ONU sugere o consumo de insetos para acabar com a fome no mundo

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 13 de agosto de 2010

Se você torceu o nariz quando soube que a ONU estava recomendando uma “dieta vegana”, é melhor se preparar para a novidade: Pensando nos problemas de falta de alimentos no futuro, a Food and Agriculture Organization (FAO, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) está sugerindo que devemos pensar seriamente em comer… insetos!

Não faz essa cara de nojinho. O pessoal da ONU não ficou maluco. Insetos são alimentos comuns em muitos países e até mesmo no Brasil. Ou você nunca ouviu falar de uma tradicional iguaria da culinária caipira chamada farofa de içá? Tá bom, pode continuar com a cara de nojinho.

O ponto é que, independente de nos parecer estranho, os insetos são uma alternativa viável para a escassez de alimentos que deve atingir o planeta no futuro. Sem contar outros problemas, como o fato de que a criação de gado, porcos e ovelhas ocupa atualmente dois terços das terras agrícolas no mundo inteiro e gera 20% dos gases que causam o efeito estufa.

O artigo da FAO sobre o assunto foi escrito pelo professor Arnold van Huis, entomologista da Wageningen University, da Holanda. Entre as vantagens que ele aponta para o consumo de insetos está seu alto nível de proteínas, vitaminas e minerais. Além disso, a criação de gafanhotos, grilos e minhocas (sim, minhocas!) emite 10 vezes menos metano que a criação de gado, além de 300 vezes menos óxido nitroso, que também é prejudicial para o meio ambiente.

Em Laos, por exemplo, há um projeto da FAO que estimula a criação de “fazendas de insetos” para ajudar na deficiência de cálcio que atinge grande parte da população. Como a maioria dos asiáticos é intolerante à lactose, fazendas leiteiras não seriam uma opção ideal. Contudo, gafanhotos e grilos são ricos em cálcio e 90% dos laosianos já comeram insetos ao menos uma vez.

O grande problema para a adoção dessa “dieta” em nível mundial é de ordem cultural. No Oriente, é muito comum o consumo de insetos, mas, nos países ocidentais, a simples ideia de comer besouros ou baratas causa repulsa na maioria das pessoas. A ONU está preparando um congresso mundial sobre o tema em 2013. Vamos ver se, até lá, mais gente dá uma chance para tarântulas empanadas ou mingau de gafanhotos (pratos, respectivamente, do Camboja e da África do Sul).

—–

Fonte:
Insects could be the key to meeting food needs of growing global population

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

6 respostas para “ONU sugere o consumo de insetos para acabar com a fome no mundo”

  1. Camila Téo disse:

    Uau, isso significa que aquele sorvete vendido no Japão com cobertura de gafanhotos esta SUPER de acordo com a ONU
    Estou surpresa com tantas novidades dessa entidade em tão pouco tempo.

  2. Alan Daniel 33 anos disse:

    Alguem na ONU tá de sacanagem com a galera! Depois que os EUA mandou "um dedo" pra ONU e detenou o Iraque, esse entidade perdeu a moral, e começou a ter umas ideias malucas.

  3. Will disse:

    Caramba! Fiz uma cara de nojo sim.
    Mas se pensarmos bem, quem vive bem e tem condições agradáveis de vida olha torto mesmo, mas o camarada que está passando fome a dias e é mal nutrido garanto que iria aderir a sugestão.

    Abração a todos

    obs: passo longe! eca!

  4. Dango disse:

    NUNCA!!
    Me passa o alface!

  5. Tá de Brincadeira? Eu não como inseto nem morto. Pense comigo: Você veria uma barata circulando livremente e logo pensa em jantar? acho que não. a ONU deveria indicar um tipo de alimento pra cada determinada area do mundo e não pro mundo todo. Imagine-se comendo grilinhos e depois de um beijo romantico na sua namorada a beira mar (não rola).

  6. Cariane Rocha disse:

    Se o que se come é apenas uma questão cultural, e se esta história não causar nenhum dano a natureza que sejam bem vindas estas receitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *