbosa Dimitriou disse:

    Usei o anfepramona, me sinto bem, nunca tive problemas com seu uso, vai de pessoa para pessoa.
    Perdi 15 kgs usando 4 meses.Sua auto-estima fica “lá em cima”, nunca fui feio, só era gordo, então me torno feio.As mulheres voltaram a me olhar e sai do GG para P, para mim foi ótimo. Mas agora a Anfepramona foi proibida, e vou passar a tomar a sibultramina, só que por mais um periodo pequeno de tempo, pois posso ficar dependente, enfim, quero saber se tem alguma divergência relevante à anfepramona?
    Vou diminuindo as doses aos poucos.

  48. Girlene disse:

    A 2 anos atrás o médico me indicou sibutramina, comprei e tomei 1 cx depois parei, agora quero voltar a tomar, sem voltar ao médico, pois já tenho a receita, isso pode causar problemas, eu tbém tomo o lipbloc, posso usar os 2 juntos.

  49. Jéssica disse:

    Gente gostaria de saber se é normal evacuar sangue e ão nter vontade de comer nada??comecei a tomar ontem meu remedio,e hj de manha alevandei evacuando sangue,é normal ou não??

  50. Dr.Any disse:

    eu tomei o medicamento por 6 meses perdi muito peso, mas acompanhado com exercicio fisico e alimentação, mas parei e depois mesmo seguindo os exercicios eu voltei ao meu peso e pior ainda engordei 7kg então não é uma coisa definiti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *