Yakisoba: um prato e muitas opções

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 29 de julho de 2010

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soares

Semana passada fui com minha família jantar com Eduardo Passadiço, Camila Téo e Bruna Antunes, colaboradores do Papo de Gordo, em um restaurante japonês.

Engraçado como “restaurante japonês” pode ter mais de um significado. Para muitos, um lugar que sirva apenas sushi e sashimi já é um baita restaurante japonês. Por pensarem desta forma, essas pessoas acabam sendo privadas de toda uma diversidade gastronômica leve e saborosa. Isso mesmo: leve. Embora não pareça, boa parte da culinária japonesa, além de fácil de ser preparada, possui um valor calórico menor que a nossa comida do dia-a-dia e um valor nutricional muitas vezes superior.

Missô (que já teve uma receita publicada aqui), tempurá, lamen, udon, carê, etc., são verdadeiras delícias da culinária oriental e pouco conhecidas do grande público mais afeito aos famosos suhis e sashimis.

A receita de hoje é, provavelmente o segundo prato que vem à mente das pessoas quando se diz “comida japonesa”: yakisoba.

Embora pareça um contra-senso eu reclamar daqueles que conhecem tão pouco desta rica culinária e em seguida apele para um prato manjadíssimo, há uma explicação bem racional para tal escolha: diversidade.

Quer um yakisoba tradicional? Bem, faça-o com carne e frango. Quer ousar? Acrescente camarões. Quer variar? Faça com lombo. Precisa preparar um jantar para um vegetariano? Faça-o sem a carne. Quer dar a sua personalidade? Misture os ingredientes conforme seu gosto pessoal. Está com pouco dinheiro? Faça com um tipo de carne e diminua a quantidade de vegetais. Faça o que a sua fome e  criatividade mandarem! Praticamente tudo é permitido no preparo do yakissoba. Tenha em mente o molho básico e o resto é puro improviso.

A receita de hoje é bem básica, com o molho (a alma do yakisoba) e um tipo de carne. Se você não gosta de carne, risque-a da receita e coma à vontade!

Yakisoba básico (rende 6 porções)

Ingredientes: 1 pacote (grande) de macarrão instantâneo para yakisoba, 300 g de filé mignon em tiras, 1 pacote de legumes para yakisoba  (à venda nos grande mercados e lojas de produtos orientais; caso não encontre pode usar 1 cenoura pequena em rodelas finas, 1/2 cebola em rodelas finas, 3 folhas de acelga cortadas em quadrados médios, 1/4 brócolis ninja e 1/4 de couve-flor), 1 pitada de açúcar, 1 colher de chá de extrato de tomate, ajinomoto, molho shoyu, salsa e cebolinha a gosto.

Modo de preparar: Cozinhe o macarrão por cerca de 2 minutos e meio (ou até que fique próximo do ponto de cozimento).

Enquanto a água ferve e o macarrão cozinha, em uma frigideira grande (ou wok) com antiaderente, coloque uma pequena quantidade de azeite ou óleo de gergelim e aqueça bem. Assim que estiver bem quente, coloque a carne aos poucos e sele bem (não deixe que o suco da carne saia dela).

Com a carne selada (quase frita), acrescene shoyu. Misture bem. Em seguida acrescente o ajinomoto, o extrato de tomate e o açúcar. Misture bem.

Refogue, nesta mistura, os vegetais (cebola, cenoura, acelga, brócolis e couve flôr). Deixe-os cozinhar até que fiquem al dente (tenros mas não moles em demasia).

Acrescente o macarrão, misture bem e deixe fritar um pouco.

Acerte os temperos (shoyu, ajinomoto e sal) conforme o seu gosto e sirva ainda quente.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

9 respostas para “Yakisoba: um prato e muitas opções”

  1. @jojonerd disse:

    Yakisoba é o mais fácil de todas as comidas japonesas de fazer!

    Impressionante como jogar carne, macarrão, vegetais e fechar a tampa da panela por alguns minutos dá tão certo! =D
    Já faço a muito tempo.

    Ótima dica!

  2. Otima matéria tio Flavio, eu particularmente adoro toda a culinaria japonesa, isso tb porque tenho uma namorada/noiva japinha que morou lá e sabe cozinhar muito bem hehehe

    mas só tenho um detalhe de cara chato mas pra agregar um pouco de informação, a yakissoba é o nome japones do prato, mas ele é um prato tradicional Chines, mais um prato campones. assim como o lamén que é um prato chines, mas é muito mais difundido no japão e até agregado pela culinaria tradicional das terras niponnicas tanto que o nome original do prato foi esqueçido e foi adotado o nome japonês.

    mas parabens, yakissoba é um dos meus pratos favoritos

  3. ha PS. se você colocar vinagre de arroz 2 colheres de sopa +/-, ele realça o sabor da yakissoba e não deixa gosto, experiencia propria

  4. KellxD disse:

    Nhyaaaa, eu AMO! *-*

  5. […] Já para a cozinha! Receita de Yakisoba (Um dos meus pratos prediletos) […]

  6. Leo Luz disse:

    Tem coisa melhor do que sentar para comer Yakisoba?
    Pegar os hashi, levar a tigela à boca e devorar um prato?
    Dois? Três?

    De todos os lugares que eu já comi yakisoba – Jundiaí, São Paulo, Liberdade -, o MELHOR ainda foi em um Anime Friends da vida, que tinha um CHINÊS com um carrinho na porta do evento, à noite e eu morrendo de fome. Meu, poderia ser o pior lugar (higienecamente) falando, mas sem dúvidas, foi o melhor EVER.

    Porém, Kell e eu descobrimos um restaurante japonês aqui em Jundiaí, que tinha um sushi, um sashimi, um missô… meu Deus, Fantástico!

  7. Yuri Benati disse:

    Muito bom Flávio me deu água na boca, ja anotei a receita agora é so fazer!!!!

  8. Krishna disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber quantas calorias tem em um prao de yakisoba? Tipo esse da receita, com carne, frango, camarões…

    Grata

    Krishna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *