Um país cheio de gordinhas yeah yeah?

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 29 de junho de 2010

Gordinha Yeah Yeah!

Duas matérias que li esta semana me fizeram parar para pensar: estamos caminhando para nos tornar um país cheio de gordinhas yeah yeah?

A primeira foi publicada pelo IG (Brasileiras estão mais obesas), apresentando dados divulgados pelo Ministério da Saúde a partir de uma pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), feita em 2009.

Resumindo todo o blábláblá… De acordo com o estudo, a obesidade atinge 13,9% da população brasileira, sendo que a maior concentração está entre as mulheres: 14%. O número aumentou assustadores 22% em quatro anos.

A coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, mostra-se preocupada na matéria: “Os números são uma estimativa muito próxima da realidade do país. Há uma ascensão do aumento do sobrepeso em todo o mundo desde a década de 70, mas o crescimento nesses quatro anos é muito significativo”.

Há também quem veja nisso uma tendência. É o caso de Amélio Fernando de Godoy Matos, endocrinologista e membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). Ele aponta que “vivemos uma transição nutricional e o aumento do poder aquisitivo muda hábitos”. As pessoas passaram a comprar mais produtos, como alimentos, televisões e carros e tendem a aumentar o sedentarismo.

Foi aí que, dias depois, chega às minhas mãos uma matéria publicada pela Revista Veja (edição 2170, de 23/06/2010). De acordo com o texto, na virada dos anos 1980 para os 1990, a musa dos brasileiros era Luciana Vendramini, que comparada com a atual “gostosa” Juliana Paes, era muito menor em todas as medidas. Confira:

As duas belas aí em cima simbolizam bem os resultados trazidos por pesquisas realizadas pelo Instituto Gesser & Gesser, especializado em estudos antropométricos. Inicialmente feito em 1982 com 28 mil mulheres de todas as capitais brasileiras, o experimento é repetido a cada seis anos com 10% desse total. Comparativos das medições realizadas até 2006 mostraram que ganhamos, em média, 3 centímetros de altura, 4 de busto, 9 de cintura, 4 de quadril e ainda 6 quilos. Boa notícia para os meninos, que estão tendo mais o que admirar (e apertar!).

Se continuarmos seguindo as tendências das pesquisas, quanto tempo seria necessário para o Brasil se tornar uma nação de gordinhas yeah yeah?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

10 respostas para “Um país cheio de gordinhas yeah yeah?”

  1. Thiago Passos disse:

    Bah, mas esses morsas de ponta cabeça ficaram estranhos… rs

    mas sobre o post, acho o maximo as brasileiras ganhando medidas… nada pior que gurias magricelinhas =)

  2. Z3hr0_c00l disse:

    Se Deus quizer nunca! Gostosas sim, magrelas e gordinhas não. Se for comparar Juliana Paes com Vendramini vc teria uma Vendramini em 2009 com 1,60m e pesando 47kg(por mim ficava com 50kg).

  3. k disse:

    tirar média é complicado. que a obesidade avança, é fato. que as pessoas ficam cada vez mais altas, idem. mas nunca que uma juliana paes é gorda. além disso, atualmente as mulheres têm malhado mais.

  4. Acho um absurdo chamar Juliana Paes de gordinha, por isso que essas meninas se matam de Anorexia.

  5. fad disse:

    nossa, Luciana Vendramini da de 10 a 0 na Juliana

  6. Dri disse:

    Onde o Junior leu que a Juliana Paes foi chamada de gordinha??? o.O Pelo que está escrito na matéria ao comparar Luciana Vendramini e Juliana Paes ficou constatado que a segunda tem mais medidas que a primeira! Não tem relação com peso, mas com cm… Poxa, ler e entender o que é lido faz diferença viu???

  7. guilherme disse:

    eu concordo com o fad a luciana é muito mais gata

  8. Litha Bacchi disse:

    Ai, mas essa primeira menina parece uma criança!!! Credo!!!

    • gabriel disse:

      litha bacchi essas da Luciana Vendramini fotos foi tirada pela playboy quando ela tinha 16 anos, e foi o assunto mais falado naquela época por ela ser de menor.

  9. Ale Marques disse:

    Não podemos comparar uma com a outra …
    A Luciana não viveu em uma década em que mulher não malhava (só parte aeróbica), não usava silicone (ou tinha peito ou não tinha), lipoaspiração (ela nem sabia oq era … rsrsrs) e não tomava anabolizantes (na época coisa exclusiva de homem). Se pegarmos as fotos das mulheres mais gostosas da década d 80 não seriam nada perto das siliconadas ratas de academia e de cirurgião plástico d hoje em dia.
    Não podemos compara principalmente pq a mulher que malha tem músculos (massa magra) que pesa infinitamente mais que a massa gorda e por isso falar q a mulher de hoje é mais gordinha é papo pra boi dormir … rsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *