Imprima sua comida!

Bruna Antunes
@brunaantunes

Publicado em 08 de julho de 2010

Quais são as invenções que você sonha pra um futuro próximo? Eu sempre sonhei com a casa autolimpante, com o closet que sugere uma combinação de roupas consultando a previsão do tempo e com a impressora de comida. Um dos meus desejos tecnológicos finalmente se tornou realidade!

O designer brasileiro Marcelo Coelho e o israelense Amit Zoran criaram o projeto Cornucopia – nome meio esquisito para máquinas tão legais – que engloba três aparelhos de inovação tecnológica para a cozinha. O projeto conta com uma impressora 3D de comida, um braço mecânico e um mixer.

A impressora se chama Digital Fabricator e usa cápsulas de ingredientes para “imprimir” sua refeição.  Em um menu touchscreen, a pessoa escolhe o que quer comer e a Digital Fabricator separa as cápsulas que precisa usar e começa a criar o alimento. A máquina regula temperatura e umidade durante a preparação do alimento para manter uma modelagem precisa. E, além de tudo isso, é conectada à internet!

O braço mecânico tem o nome de Robotic Chef. Ele permite o corte a laser de alimentos, injeção de temperos com seringas e cozimentos na placa, como se fosse uma chapa.

Já o mixer, chamado Virtuoso Mixer, tem três anéis giratórios cheios de ingredientes e controla temperatura por termoeletricidade. O que isso muda exatamente na sua sobremesa ainda é um mistério.

As três máquinas não têm uma definição precisa de qual tipo de comida cada uma pode fazer. O projeto está em processo de obtenção de patente e alguns segredos ainda estão bem guardados pelos desenvolvedores. Mas já dá pra sonhar com o dia em que poderemos “imprimir” uma lasanha em casa.

—–

Fontes:
Designer Brasileiro inventa impressora 3D de comida
Brasileiro inventa impressora de comida

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *