Welcome to Gordo

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 12 de julho de 2010

Gordo de Raiz, por Lucio Luiz

Estados Unidos. Alabama. Condado de Pickens. No meio desse mar de nada, uma cidadezinha de apenas 8,2 km² ganha destaque no Brasil (nem tanto, nem tanto) ao ser citada no portal Papo de Gordo. Estamos falando de Gordo, a cidade que gerou um dos assuntos mais infames já abordados na coluna “Gordo de Raiz”.

Pois é. Gordo. Encravada no Alabama, que só é conhecida aqui pela musiquinha da Susana (oh, Susana…), e contando com apenas 1.677 gordenses, a cidade fica perto de potências como Coker (que tem 808 habitantes), Ethelsville (com 81) e McMullen (com 66, um pouco menos que a torcida do América).

Claro que uma cidade com um nome desses precisava ser citada no Papo de Gordo mais cedo ou mais tarde. O problema é o que citar sobre uma cidade cuja placa de “bem-vindo” está escondida longe da entrada e pintada em um troço que parece um celeiro. “Welcome to Gordo”. Pode ter dado preguiça de levar esse troço gigante até a entrada da cidade.

Tive que fazer uma extensa busca na Wikipédia e descobri, entre outras informação tão relevantes quanto, que só 0,3% da população é formada por índios. Como bem ensina a filmografia norte-americana, índios gordos são os primeiros a cair (de preguiça, geralmente), então devem ter sido dizimados nos tempos do bangue-bangue.

Outra característica de Gordo é a existência de muito mais mulheres acima de 18 anos do que homens. Antimetafórico, quando falamos em voz alta que há muitas mulheres em Gordo.

A renda per capita em Gordo é de 13.937 dólares, porém 23,1% da população está abaixo da linha de pobreza. A cidade é mesmo pequenininha, com uma ruazinha que vai, uma que vem e algumas outras espalhadas por lá.

Pra ter uma ideia, o motel da cidade (o “Gordo Motel”, um nome que até faz sentido nos EUA mas seria fracasso de marketing no Brasil), cobrava 4 dólares a pernoite e vinha com a placa “Motel quieto com saída”. Metáforas infames mil vêm à minha cabeça, mas deixo pra cada um pensar o que quiser porque esse é um post família.

A educação das crianças gordenses é garantida pela tradicional Gordo High School que, pasme!, é conhecida por seu sucesso nos esportes. Gordo venceu seis campeonatos estaduais. Só nesse contexto pra conseguir escrever isso. Tudo bem que foi em futebol americano e beisebol, mas abafa o caso.

A escola ainda tem uma banda. Gordo High Scool Band. Parece o título da mais nova comédia de Eddie Murphy, na qual ele interpretará seis personagens diferentes atuando do mesmo jeito: uma série de gordos que irão descobrir que têm talento pra música e destruirão preconceitos em meio a piadas de peido.

Por fim, uma estatística interessante: 95% dos gordenses dirigem para ir trabalhar ao invés de ir andando. Isso explica muita coisa…

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

5 respostas para “Welcome to Gordo”

  1. Alan disse:

    nossa..primeira vez que ouvi falar!

  2. Debora disse:

    Hehehe, sério que existe essa cidade???

  3. Mi disse:

    Pois é, eu sabia que nos EUA há muitas cidades com nomes bizarros, mas Gordo eu não tinha notícia… sabia de cidades do tipo: Corpus Christi e tal… (séeerio, existe!)

  4. […] Crônica originalmente publicada em 12 de junho de 2010 no Papo de Gordo. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *