Quando os obesos encontram os "superobesos"

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 04 de agosto de 2010

Você provavelmente conhece o “método” para desestimular jovens a usar drogas, que consiste em levá-los para visitar pessoas que já estão em estado avançado de dependência para que tenham um “tratamento de choque” ao ver o que pode acontecer com eles.

Um programa de TV da Inglaterra está colocando em prática uma ideia parecida com os gordinhos: Leva obesos não muito animados a começar uma dieta para conhecer pessoas que podem pesar até 300kg, chamadas de “superobesos”!

O programa Big Meets Bigger (algo como “Grande Encontra Maior”) é produzido pela BBC e, em seu último episódio, levou dois jovens de 130kg e 140kg para o Kuwait, onde conheceram Aziz, um “superobeso” de 200kg, cujo objetivo de vida é “perder duas pessoas” para melhorar sua saúde. Sua mãe morreu por problemas também relacionados a obesidade e pediu que ele fizesse operação de estômago.

Durante o programa, os jovens britânicos conheceram outras histórias, como a de um homem de 300kg que afirma viver como se tivesse 80 ou 90 anos, embora tenha apenas 39. Eles também visitaram uma clínica de tratamento de diabetes e conheceram um paciente obeso que precisou amputar o dedo do pé em decorrência de uma infecção que gangrenou por problemas de circulação.

O Big Meets Bigger já está no quarto episódio e, aparentemente, vem obtendo bons resultados com a política de “botar medo” nos gordinhos. Por um lado, é importante ver situações mais graves para que as pessoas tenham maior consciência dos problemas de saúde que podem enfrentar. Por outro lado, esse pode ser considerado um programa que expõe os “superobesos” de forma semelhante aos antigos “circos dos horrores”.

Fica o dilema ético: Para conseguir que alguém adote um estilo de vida mais saudável, é aceitável expor para milhões de telespectadores pessoas com problemas graves de saúde?

—–

Fonte:
Programa de TV leva obesos para terapia de choque com ‘superobesos’

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Quando os obesos encontram os "superobesos"”

  1. Lilith disse:

    Dificil opinar sobre este assunto. Acredito que quando a pessoa não quer mudar o estilo de vida, não adianta nada forçar a barra. É como um fumante que é levado a um hospital e conhece pessoas com problemas devido ao cigarro. Pode ser um choque, mas se a pessoa não tiver força de vontade, dificilmente vai parar de fumar.
    Mas espero sinceramente que sirva de estimulo para as pessoas que precisam e querem mudar de vida!
    beijos
    Lilith

  2. Will disse:

    É realmente um dilema se pensarmos que estaremos expondo os "supergordinhos" na mídia de forma negativa (forma a não ser seguida), porém, por outro lado podemos fazer bem aos "ainda não tão gordinhos" estimulando-os a mudar seus hábitos diários.
    Vejo de forma positiva tal dilema, pois os "supergordinhos" que estão participando do programa autorizaram as gravações, e talvez eles se sintam bem (eu sentiria) pensando que estão de certa forma ajudando outras pessoas a não chegar ao ponto que chegaram.
    Portanto, vejo que se eles estiverem de acordo com a exposição poderá ser benéfico a ambos os lados!
    Obs: conheci o blog há pouco tempo, e estou na famosa “maratona do papo de gordo” ouvindo todos na sequência. Assim que finalizar todos (a pedido de Dudu Salles nos casts) mandarei um e-mail comentando sobre tudo! Já adianto meus parabéns pelo fantástico blog e casts!
    Ganharam mais um ouvinte e leitor fiel!
    Forte abraço a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *