Filé de frango com molho de sálvia

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 13 de maio de 2010

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soares

Lendo o título acima você provavelmente vai se assustar e pensar algo como: “o Flavio ficou maluco!”. Mas, apesar do nome pomposo, a receita de hoje é de uma simplicidade que beira a cretinice e mais: é uma forma de mostrar que é sim possível fazer uma boa culinária usando produtos simples encontrados na maior parte dos grande supermercados do país.

Apesar dos chefs torcerem o nariz para caldos industrializados (o mote da receita de hoje), nem todo mundo dispõe de tempo para ficar duas ou três horas com a barriga encostada no fogão reduzindo um bom caldo feito em casa. Não dá. Sejamos práticos e deixemos esse tipo de trabalho para os restaurantes e para aqueles que têm tempo e disposição para passar um sábado ou domingo preparando caldos que serão usados no decorrer da semana (ou além).

A receita de hoje é para aquela típica situação em que você convidou alguns amigos para jantar em casa ou para quando você pretende pegar a gata pelo estômago (nem só os homens caem nesse truque, sabiam?. Rápida, barata, simples e que faz bonito na hora de servir.

Então, chega de enrolação e vamos direto pra parte que interessa: a receita!

Filé de Frango com Molho de Sálvia* (4 porções)

Ingredientes: 1 xícara e meia (chá) de água, meio quilo de filé de frango em bifes médios, 1 cubo de caldo de galinha Knorr da linha Vitalie, 100 g de cogumelo paris cortado em fatias finas, 4 folhas de sálvia picada, 1 xícara (chá) de maionese Hellmann’s deleite (mais leve que a maionese comum; se você optar por uma versão menos calórica, use uma maionese light) e açafrão

Preparo: Leve uma panela média ao fogo alto com 1 xícara (chá) de água. Junte a carne e esfarele o cubo de caldo de galinha. Misture bem.

Junte o cogumelo e a sálvia e cozinhe com a panela parcialmente tampada por cerca de 10 minutos ou até ficar macio e secar o caldo. Coloque o frango em uma travessa e reserve (uma dica: mantenha os filés no forno em fogo baixo para mantê-los aquecidos).

Na panela onde foi cozido o frango, junte o restante da água e deixe ferver. Acrescente a maionese e açafrão à gosto, misture e aqueça em fogo médio, mexendo sempre. Cubra os filés com o molho e sirva em seguida com arroz branco ou legumes salteados no azeite.

*Receita criada pela cozinha experimental da Unilever

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Filé de frango com molho de sálvia”

  1. Suzi disse:

    Concordo contigo, Flavio. Claro que sabemos que o caldo caseiro é infinitamente melhor, mas aquele que torce o nariz para os caldos industrializados e não é um chef de profissão geralmente é um tremendo cretino.
    Aliás, tenho uma teoria sobre os níveis de cretinice humana serem diretamente proporcionais à forma com que o indivíduo se relaciona com a comida. Mas essa teoria só pode ser defendida em roda de boteco. A partir do segundo chopp.
    Adorei a receita e vou fazer. Aliás, EU TENHO um pé de sálvia no quintal, e você? Hã? Hã?
    beijos!

    • Ainda não tenho o pé de sálvia, mas tenho 3 vasos com temperos variados (2 tipos de cebolinha, 3 tipos de manjericão, hortelã, tomilho, salsinha e coentro).
      Sálvia e dill estão na lista de aquisições futuras. :-)
      Grande abraço.

  2. Mi disse:

    No me gusta salvia, ombre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *