Atenção, pais: Alguns alimentos comuns podem matar crianças!

Bruna Antunes
@brunaantunes

Publicado em 10 de junho de 2010

A Academia Americana de Pediatria faz um alerta importante: Comida deve ser examinada tanto quanto brinquedos! A Associação vai pedir ao Food and Drug Administration (FDA, o órgão americano encarregado de fiscalizar remédios e alimentos) que exija dos fabricantes advertência sobre comidas conhecidas por causar asfixia, além de avaliar e monitorar a segurança dos alimentos. Afinal, há exemplos reais de crianças que morreram asfixiadas até por pipoca.

Um dos exemplos citados pela instituição é que existem alguns brinquedos, como o SuperBall, que por Lei devem estampar a advertência de que podem ser perigosos para crianças pequenas e não devem ser vendidos para elas. “No entanto, eles têm a mesma forma e tamanho de chicletes, que não enfrentam restrições”, diz o principal autor da declaração pública dos pediatras, Gary Smith.

As crianças possuem limitações físicas e cognitivas de desenvolvimento que precisam ser consideradas pelos pais: os dentes da frente nascem ao redor dos 6 ou 7 meses, mas os primeiros molares, que esmagam o alimento, não aparecem antes dos 15 meses, sendo que os segundos molares só surgem ao redor do 26º mês. Manter objetos pequenos e alimentos não seguros longe das crianças é a única forma de prevenção para tais acidentes.

Alguns pais acreditam que, se estiverem presentes enquanto o filho come esses alimentos, nada acontecerá a eles. O problema é que, nem sempre as pessoas sabem o que fazer ou conseguem ser tão rápidas quanto a situação exige.

O FDA está analisando a solicitação da Academia Pediátrica e tomará medidas para prevenir mais mortes, mas ainda não divulgou quais medidas seriam essas. Alguns alimentos tiveram suas embalagens modificadas voluntariamente.

Um estudo de 2008 afirma que as dez comidas que trazem mais riscos de asfixia para crianças pequenas são: cachorro-quente, amendoim, cenoura, ossos de frango, doces, carne, pipoca, peixe com espinhas, semente de girassol e maçã.

Especialistas também dizem que não se deve oferer a menores de 5 anos alimentos como marshmallow e chicletes. Alguns outros cuidados são recomendados, como cortar salsichas em sentido longitudinal, cortar uvas em quatro pedaços e evitar pirulitos em forma de bola. No caso da criança engasgar, uma ambulância deve ser chamada com urgência, pois o tempo é fundamental nesses casos.

—–

Fonte:
Pipoca e cachorro-quente podem matar, dizem pediatras americanos

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Atenção, pais: Alguns alimentos comuns podem matar crianças!”

  1. @jojonerd disse:

    Cara… eu dos posts mais interessantes que eu já vi no papo de gordo.

    Eu não tenho filhos mas vou deixar até nos meus favoritos aqui! Eu não sabia que a maioria desses alimentos causavam asfixia. Vou me ligar agora!

    Parabéns pelo post mesmo! =D

  2. kalli disse:

    Eu achava que só a bala soft podia matar uma criança engasgada.

  3. Mariza Sales disse:

    Parabéns Bruna,muito interessante seu post.Todas as mães deveriam ter conhecimento disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *