Restaurante por quilo é lugar de orgia gastronômica

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 06 de julho de 2010

Gordinha Yeah Yeah!

Há muito tempo não faço minhas refeições em casa. Já são mais de 10 anos comendo nos restaurantes das empresas onde trabalho. Em algumas, era bandejão, no sistema em que até o refrigerante estava liberado na quantidade que eu quisesse. Em outras, comida por quilo, em que a empresa banca uma apenas uma parte, seja através de crédito no local ou ticket. Mas o fato é: a tentação acaba me desviando da tão famosa alimentação saudável.

Aaaaaaah! Fala sério! Quem é que vai ficar comendo folhas, legumes, franguinho grelhado, quando a galera está toda se acabando nas mais inusitadas misturebas, que vão desde lasanha com baião de dois e churrasco, até comida baiana com sushi. Aí, você vê essas coisas e fica com vontade de fazer também… vai colocando um pouquinho de cada (só para provar!) e quando olha para o prato fica até assustado.

Dudu, por exemplo, sempre serve batata-frita e queijo coalho. Não importa se no prato também tem feijoada e/ou caruru. Eu não resisto a tomate seco e já o misturei até com farofa!

Mas a minha mania, que deixa os amigos de cabelo em pé, é quando começo a criar outros pratos misturando as opções do menu do dia. Funciona assim: entro no restaurante e nada me agrada. Daí eu pego um pouco de ervilha, milho, tomate seco, arroz branco, misturo com o molho da massa ou molho madeira ou caldo de frango e… eis um risoto! Para arrematar, um fio de azeite e uma pitada de queijo ralado… Com essa nova misturinha dá pra encarar o tal franguinho grelhado, né? E, quando chego à mesa, sempre tem alguém que pergunta: “ué… onde estava isso que eu não vi?” – risos.

Assisti a um vídeo no UOL no qual uma nutricionista garante que almoçar todo dia em restaurante self service pode ser uma opção saudável. Sinceramente, acho que se alguém comer tudo aquilo que ela coloca no prato vai é engordar. Mas se a especialista jura que está certa, não sou eu quem vai discutir. O que sei por experiência própria é que restaurante com comida por quilo é um convite a uma boa orgia gastronômica, isso sim!

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Restaurante por quilo é lugar de orgia gastronômica”

  1. Mi disse:

    Bah, eu também sou obrigada a almoçar fora, e esses restaurantes me tiram sempre do bom caminho!
    Outro dia, meu chefe olhou meu prato e perguntou onde que tava a "lavagem", porque a mistura ficou feia mesmo, mas o saboooor, quanta diferença!
    O que eu tenho tentado fazer, é pegar bastante salada e tais, daí olho o prato e penso que vai estourar o valor diário… se ficar com fome, como um doce depois, hahahahahah, AJUUUDA um monte no controle de peso!

  2. Sandra Ebener disse:

    Caras, vcs são demais. Sempre q posso passo por aqui e cada vez mais admiro os textos, o formato e a personalidade desse site. Parabens a todos que escrevem por aqui e saibam que faz toda diferença aprender sempre com pessoas como vocês. Um grande abraço

  3. Flávia Santos disse:

    Aaaaah… os buffets aqui do Centro são insanamente maravilhosos… aiai…
    Ontem eu fiz bem isso de misturebas: peguei sushi com banana-com-canela e até frango grelhado tinha no prato, tudo isso escondido embaixo de uma tonelada de batata-frita! :D
    Abração Maira!

  4. André disse:

    Nossa… acho que o que a Nutricionista quis dizer é que nestes ambientes é mais saudável do que comer em fast-foods e muitos outros lugares que trazem a comida pronta e bem calórica!
    Acontece que nosso corpo sabe do que precisa… e com essas várias opções que a gente encontra em um Buffet, estamos mais aptos a escolher os alimentos que mais nos chamam a atenção (que geralmente são os que tem nutrientes que nos faltam, além dos gordurosos e cheios de calorias pois energia nosso corpo nunca rejeita!)

    Quem nunca sentiu vontade de pegar uma salada diferente um dia no Buffet? ou pensou "hoje a cenoura estava com uma cara boa e resolvi tentar…"

    Enfim, pra mim (que moro só com um colega da faculdade) geralmente posso comer de forma bem mais variada do que em casa, que optamos por coisas mais práticas de preparar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *