Bifinho de Alpino

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 19 de maio de 2010

Gordo de Raiz, por Lucio Luiz

“Danoninho vale por um bifinho”. Quem é velho… digo… quem foi criança nos anos 80 lembra dessa frase e da clássica musiquinha que colocou na boca das crianças palavras fáceis como “lipídios, glicídios, protídeos, cálcio, ferro, fósforo e vitamina A” (escrevi de memória!!!). Mesmo pequeno, eu não dispensava um bifinho mal-passado por um Danoninho (comia ambos), mas muita gente caiu no papo de que ele realmente era equivalente.

Clássico caso de “comida denorex“, aquela que parece mas não é (lembra?). Logicamente, muitas pessoas protestaram contra esse slogan do primo do polenguinho (sim, o Danoninho não é iogurte, mas um queijo do tipo petit suisse com acréscimo de sabor) e ele caiu em desuso. Tudo bem que até hoje a música “bifinho” toca nas propagandas, mas só quem assistiu “Quero ser grande” lembra do nome da canção.

Cara… Melhor parar de lembrar o quanto sou velho ou vou deprimir de vez…

Esse prolegômeno monstruoso é para lembrar da recente polêmica do Alpino Fast, a bebida sabor Alpino que não tem sabor Alpino e sequer é feita com chocolate Alpino. Tudo começou com a denúncia do blog Coma Com os Olhos de que na embalagem da bebida havia um texto minúsculo avisando que o produto “não contém chocolate Alpino“. Depois disso, os jornais espalharam a informação, a Anvisa proibiu a propaganda do produto, a Nestlé tentou sair pela tangente (dizendo que o aviso foi para que as pessoas não achassem que encontrariam pedaços de Alpino na bebida… tá bom…) e por aí vai.

Agora vem a grande questão da humanidade: Por que as empresas de alimentação fazem esse tipo de coisa? Simples, caro gordinho. Eu sou fã de Alpino. Se deixarem uma caixa com o bombonzinho aqui, vou comendo sem parar. Se eu pegar uma barra de Alpino, devoro em segundos. Se me derem o picolé de Alpino vou fazer uma homenagem à Tessália com ele (essa pegou mal…). Bebi o Alpino Fast, vi que não tinha nada a ver com o chocolate original, xinguei a Nestlé, e voltei a comer a barra. Ou seja: Quem gostou vai continuar bebendo de otário que é e quem não gostou não vai deixar de comer o Alpino só porque ficou chateado.

Além disso, quem tem coragem de reclamar com o gerente do McDonald’s que aquele hambúrguer lindo, com uma carne saborosa e molho escorrendo com perfeição que está na foto se transformou numa maçaroca de pão com alguma coisa que lembra carne e com um pouco de maionese espalhada?

Sei que muita gente vai dizer que reclama. Só que uma coisa é reclamar que o queijo veio frio e outra é dizer que o sanduíche não corresponde à foto. A gente simplesmente come, mesmo que venha um pão de Big Mac cobrindo o Big Tasty (sim, aconteceu comigo; tudo bem que eu só não reclamei que 30% do hambúrguer ficou “pra fora” porque comprei no drive thru e descobri a bizarrice a 10 quilômetros de distância da lanchonete).

O gordinho quer mais é comer. E o gordinho profissional faz isso tão rápido que nem dá tempo de perceber que tem algo errado na comida. Duas mordidas e o bolo “pronto” que compramos no supermercado já foi pro estômago sem termos a chance de notar que o recheio, que na foto parecia ocupar metade do espaço físico interno do produto, não passa de duas bolinhas de menor diâmetro que cocozinho de cabrito. E com gosto semelhante.

O pior é que, se depois de comer essas coisas bizarras e de feitura misteriosa, você ficar com dor de barriga, corre o risco de nem poder usar Activia pra ajudar a se “liberar”, já que a Danone parou de falar que o produto ajuda a… digamos… enviar um fax para as Tartarugas Ninja.

Seja prometendo bife ou bufa, as empresas nunca vão mudar… nem os consumidores!

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

13 respostas para “Bifinho de Alpino”

  1. Morbeck disse:

    "Quem gostou vai continuar bebendo de otário que é"
    acho que uma pessoa pode beber, sabendo que não tem nada a ver com o chocolate Alpino e ainda assim gostar e continuar bebendo, não necessariamente sendo otário por conta disso, por que acho que pode satisfazer alguém, mesmo não sendo o que a embalagem transmite.

    e sobre isso do gordinho comer sem nem prestar atenção na comida, acho que é verdade, eu estou quase na casa dos 90 Kilos, mas mesmo assim posso falar por experiência própria que as vezes como e nem sinto o sabor direito dos alimentos, parece algo mais como uma vontade de matar um vontade (que nem sempre é de fome), comer sem nem prestar atenção nos alimentos. Sou aluno de Psicologia e uma professor meu passou uma tarefa onde deveriamos comer separadamente tudo o que tinha para o almoço (e devagar também), fazendo assim, conseguimos separar um pouco o que é necessidade e o que é desejo.

  2. Morbeck disse:

    sem nem prestar atenção no sabor dos alimentos*

  3. Mi disse:

    Lucio, assim que vi a bebida "Alpino" nas prateleiras do supermercado, logo lembrei da tua receita de shake de Alpino e disse pro Flavio:
    – Será que tem o mesmo sabor do shake do tio Lucio???
    Eu não sabia que não tinha chocolate Alpino nessa bebida, ainda bem que não comprei!
    ***
    Eu amo queijo, eu amo iogurte, por isso nunca parei para prestar atenção que Danoninho não é iogurte… cri cri cri
    ***
    Mc Donald´s e suas fotos, nunca acredite nelas! kkk
    ***
    Mas tu te puxou nesse post, hein? O que é isso, um revival anos 80??? Cadê as ombreiras e os cabeludos das bandas de rock??? hihihihi

  4. Jeanne Estela disse:

    Olá Lúcio… amei seu texto…
    Confesso que sou do tipo que reclama pouco.
    Em certas ocasiões simplesmente deixo de comprar no lugar, aqui em Jundiaí, por exemplo, o Giraffas do então único shopping da cidade me serviu um filé de frango dizendo que era peru. Reclamei na hora e o gerente foi muito mal educado, dizendo que eu quem não diferenciava o sabor (!).

    Viu… me diz uma coisa, o que é "prolegômeno"? Nem o google me ajudou a definir o significado =)

    J. Estela
    Jundiaí – SP
    (em reeducação alimentar)

  5. Lucio Luiz disse:

    @Jeanne, desculpe ter demorado a responder: "Prolegômeno" é, essencialmente, uma enrolação (ou encheção de linguiça) antes de chegar ao ponto que interessa :)

  6. natalia disse:

    bom, sou engenheira de alimentos e realmente nao entendo essa jogada da Nestlé com o Alpino Fast. Não sei se estavam desesperados pra lançar alguma novidade no mercado e apelaram para a imagem de um dos chocolates q fazem mais sucesso.

    qnt as fotos do Mc Donald's…. é o marketing deles q é foda! eles sabem atrair o consumidor e esse é o papel deles! se o consumidor se permite ser enganado eles nao tem nada com isso, fazem oq é preciso, vendem sanduiches. outro problema do consumidor brasileiro: nao reclama! é por isso q a industria faz o q faz com a gnt.

    a indústria faz aquilo que o consumidor quer…e o marketing faz oq é preciso para os consumidores comprarem…melhor, estampam nas embalagens oq o consumidor quer ver! pedimos pra ser enganados, a verdade é essa.
    agora, falar mal das fotos e da industria é mto facil….se as pessoas nao quisessem bolinhos prontos, bebidas achocolatadas prontas e tudo mais de atrativo e gostoso q a industria oferece com certeza essa "máfia" de alimentos prontos e processados nao estaria onde está hoje…é a comodidade q o consumidor quer…quer chegar em casa e nao se preocupar em ter q preparar uma refeição…entao viva a industria e o marketing.

    Consumir ou não é uma escolha…como pessoa da área confesso q fico mto triste qnd vejo pessoas dizendo q nao procuram saber o q estao comendo, por exemplo o Danoninho! o q eu ja ouvi de gnt dizendo q gordura trans era trangenica não é brincadeira!! informem-se, a legislação obriga q o consumidor tenha acesso a informação, só é preciso busca-la.

  7. Sabrina disse:

    nossa, sobre o Alpino Fast, tem no meu colégio.. já vi muitas pessoas beberem, e obvio me babei olhando uahuahuahuah mas nunca tomei.. agora falando sobre isso, acabei até perdendo a vontade.. claro que comer um chocolate deve ser muito mais prazeroso né? uahuahuah ah, e sobre os hamburgers do mcdonalds, é um desastre mesmo! eles são lindos maravilhosos, quando compra são uma miniatura, e não tem nada de mais.. "uma puta falta de sacanagem" uahuauahuah nos enganam deemais! :((

  8. villa disse:

    EU RECLAMO!!! VOU NO MAC E SE O SANDUBA NÃO ESTIVER IGUAL EU TIRO DA EMBALAGEM.. ESPREMO…. FALANDO E MOSTRANDO A FOTO E EXIJO IGUAL A FOTO… ELES FAZEM IGUAL… EXPERIMENTE FAZER ISSO… AINDA MAIS PAGANDO COM 1 GALO… RSRRSS, DIGO: QUERO O SANDUBA IGUAL OU MEU GALO DE VOLTA… APOSTO COM VCS QUE NÃO SABEM FAZER O SANDUBA IGUAL A DA FOTO.. FAZEM. AFINAL, É MUITO CARO COMER UM PÃO COM CARNE NO MAC… ENTÃO QUERO IGUAL A FOTO.

  9. Kuromadoushi disse:

    Legal é o Actimel, que tem um aviso na embalagem dizendo: Não contém mel.
    Mundo bizarro…

  10. Flavia disse:

    Se tem Alpino ou ñ, eu ñ sei, só sei q é bom pra caramba!! rs

  11. Everton Ajisaka disse:

    Bem legal o post, realmente as empresas sempre usam essas estratégias que pegam os mais desavisados, o fato é que com tantas opções de marcas, cabe ao consumidor decidir se vale ou não consumir certo produto.
    Eu provei esse alpino fast e não gostei, melhor comprar o bom e velho Todinho.
    Parabéns pelo texto, mas uma dúvida fica no ar, o que vem a ser um prolegômeno ? Seria um prólogo do tamanho do "fenômeno" ??

  12. Dee disse:

    Gente, e eu DOIDA pra experimentar esse Alpino! :O

  13. BB disse:

    Mano tem gente q nao tem gosto mesmo ! Pq esse alpino eh horrivel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *