Marmotas precisarão fazer regime devido a aquecimento global

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 26 de julho de 2010

Famosas pela tradição de “prever o tempo” nos Estados Unidos, as marmotas estão engordando e se tornando mais numerosas devido ao aquecimento global.

Acontece que elas passam por um período de cerca de seis meses de hibernação durante o Inverno, quando chegam a perder até 40% de seu peso. Porém, com o aquecimento global, muitas regiões ficam cobertas de neve por menos tempo. Isso, aliado a outros fatores climáticos ligados a temperaturas mais quentes, fez com que esses mamíferos acordassem antes.

E como logo em seguida a uma boa soneca a gente sempre tem mais energia pra gastar, cerca de um mês depois, começa o período de acasalamento. Resultado: furufunfou mais cedo, os filhotes também nascem logo.

Efeito dominó

Uma pesquisa publicada pela revista Nature, assinada por pesquisadores do Reino Unido e dos Estados Unidos, trouxe dados coletados ao longo de 33 anos de monitoramento (1976-2008) de uma população de marmotas-de-barriga-amarela (Marmota flaviventris) no Colorado. Eles constataram que os animais estão tendo mais tempo para comer e por isso crescem e engordam mais antes do próximo Inverno e hibernação.

As marmotas adultas (de 2 anos ou mais) passaram de cerca de 3,1 kg para 3,4 kg em média, da primeira para a segunda metade do acompanhamento. Mais fortes, a mortalidade entre os adultos caiu, o que levou ao aumento no tamanho de sua população. A partir de 2001 a comunidade passou a ganhar 14 marmotas por ano.

Ameaças

A especialista em políticas públicas em mudanças climáticas da ONG WWF-Brasil, Karen Regina Suassuna, alerta para o último relatório do painel do clima da ONU (IPCC). Nele, estão previstas extinções maciças caso a temperatura do planeta suba mais de 2ª C até o fim do século.

————————–

Fonte: Marmotas engordam e se multiplicam

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

5 respostas para “Marmotas precisarão fazer regime devido a aquecimento global”

  1. Mi disse:

    Tadinhas das marmotinhas!
    Tem um episódio do George O Curioso, que o Logan ama assistir, que fala do dia da marmotinha, he he he.
    ***
    Mas, gente, a natureza tá pedindo socorro, temos que ouvir!
    Afinal, quando o planeta não estiver mais habitável para os animais, lembre-se que não estará habitável para nós também!
    Boa semana à todos!

  2. Camila Téo disse:

    Os ouriços ja precisaram fazer regime, agora também as marmotas… A situação esta ficando mesmo complicada e eu concordo plenamente com o que a minha xará disse acima… E ainda digo mais, se as coisas funcionarem conforme a escala evolutiva inicial, vamos nós, seres humanos, embora antes dos animais, que conseguiam viver em condições adversas no inicio de tudo.
    Belissima matéria Maíra

  3. Carolina disse:

    Como as marmotas são fofas. Espero que não desapareçam.

  4. Daniela Souza disse:

    Sempre achei q o calor fazia a gente engordar. Eu, por exemplo, quanto me mudei para salvador ganhei 20 quilos. Foi o aquecimento global da minha vida. Agora as marmotas provam q eu estava certa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *