Fome é agravada pelo custo da comida

Bruna Antunes
@brunaantunes

Publicado em 24 de junho de 2010

Não é nenhuma novidade para nós, brasileiros, que uma parcela grande da população luta diariamente para conseguir sua próxima refeição. É a triste realidade dos países em desenvolvimento que está sendo piorada pelo aumento nos preços dos alimentos. A comida chega a custar 70% da renda familiar nessas nações e o aumento dos preços começa a causar desnutrição.

A equação é simples: Se o alimento está cada vez mais caro e não há aumento nos ganhos da família, o resultado será mais pobreza e menor qualidade dos alimentos consumidos. Com a falta de condições financeiras, as famílias tiram de suas mesas frutas, carnes e demais produtos que comprometam o orçamento.

A FAO (Food and Agriculture Organization – Organização para Agricultura e Alimentação da Organização das Nações Unidas) apresenta indices alarmantes: grãos, carne, laticínios e outros 90 ítens subiram 22% em março em comparação com o mesmo período do ano anterior. O arroz e o trigo estão entre 20% e 70% mais caros do que em 2008 em alguns mercados asiáticos.

O clima e o preço dos combustíveis são os causadores dos aumentos em alguns países, como Índia, Argentina e Egito. Guerra civil e desastres naturais interrompem o fornecimento de alimentos em alguns países, como o Haiti. Os países dependentes de importação têm seus preços aumentados de forma expressiva.

A diferença da inflação entre os países desenvolvidos e as nações em desenvolvimento ainda não tem explicação. Mas a vulnerabilidade dos países mais pobres frente a problemas que podem aumentar os preços é evidente.

—–

Fonte:
Custo da comida agrava a fome

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Fome é agravada pelo custo da comida”

  1. k disse:

    e sabe o que é pior? se vc pega qualquer livro de economia, vc vai ver que o pão branco (farinha branca, praticamente caloria vazia) é o tipo de coisa que, mesmo mais cara, é sempre consumida. como o pão, que é considerado fundamental, fica mais caro, sobra menos dinheiro pra esse pessoal comprar outros alimentos. frutas, pães integrais, legumes, etc… nem pensar. e aí acontece de aparecer gente gorda e desnutrida. triste.

  2. Os economistas que cultuam o capital dizem que crescimento é abundância e abundância é democracia. Jean Baudrillard dizia que o "crescimento é em si função de desigualdade". Os preços aumentam, porque vivem em função do crescimento.

    E a "autonomia" que o sistema capitalista dá aos pobres não existe né? Não mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *